Tendência “Rat Style” amada ou odiada?

vigilante | | 11 Comentários | 6377 Visualizações

opel rat style

Rat Style é uma nova tendência de tuning que dá valor ao velho e enferrujado e despreza o novo. Uma arte de tornar o carro uma “sucata” de grandes motores.

Este estilo data dos anos 30 na América, onde alguns pioneiros começaram a montar os primeiros hot rods e os primeiros motores V8. A ideia inicial era de usar carros baratos e posteriormente fazer-lhes modificações caseiras, tanto de mecânica, como também de aparência. O objetivo não era de todo fazer os carros mais bonitos, mas sim os mais rápidos, como tal a aparência ficava para segundo plano, ficando muitas vezes os carros por terminar. Isto para se perceber que esta não é uma tendência de todo nova, apenas se tem espalhado mais nos últimos tempos.

O que aconteceu é que esta tendência de pensar apenas na potência e deixar de lado a aparência, foi levada ao extremo, chegando ao ponto de não se esconder a ferrugem, de manter material velho no carro, de faltarem peças no automóvel, entre outras coisas. O que começou por se chamar Rat Rod, evoluiu posteriormente e espalhou-se pela Europa, sendo nos dias de hoje usado em carros como BMW’s, Golf’s e Audis e mudando o seu nome para Rat Style.

Rat Style

A ideia dos apaixonados deste estilo é de “envelhecerem” o carro usando várias técnicas que permitem, por exemplo, criar o aspeto de ferrugem ou mesmo ferrugem real, mas de forma controlada e que não invalidade a segurança do carro. Basicamente trata-se de negligenciar o exterior do carro sempre a pensando em manter a integridade do mesmo. É também de salientar que a ferrugem é apenas aplicada a zonas não fulcrais do carro de modo a que não se comprometa a sua segurança. As jantes perecem ser na maioria dos carros deste gênero o que preservam de mais recente.

Alguns exemplos de Rat Style

Qual a vossa opinião deste estilo?

11 Comentários

  1. MiguelGP

    Nada contra , desde que claro, como em todo o tipo de tuning , seja um projecto equilibrado . Pessoalmente prefiro ver este estilo aplicado em carros “velhos” , têm aquela nostalgia , sendo um carro antigo , com dito acima que foi descurado o cuidado exterior , parece que ficou anos a fio na rua aos elementos

Inicie sessão ou registe-se para comentar.