Tipos de financiamento automóvel

MotoresPT | | 0 Comentários | 505 Visualizações

Com a situação económica que se vive nos dias de hoje, é cada vez mais difícil comprar um automóvel sem recorrer a ajuda financeira por parte das instituições. Para ajudar os interessados, as próprias instituições bancárias, criaram várias opções de financiamento para a aquisição de automóveis. Vamos então esclarecer um pouco em que consiste cada uma destas opções.

Renting
Esta opção de financiamento é muitas vezes denominada de AOV (Aluguer Operacional de Viaturas), e como o próprio nome indica, é uma opção de financiamento que funciona quase como um aluguer durante um período de tempo determinado. Durante este tempo, é pago um valor mensal fixo, podendo assim a pessoa usufruir não só do veículo mas como também do pacote de serviços agregado a este, como o seguro, a manutenção, as revisões, etc.
No final do contrato (que geralmente pode variar entre os 6 a 54 meses), a pessoa pode optar por devolver o veículo e efetuar um novo contrato para outro veículo na mesma opção de financiamento. Porém, se desejar ficar com o veículo para si, isto é, adquirir o veículo no final do contrato, deve pagar o valor do mesmo independentemente do estado em que este se encontre.

Leasing
Esta opção de financiamento é em muito semelhante ao renting, no entanto existem algumas diferenças que vamos aqui enumerar.
Nesta situação, os encargos com toda a manutenção do veículo são feitos pelo cliente e não pela empresa, e apenas pode ser associado à compra de um veículo novo e nunca um usado. Mesmo assim, para muitos esta é uma excelente opção para a aquisição de um novo veículo, podendo usufruir de um contrato que pode variar entre os 6 a 84 meses. No final do contrato, se desejar ficar com o veículo é necessário pagar um valor residual.

ALD (Aluguer de Longa Duração)
Nesta opção de financiamento, em muito semelhante com a opção de Leasing, é possível ficar com o veículo no final do contrato e não é necessário pagar qualquer tipo de valor residual para o conseguir. No entanto é necessário fazer um pagamento inicial, assim que o contrato é feito, que pode ir desde os 10% aos 60 do valor final do veículo. Mais uma vez, com esta opção de financiamento apenas poderá adquirir um veículo novo e todos os encargos de manutenção são obrigação do cliente.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.