Travagem automática para todos a partir de 2014

MotoresPT | | 15 Comentários | 1473 Visualizações

sistema travagem automatico

Depois de um estudo encomendado pela Comissão Europeia ter demonstrado que por ano morrem 8 mil europeus por distracções enquanto conduzem, a União Europeia decidiu tomar uma decisão.

A partir de 2014, todos os carros novos comercializados terão obrigatoriamente de ter de série sistema de travagem automática de emergência. Já para os veículos comerciais ligeiros este novo “extra” é obrigatório a partir de Novembro do próximo ano.

Este sistema não é novidade para alguns modelos já comercializados. Este actua quando os sensores detectam que a distância para o veículos da frente é de perigo de colisão.

15 Comentários

  1. PedroCB

    Concordo, apesar de ser “mariquice” vai ajudar muita gente. Principalmente aqueles que insistem em conduzir horas a fio cheios de sono e tambem os distraidos.

  2. QMaia

    Acho bem… vai ajudar imenso quem se distrai no transito.
    Podiam tornar obrigatorio tambem era os farois com regulacao automatica e o espelho electrocromatico.

  3. dioguito4

    É bom e não é em certos casos é bom mas em casos como ultrapassar um carro estacionado e ter outro em frente o carro assume que está em risco de colisão e trava mesmo ” já aconteceu com a zafira tourer”

  4. QMaia

    Ei pah, nao sabia que podia ser assim tao mau, eu nao conseguia ter um carro assim…
    Nem quero pensar em como isso é num estacionamento…

    Que vale so em 2014 é que sai a lei e até la muitas marcas podem melhorar o sistema…

  5. dioguito4

    num estacionamento não ha stress só com mais velocidade é que o sistema trabalha porque se a carrinha tiver que bater bate 😛
    mas o cruise control com esse sistema é fixe porque ela acelera e trava sozinha, mas tem um inconveniente, caso algum carro se meta a tua frente ela começa logo a travar e apitar risco de colisão
    -.-“

  6. markituh121

    Este sistema vai ser um pouco como o GPS nos carros em 1990, ninguém via o ponto visto que as estradas já tinham os sinais e todos achavam que ia ser um desperdicio de dinheiro, agora vejam, muito pouco conseguem viver sem GPS… O mesmo se aplica às câmaras de estacionamento no mesmo ano acima, ninguém via o ponto nisto e no entanto quem as tem no carro não consegue viver sem elas… É tudo uma questão de tempo até ao pessoal se habituar.

  7. QMaia

    Isso do GPS é uma questao de habito… Pessoalmente ainda vou ao mapa ver onde ficam as ruas e consigo-me entender bem… Só em viagens distantes é que o GPS faz jeito.
    Isso da camera da sempre mais jeito que os sensores, foi um dos factores que determinou a compra do meu carro.

    Quanto a isso de emergencia…no caso de ser usado com o cruise control parece dar imenso jeito, mas mesmo assim parece ser algo muito irritante se alguem se mete a frente e convenhamos…em Portugal mudanças de faixa sem aviso acontecem muitas vezes…

  8. MiguelGP

    Em termos de segurança parece ser uma boa medida , tal com as outras que já conhecemos , tudo o que ajude a diminuir acidentes e perdas humanas é bem vindo . Mas existe o reverso da medalha , ou este sistema será desenvolvido de forma universal , e será para todas as marcas , ou então diga-se que as marcas têm 1 ano e meio para desenvolver este sistema … o que me parece a meu ver, curto para um sistema de segurança , existem marcas que não dispõem deste sistema .

    GPS é útil , para quando se vai a destinos que não conhece-mos e ás vezes sei mais que o GPS. OS sensores de estacionamento são úteis , tal como a câmara traseira , mas em carros de grandes dimensões ou com traseiras complicadas , mas eu sou da opinião que com estas ajudas, perde-se a essência de estacionar bem um carro e sem ajudas 🙂

  9. malaico

    Vamos ser sinceros estes sistemas podem ajudar mas ñ substituem o olhar atento do condutor!
    Existe também o sistema de reconhecimento da faixa de rodagem, já andei num Audi A5 com esse sistema e ñ me convenceu, pois na auto-estrada se tiverem que desviar-se de um obstáculo inesperado o carro ñ deixa, a ñ ser que liguem o pisca para o lado que querem virar. Mas numa emergência desse tipo quem se lembra de fazer pisca?
    Quanto a este sistema que a UE quer implementar nos carros vamos ver como o vão fazer, porque a partir de 2005 também obrigaram todos os carros a trazerem ABS de série no entanto na empresa onde trabalho compramos em 2007 uma Fiat Dobló 1.9JTD e ñ tinha ABS! Algo me diz que quando esse sistema for obrigatório ainda vai haver muitas marcas que ñ vão estar a coloca-lo nos seus veículos!

  10. QMaia

    Essa medida so é obrigatoria para NOVOS MODELOS, tal como aconteceu com os DRL. Modelos que ainda estejam em comercialização, obviamente que nao teram. Pode ter sido o caso da Dobló.

    Isto é mais um caso de moda, que por sinal é boa em termos de segurança…
    Os DRL comecaram com os Audis e agora todos os carros tem que ter… Ja este sistema nao sei quem comecou com a moda…

  11. MiguelGP

    OS DRL se não me engano, surgiram 1ª no Lancia Delta … creio que não estou em erro … só depois vieram outras marcas …

    Exactamente, essa dobló , já era comercializada á muito tempo , desde 2003 se não estou em erro , dai ainda não ter o ABS (o mercado brasileiro só agora é que é obrigatório) . As novas que saíram á relativamente pouco tempo, já vêm equipadas

  12. Gr0te

    Vai ser do melhor… quem vai pensar muito com este sistema são as mulheres, porque em geral elas têm a mania de irem “lancadas” e travam quase em cima da traseira da frente, odeio quando vou ao lado, fico de coração nas mãos e incredulo como confiam tanto na sua reacção e nos sistema de travagem… Força com isso, espero que dê para regular, para mudar habitos a certas pessoas acima descritas…

Inicie sessão ou registe-se para comentar.