Como mudar o pneu do seu automóvel

MotoresPT | | 3 Comentários | 2165 Visualizações

mudar pneu

Será que está preparado para mudar o pneu do seu automóvel?

Um pneu furado é dos imprevistos mais irritantes que pode acontecer durante uma viagem mas que não deve de modo algum intimidar o condutor. Muitos acham uma tarefa complicada mas na verdade, mudar um pneu pode ser extremamente simples, basta um pouco de força no momento de desapertar a roda. Contudo, existem algumas normas de segurança que devem ser respeitadas. Este artigo explica os passos que deve seguir para resolver este problema que inesperadamente pode surgir enquanto conduz o seu automóvel. Se nunca aconteceu pode vir a acontecer e nesse caso convém estar minimamente preparado. Basta seguir algumas dicas que o vão ajudar a superar o problema de forma rápida e eficaz, desde o momento em que estaciona o carro até ao último parafuso que aperta no pneu suplente.

Como mudar o pneu furado do automóvel:

  • Primeiro deve procurar um local propício para estacionar fora da faixa de rodagem de modo a não provocar acidentes, de preferência um terreno plano onde não existam grandes flutuações de ar. Recomenda-se que os ocupantes não permaneçam no interior do automóvel.
  • Em seguida devem ser activados sinais de emergências: comece por accionar o travão de mão e engate uma mudança. Ligue os quatro piscas. Não se esqueça de vestir o colete reflector que normalmente encontra-se junto ao lugar do condutor. Coloque o triângulo de sinalização seguindo as normas do código da estrada, a uma distância de 30 metros. Se possível calce as rodas da viatura, com uma pedra por exemplo, para evitar o recuo do automóvel.
  • Retira da bagageira do carro todas as ferramentas que vai precisar: chave de porcas, ou de cruz, macaco, pneu suplente e luvas. Se necessário consulte o manual de instruções para saber onde se encontra o material.
  • Tire o tampão da roda com a ajuda de uma chave de fenda e, antes de colocar o macaco, desenrosque os parafusos do pneu sem retira-los completamente. Uma dica que o pode ajudar é usar o peso dos pés em vez de faze-lo com as mãos, é mais fácil.
  • Em seguida, coloque o macaco debaixo do carro. Existem pontos no chassis adequados para assentar a parte superior do macaco. Averigúe se é nesse ponto que o macaco apoia e que a base do equipamento está bem assente sobre o solo, evitando o risco de o macaco escorregar e provocar um incidente. Suba o macaco até a roda deixar de tocar no chão e retire totalmente os parafusos, guardando-os para que não se percam.
  • Retire o pneu furado e coloque-o no porta-bagagens do carro. Coloque o pneu suplente e aperte levemente os parafusos, efectue esse aperto na diagonal (em forma X) para evitar que a roda fique desnivelada. Desça com cuidado a viatura e retire o macaco. Termine de aparafusar bem, seguindo novamente o esquema em X, da maneira mais firme que conseguir e com uma força contrabalançada a todos os pontos de aperto. O decorrer do tempo, a oxidação e o aquecimento da jante durante a rodagem irá incumbir-se do ajuste final da roda.
  • Por fim coloque o tampão da roda (caso exista) e guarde a chave, o macaco e o triângulo e tudo o resto que utilizou para a mudança do pneu.
  • Convém fazer uma paragem na estação de serviço mais próxima afim de verificar e equilibrar a pressão do ar em todas as rodas.
  • Não se esqueça de mudar o mais rápido possível o pneu de substituição por um de acordo com as características do seu automóvel.

E pronto! Mudar o pneu furado do seu automóvel deixou de ser uma dor de cabeça, basta seguir as dicas apresentadas neste artigo e fica apto para seguir viagem sem mais complicações.

3 Comentários

  1. H-h

    o problema são as porcas anti roubo , ás vezes estão calcinadas e são difíceis de tirar , pois a chave especial não suporta muito esforço …

Inicie sessão ou registe-se para comentar.