[Vídeo] Lançamento do Toyota GT86 no AIA
Tal como partilhámos por aqui, há umas semanas atrás fomos fazer um test-drive ao Toyota GT86 no Autódromo Internacional do Algarve.
Nessa mesma experiência pudemos conhecer melhor a estratégia de lançamento deste novo desportivo da marca nipónica e desfrutar de todas as capacidades do GT86.
Com a chegada ao mercado cada vez mais próxima, a Toyota partilhou hoje um vídeo de alguns dos momentos que se viveram no AIA.
Belo video…
É uma miséria nao ter um autodromo aqui no norte onde se possa experimentar este tipo de maquinas.
QMaia Braga?
Pois aqui em Portugal no norte onde existem mais fãs aficionados por carros é que não temos grandes autódromos como no Algarve, apenas pisti-tas de caca… Acho que o Autódromo do Algarve foi um erro de localização, porque corridas de GT e tudo o que se passa lá apenas tem como assistentes os “marshalls” da pista… É pena porque não só merecemos pistas destas como o Rally aqui no norte também.
E onde é que les sobre Braga quando se fala destes eventos?
Eu so ouço Estoril e Algarve…
Precisa-se de um autodromo aqui no Porto…
O AIA tem a praia e tem turista, foi nesse sentido que foi construído.
E bem, agora está falido…
De facto há mais público automóvel no norte, basta ver o Rally, o Rally-cross, e a afluência ao Vasco Sameiro.
O Autódromo do Estoril está a ficar caquético e o do Algarve, infelizmente cada vez mais às moscas.
Os track-day têm sido bons, boa parte devido a espanhóis que trazem os carros em atrelados e também se vê quem vai do Norte.
Há que ir indo assistir e levar pessoas a assistir, porque não é caro e bastante divertido, enfim. Os centros comerciais são muito mais e têm AC por todo o lado…
É também devido a estes factores que o GT-86 vai dificuldade de vendas acrescidas. É um carro que quem não o levar de tempos a tempos para pista é crime e perde sentido. Cá poucos têm essa vontade.
Tanta gente que conheço e que “gosta” de carros, mas têm a mentalidade salazarista quanto ao assunto, ai os meus pneus, ai que vou ter um acidente, ai que estrago o carro e não saem deste loop – medo terrível, medo de arriscar (risco baixo diga-se).
Custa muito a primeira experiência e por enquanto tenho visto um mercado de aluguer reduzido e um tanto caro. É claro que não podemos ficar à espera de subsídios do Estado para uma coisa destas, mas também quem é que vai investir? O AIA (Autódromo Internacional do Algarve) tem feito muito, mas sem ser a co-piloto, (e mesmo co-piloto) só dá para algumas carteiras.
Aproveito para divulgar um truque. Para se dar duas voltas como co-piloto (Driving Experience) no M3 conduzido pelo Miguel Praia ou outro piloto decente, paga-se 99 euros. Se levarem mais três penduras para o banco de trás (sim o carro vai andar ligeira ligeiramente menos e podem levar sem pagar mais) a coisa fica a um preço pechincha mesmo, as duas voltas vão parecer horas, mesmo em menos de 5 minutos. E depois do M3, quem não vai querer levar o seu carro? Quem não vai querer comprar um GT-86? Quem não se vai passar a interessar mais por isto?
O AIA também lançou o open-day que com 5 euros se pode fazer duas voltas à pista com veículo próprio, com o único senão de não se puder fazer a recta da meta (tem de se entrar sempre nas boxes) mas é impecável e ainda não se faz fila para entrar! Como é isto possível num país com 10 milhões de habitantes, talvez 2 milhões de veículos ligeiros?
As coisas estão ao alcance de todos, é preciso é parar de pensar na crise e ser-se feliz, de preferência em pista e não a morrer no IP5 🙂
A semana passada a caminho de montemor , vi um reboque com uns 5 ou 6 GT86 , todos eles já matriculados , e todos da mesma cor , aquele “Laranja Ferrugem” , possivelmente estes mesmo que aparecem no video .
Circuito no Norte ? Já o do Algarve é para inglês ver, o do norte seria igual . A meu ver qualquer um deles é ou seria um desperdício de dinheiro .
O circuito da Boavista , quando vai o wtcc ao Porto poderia ser realizado mais vezes