O que é o Detalhe Automóvel?

Car Detail | | 3 Comentários | 1207 Visualizações

Detalhe Automóvel é um conceito relativamente novo em Portugal trazido em meados de 2004 e desde essa altura começou a ser divulgado regularmente.

Numa altura em que a informação sobre detalhe era escassa ou nula no nosso País, assim como os produtos não estavam divulgados e muito menos existia a oferta actual foi um passo muito importante existir esta apresentação do conceito.

detalhe automóvelQualquer descoberta significava muito e os erros serviam para o acabamento final ficar cada vez melhor, na altura um dia inteiro ou 2 era algo normal para um trabalho completo, hoje uma semana é o ideal…quando não é ultrapassado.

Poucos eram aqueles os que praticavam esta arte e sempre ao fim de semana, feriados ou quando era possível, chamados os weekend warriors.

detalhe automóvelAparecem de forma mais consistente, profissionalmente e a full time alguns anos depois empresas e detailers a solo, hoje a palavra detalhe é moda e mesmo quem o não faz ou respeita os requisitos mínimos usa como marketing para angariar clientes e muitas vezes banalizar o..detalhe.

Existem muitas definições e tipos de detalhe mas a ideia fundamental é a preparação do automóvel ser feita com um pormenor extremo ou pelo menos aplicar o conceito no trabalho de forma geral.

detalhe automóvelMuitas vezes confundido com polimentos e lavagens, o Detalhe é muito mais que isso, e no nosso entender, em termos de pintura os comuns polimentos nada tem a ver com correcções de pintura que apenas os detailers as fazem onde existe um trabalho físico de protecção do verniz através de ceras e selantes concebidos para o efeito.

Apesar de ser o motivo que maioritariamente leva a ser solicitado o trabalho de detalhe, a correcção de pintura (remoção dos riscos suaves, swirls, hologramas, marcas de lavagens, etc.) detalhe automóvele seja qual for o grau, porque tudo depende do “artista” e também do serviço contratado.

O que é um facto é que não é só a pintura que é detalhada ou preparada com detalhe, tudo é meticulosamente feito e as muitas horas passadas á volta de um carro confirmam o resultado final. Por isso, há uma combinação harmoniosa.

É comum ouvir dizer que fica melhor que novo o que não é mentira nenhuma visto muitos carros novos chegarem às mãos dos donos com muitas marcas na pintura e demais acabamento.

detalhe automóvelResumidamente o detalhe é o conceito que leva a que a preparação do automóvel seja feita com regras, de forma meticulosa e apaixonada.
Sejam 20, 50, 100, 200 ou mesmo 300 horas apenas é possível por alguém que respire de forma muito vincada esta vocação, não são apenas os produtos e  ferramentas que fazem um trabalho realçar dos demais mas sim a forma através da qual são utilizados, o factor humano significa mais de 50% da equação.

Costumamos empregar uma frase que serve como lema e consegue sintetizar tudo aquilo que procuramos atingir:

“…O segredo não está no acabamento, mas sim na preparação…”

car detail

3 Comentários

  1. colemauro

    Gostava de saber em Braga quem trabalha neste ramo.

    Pintei meu carro em Agosto deste ano.. e além de ter que fazer um detalhe próprio para novos pinturas.. apareceu-me o 1º risco feito por terceiros que muito me desgostou.

    Se alguém souber, agradecia contacto.

    Obrigado.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.