Nordschleife, o espírito da velocidade

Paulo Macedo | | 3 Comentários | 2261 Visualizações

Nordschleife espirito da velocidade

Para um amante dos motores, da velocidade e das corridas, Nurburgring Nordschleife, é um local que se deseja conhecer e se possível lá correr.

Tudo começou com o vício no GT5, sempre que podia ia (e vou) para o modo online, e jogo várias vezes até me sentir cansado. A adrenalina de correr virtualmente pela floresta de Nordschleife, fez-me despertar uma vontade incrível de a cumprimentar na realidade.

Assim comecei a pesquisar na Internet, tudo relacionado com Nurburgring e o mítico circuito de Nordschleife, agendei e “pumba” fechei tudo o precisava: viagem, aluguer de carro aeroporto-hotel e aluguer de carro para o circuito. Já sei o que estão a pensar, “mas porque é que não aluguei logo o carro para fazer a viagem e dar gás em Nord?” Porque descobri nas minhas pesquisas que as rent-a-car têm espiões no circuito que verificam as matrículas dos carros e que aplicam grandes penalizações a quem andar no ring.

A viagem começou com um voo Porto-Dusseldorf, a 22 de Abril (sexta-feira santa), quando lá cheguei tinha um nissan micra 1.0 verde pistacho á minha espera, tinha que fazer mais ou menos 120kms para chegar ao “inferno verde” , coloquei no GPS do carro wiesemscheid, para ir buscar o Scirocco, tinha que o ver, aliás já estava perdidamente apaixonado por ele, apesar que só o poder conduzir no dia seguinte.

Fiz a viagem com uma calma tremenda e com um sorriso de orelha a orelha, desfrutei de todo o caminho e tinha bem presente o meu objectivo, dar gás no circuito mais difícil do mundo…à medida que me ia aproximando por excelentes estradas que rasgavam florestas e bosques, a atmosfera tornava-se mais “motorizada” começava-me a cruzar com diversas bombas que banalizavam imaginem só Ford Focus ST´s, Subaru’s Impreza, Mitsubishi’s Lancer, Honda’s type r, etc.

Cheguei a Wiesemscheid , fui por um caminho de bosque e cheguei a uma casa tipicamente alemã com uma garagem ao lado. Ok, era o meu dealer, espreitei para dentro da garagem e lá estava a carne toda pronta para por no assador, vários Sciroccos, Meganes RS’s e……os M3´s, os Ferrari scuderia e os GT3´S RS.

A seguir, fui procurar o hotel onde iria ficar. Já tudo à minha volta era adrenalina no seu expoente máximo, máquinas, máquinas, máquinas e…..natureza.

Cheguei ao hotel estacionei o micra ao lado de um corvette, de um x6, de um bentley, um Ferrari e um porsche. Fiz o check-in e fui logo procurar a entrada para Nordscleife, que frenesim tanta gente para entrar, só que o circuito estava cortado, porque tinha havido um acidente grave, aliás tinha sido um dia cheio de acidentes disse-me um marshall, o Touristfahrten daquele dia tinha acabado, mais só amanhã… era o meu dia, confesso que fiquei um bocado receoso mas…
Fui ao paddock do circuito, onde toda a gente pára depois de dar as voltas, comer um hambúrguer ao devil´s dinner, o ambiente motorsport mantem-se as empregadas servem com uma t-shirt que tem inscrito “looks like an angel, drive like the devil”, a seguir fui para o hotel e sempre a cruzar-me com maquinões, havia um grupo de 5 Nissans GTR´s ingleses que não paravam de dar gás em todo o lado para gáudio de quem assistia, eu incluído “of course”. Nesta altura só queria que o amanhã chegasse depressa, quando me deitei nem conseguia adormecer, só ansiedade!

O dia D chegou, logo pela manhãzinha fui buscar o Scirocco, quando cheguei ao meu dealer fui muito bem recebido pela Heide , depois de preencher o contrato e o seguro (tudo incluído até 10.000 euros), a Heide perguntou-me se era a 1º vez em Nordscleife, e eu respondi que sim, mas que conhecia bem o circuito dos simuladores, notei que ela ficou preocupada tipo “olha este gajo…simuladores”, e soltou: “tudo bem Paulo, faz-me só um favor, traz-me o carro inteiro ok?”, logo a seguir foi chamar o Thomas para me falar das regras de Nordschleife e do funcionamento do Scirocco com caixa DSG.

Feita a apresentação, o Thomas perguntou-me logo, então conheces o circuito dos vídeo jogos? Respondi convicto sim, retorquiu de imediato: “esquece, não tem nada a ver, aqui não podes fazer reset e magoas-te percebes?”.

Chegamos ao scirocco, e quando ouvi “ this is your car” aaaahhhh não posso, quero ir dar gás já mas já, não ouvi quase mais nada a não ser que é proibido ultrapassar pela direita e que deveria usar a caixa automática em modo sport se quisesse mais binário, e que a sequencial era muito difícil para um rookie em Nordschleife e não deveria experimentar. Disse-me também que as câmaras eram proibidas por causa de pessoal que tinha filmado graves acidentes e feito a partilha dos mesmos pelo youtube.

Meti-me dentro do Scirocco ajustei-o à minha estatura e “vrouum” lá fui eu em direcção ao “inferno verde/green hell/grunne holle” tinha um cartão com 13 lap tickets para curtir durante o dia (273kms).

Quando entrei, juntamente com as seguintes máquinas: Lamborghini’s Gallardo, Ford gt, Nissan GTR (recordista da volta para carros de turismo 7m27s), Aston Martins, Ferraris, AMG SLS, e em maioria os GT3 e M3 RS.
O circuito é avassalador, imponente, lindo, nas fimagens não dá para ter noção das subidas e descidas vertiginosas, as trajectórias cegas, as inclinações ao contrário das curvas e o carrossel…é indescritível, tudo acontece rápido, muito rápido, tem que se ser preciso e não se pode falhar. Nordschleife não perdoa, haviam avarias e acidentes em quase todas as voltas, mas o Scirocco portou-se à altura, o meu tinha a “stage 1” de preparação com 220 cv, suspensão e travões de competição Brembo, a caixa DSG é deliciosa e escusado é dizer que a partir da 2º volta usei a sequencial.

Apaixonei-me e vou voltar amo Nurburgring Nordscleife.

3 Comentários

  1. Paulo Macedo

    Boas, amantes de Nordschleife, o aluguer do scirocco fica por 1000 eur com direito a 12 lap tickets e um deposito (k não chega) o seguro está incluído até 15.000 eur. de danos.
    Em relação as filmagens sempre que parava no check point desmontava a camara e noutras vezes arriscava…há regras bem definidas no inferno verde.
    Se tiverem hipotese não percam esta experiencia única, nem que seja num clio de 97…ehehehehe abraço a todos 🙂

Inicie sessão ou registe-se para comentar.