Veículos Eléctricos: Vantagens e Desvantagens

MotoresPT | | 5 Comentários | 3000 Visualizações

Numa época em que o uso de combustíveis é cada vez maior e mais dispendioso, as mudanças e preocupações ambientais estão a vingar no mercado e os veículos eléctricos vierem para ficar e revolucionar todo o mercado. Actualmente são muitas as marcas que estão a apostar nos veículos eléctricos, com salões automóveis a receber dezenas de automóveis para serem apresentados e vários protótipos que estão a ser preparados para o ano seguinte.

Apesar de Portugal estar ainda muito aquém das expectativas globais, existem já centenas de veículos eléctricos nas estradas, principalmente depois do anúncio que o Governo estava a oferecer o incentivo de abate, a isenção dos impostos sobre os veículos eléctricos e garantindo apenas o imposto único.

Como seria de esperar, este tipo de veículos trás muitas vantagens e desvantagens para o mercado, para os seus utilizadores e principalmente para o ambiente, por isso vamos esclarecer aqui as suas vantagens e desvantagens, deixando a informação necessária para que os interessados possam chegar a uma conclusão e analisarem se é ou não vantajoso para o seu caso a aquisição de um veículo eléctrico.

Vantagens dos veículos eléctricos

Como seria de esperar, no que diz respeito às vantagens de utilização deste tipo de veículos, o mais importante é o ambiente que é privilegiado pela falta de poluição que outro tipo de veículos proporciona.

Assim, destaca-se a diminuição de poluição na sua utilização diária, assim como a poluição sonora, já que os veículos eléctricos têm uma emissão muito menor de gases poluentes e tornam-se muito mais silenciosos, tornando o ambiente nas estradas mais calmo e pacífico.

Destaca-se ainda a poupança nos combustíveis fósseis, pois a electricidade tornar-se mais vantajosa, rentável e até barata. No que diz respeito ao tempo dos veículos é também necessário destacar que os veículos eléctricos têm um tempo de vida muito maior que os outros.

Desvantagens dos veículos eléctricos

Como em tudo na vida, existem também desvantagens da sua utilização, no entanto são em menor escala e cada vez menos, com a evolução da tecnologia associada a estes veículos, torna-se cada vez mais fácil de eliminar estas desvantagens.

O custo do próprio veículo é extremamente mais alto que os tipos de veículos, não só pelas suas características como ainda pelo tipo de componentes que necessitam. Porém a poupança que estes proporcionam no futuro acaba por eliminar esta desvantagem.

Outra das grandes desvantagens e provavelmente a mais importante para os condutores que utilizam diariamente os seus veículos é a questão da autonomia, já que a maioria dos veículos tem uma autonomia de 100 a 200km, pode vir a trazer graves problemas numa longa viagem ou na falta de locais para carregamento dos mesmos. Esta é outra das grandes desvantagens, já que ainda não existem muitos locais de carregamento para os veículos eléctricos.

Conclusão

Como seria de esperar, existem vantagens e desvantagens para a utilização dos veículos eléctricos. Se por um lado são excessivamente mais caros que os outros, garantem uma poupança extrema na sua utilização diária, porém a questão da autonomia está a transtornar os seus utilizadores, principalmente porque a evolução a nível de baterias para combater esse problema ainda está em desenvolvimento constante.

Assim, antes de avançar para a compra de um veículo eléctrico é necessário analisar muito bem a sua utilização e verificar se as desvantagens podem ser anuladas facilmente ou se ainda não se encontra numa posição favorável para garantir o sucesso da compra em pleno.

5 Comentários

  1. MiguelGP

    Pessoalmente , acho os veículos híbridos, mais adequados á realidade , em vez destes puros eléctricos .

    Como se percebe no artigo , são demasiado caros , e a sua rentabilidade , só se verá ao fim de longos anos . O facto de serem menos poluentes , não é assim tão claro , pois para a energia eléctrica, é necessário queimar carvão , um recurso mineral poluente. E depois existe a limitação de quilómetros por carga . Dai e considerar os veículos híbridos mais adequados !

  2. Miguel Lucas

    MiguelGP, a verdade é que muitos dos “contras” dos veículos eléctricos vão deixar de o ser com o evoluir da tecnologia. Mesmo o preço sofrerá grandes reduções nos próximos anos.
    Os híbridos são de facto os mais adequados, no entanto, não resolvem todo o problema, apenas parte dele.

  3. QMaia

    Eu nao acho que a medio prazo os veiculos electricos sejam a solução, pois a sua tecnologia ainda tem umas arestas a limar, sendo as seguintes:
    – Pouca autonomia
    – Preços altos
    – Falta de infraestruturas de carregamento
    – Possibilidade de voltar a moda de ver pessoas a empurrar o carro na rua visto que se acabar a bateria, nao ha meio da pessoa se safar senao chamar o reboque, visto que ainda so foi pensado no papel a possivel troca rapida de bateria.

    Quanto aos Hibridos…os a gasolina nao me parece que venham a ter tanto futuro, pois a gasolina esta a precos muito altos, embora os novos hibridos a gasoleo possam ser uma moda que pegue.
    Mas tanto num caso como no outro nao sao a soluçao do futuro.

    No meu entender o futuro passa pelo uso do GPL.
    É uma tecnologia acessivel a todos e bastante rentavel visto o preco do GPL ser abaixo de um euro.
    Aqui ficam alguns beneficios do GPL:
    – O GPL tem um preco bastante acessivel, menos de um euro por…”litro”…?
    – Qualquer motor a gasolina pode ser convertido para andar a GPL, nao é necessario comprar um carro novo, pode-se adaptar.
    – No caso do GPL acabar, tem-se sempre o deposito de gasolina e vice versa…No caso de longas viagem é possivel extender a autonomia do automovel com a utilização do sistema bi-fuel.

    Ainda existe tambem outra solução que é pouco discutida, pois a sua exploração é bem cara…O hidrogenio…

  4. MiguelGP

    Assim sendo , já estando a fugir um pouco ao assunto concreto, o Etanol , também poderia ser bastante viável no nosso país , é certo que tinha de ser importado , mas mesmo assim o preço torna-se mais acessível que a gasolina .

    A cerca do GPL , é um pouco como tudo, se começa a ter muita procura, o seu preço certamente que irá ser aumentado .

Inicie sessão ou registe-se para comentar.