Saiba cuidar da bateria dos seu automóvel

Pedro André | | 0 Comentários | 999 Visualizações

A bateria é um dos elementos mais importantes num automóvel. Tem a função de fornecer energia a todos os componentes e isso só é possível se a bateria estiver a trabalhar a 100%, para tal é necessário que a mesma seja alvo de revisões periódicas. Por outro lado, existe mercado baterias que não necessitam de qualquer tipo de manutenção, sendo o seu preço muito idêntico a uma bateria comum.

Neste artigo vou abordar um pouco de tudo o que se precisa de saber sobre as baterias dos automóveis, desde a sua constituição, qual o seu papel e que cuidados devemos ter com elas.

Como é constituída uma bateria?

A bateria não é mais nem menos que um acumulador de energia chumbo-ácido, que transforma energia química em energia eléctrica.

As baterias usadas nos automóveis têm 2 pólos, um positivo e outro negativo. São compostas por placas positivas e negativas no seu interior e contém 6 vasos, cada um deles de 2 volts, o que multiplicando 6 por 2 dá os 12 volts. No seu interior contem chumbo e electrólito. O electrólito é uma solução de ácido sulfúrico líquida que a bateria contém e que normalmente obedece a uma medida certa.

Qual a sua função?

Uma das principais funções da bateria no sector automóvel é fazer o arranque do motor para que este comece a trabalhar, entre outros, como fornecer corrente a luzes, rádio, quando o motor está parado, etc.

Cuidados a ter com a bateria do automóvel

Enquanto se verifica o nível do óleo e liquido de arrefecimento semanalmente devemos dar também atenção ao estado da bateria no geral. Verificar especialmente se os pólos estão isentos de humidade ou verdete, o que é muito comum ganhar por causa da humidade.

Deve-se verificar o estado do electrólito (o liquido que contem no interior) se possível sempre a frio e de 2 em 2 meses. Para isso deve abrir-se os vasos um a um e verificar se o liquido está com nível muito baixo (Atenção ao olhar, podem sair vapores de dentro dos vasos sendo altamente perigosos, é recomendável o uso de uns óculos de protecção e luvas) caso esteja, poderá acrescentar somente água destilada, nunca outro líquido. Esta, deverá tapar pelo menos as placas de chumbo e nunca deve ser posta em demasia. Caso tenha alguma dificuldade dirija-se a uma oficina e peça que verifiquem o estado da sua bateria.

É importante manter o nível correcto, isto porque quando o liquido atinge um nível muito baixo, existe um aumento de calor e deteriora as placas internas, desta forma a bateria não carrega normalmente e o seu tempo de vida útil acabará muito depressa, deixando prematuramente de receber qualquer energia.

Desta forma a bateria do seu automóvel estará sempre de boa saúde e o seu tempo de vida útil aumentará.

baterias

Inicie sessão ou registe-se para comentar.