Südschleife o circuito esquecido da Nürburgring

vigilante | | 0 Comentários | 2086 Visualizações

Südschleife

Todos parecem amar a Nürburgring, ainda há pouco tempo se realizou a corrida de resistência de 24 horas, mas nem todos conhecem o  circuito Südschleife que foi sendo esquecido com o tempo.

O traçado bem conhecido por todos e que todos parecem adorar é chamado de Nordschleife, mas muitas pessoas desconhecem que um dia existiu um outro chamado Südschleife. Muitas pessoas não conhecem a sua história, não conhecem o circuito e o quanto este poderia ser desafiador, como tal, decidimos trazer um pouco da história deste percurso e perceber porque razão se encontra esquecido.

No projeto original da Nürburgring, encontrávamos dois traçados distintos, que eram integrados pela recta de partida e chegada, um deles com 22 km a norte (Nordschleife) e outro com 7,5 km ao sul, o esquecido Südschleife. Em 1927 na corrida inaugural foram usados os dois traçados, somando um total de 30 km. Este circuito só voltou a ser usado para corridas no ano seguinte, com a realização da Eifelrennen entre 1928 e 1931. Mas como as grandes corridas se realizavam na pista maior, o que aconteceu é que esta foi cada vez mais passando a segundo plano e tornando-se cada vez mais apenas num circuito de testes.

No vídeo seguinte (uma raridade encontrada no youtube) é possível ver como é a pista. Uma verdadeira viagem ao passado, em que quase sentimos o prazer de conduzir em tal circuito!

Mas este circuito não foi pura e simplesmente esquecido sem que existissem razões fortes para isso. Com a Segunda Guerra em 1939 e com os vários bombardeamentos, a Nürburgring foi igualmente atingida. O circuito foi reconstruído e os 7,5 km que constituem a Südschleife, foram os primeiros a ser feitos. Como tal as corridas regressaram a esta pista, pelo menos, até que o traçado Norte voltasse também a estar operacional. Quando isso aconteceu as corridas voltaram ao circuito maior, mas mesmo assim algumas provas continuaram a ser disputadas ali.

O sucesso do circuito Norte estava também alinhado à falta de segurança. Em 1971 iniciou-se uma reforma para tornar o traçado menos perigoso e com isso o circuito Südschleife foi sendo esquecido. Em 1976, Niki Lauda teve um acidente quase fatal, o que causou a mudança do GP da Alemanha para Hockenheimring. Podem ver o acidente neste vídeo:

Depois disto, o que aconteceu é que se mandou construir um novo circuito, porque se queria receber novamente a F1 e este circuito foi construído onde se encontrava o traçado Sul, que começou a ser demolido em 1981. Foi assim o fim do circuito Südschleife.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.