Motor Ford 1.0 Ecoboost bate recorde em Nurburgring

O motor 1.0 Ecoboost da Ford continua a dar frutos e a mostrar que consegue “fazer frente” a motores de maior cilindrada. Já foi considerado o motor do ano e agora foi adaptado a um Fórmula Ford onde conseguiu fazer o 11º tempo mais rápido do circuito de Nurburgring.
O Fórmula Ford é um monolugar todo adaptado e homologado para poder circular em estrada. E para bater o recorde do circuito viu o seu motor 1.6 Ecoboost de 180 cv trocado por um de três cilindros de 1.0l de cilindrada capaz de desenvolver 205 cv de potência.
Quanto aos números, o Fórmula Ford conseguiu completar a sua volta mais rápida em apenas 7 minutos e 22 segundos. Para se ter um pouco de noção, é mais rápido que um Lamborghini Aventador LP700-4, um Ferrari Enzo ou um Pagani Zonda, todos eles com potências bastante superiores.
Apesar de todo este desempenho, segundo a marca o Fórmula Ford não desilude nos consumos de combustível, gastando 2,4 l/100 km a uma velocidade de 56 km/h e 5l/100 km a 120 km/h.
Tambem quanto pesa o conjunto?
Por aí entre 400 a 600 KGs…. Mas a Ford sempre foi boa a fazer open wheelers, e estes motores ecoboost tem bastante potência. Se for barato pode ser dos melhores, senão o melhor carro para track day.
mais um recorde para este fabuloso motor!
Quando ninguém acreditava que a Ford conseguia dar cartas.. vem e surpreende! 🙂
Nunca subestimem um 1.0!! 😀
A ford anda a dar-lhe bem com estes motores de baixa cilindrada poucos cilindros e com boa potência
tudo muito bonito. agora metam esse motor num focus e depois façam umas voltas ao ring e aí sim este “estudo ” tinha alguma utilidade para o consumidor comum, e também uma lista de todas as alteraçãoes entre este motor e o motor que vai ser usado no focus, os rs são testados no ring exactamente como vêm para o publico. Enfim isto nao diz nada a nimguem a não ser que a ford criou um bom carro de track day, com um motor bem preparado , sublinho “preparado”