Lancia Delta Integrale
Há vinte anos atrás será que era possível ter um carro robusto, divertido, mas que servisse também como um bom carro familiar? Um carro que tivesse espaço para as suas compras e com lugares atrás? Um carro que desse um prazer de condução enorme, que oferecesse um «pack» de diversão em cada curva? E que fosse tão rápido e tão sério ao mesmo tempo?
Claro que era possível! A resposta é: Lancia Delta Integrale. Não sabias?
De certeza que todos devem conhecer este carro dos Rally’s. Em 1992, ganhou o “World Rally Constructors’ Championship”, tendo ganho já seis títulos consecutivos do “World Rally title”.
O primeiro Integrale surgiu em 1987, sendo a evolução do Delta HF 4WD. Tinha um ar mais agressivo, ficando com o motor 1955cc de 8v com intercooler e overboost e injecção electrónica. Tinha uma força de 185 cavalos, conseguindo chegar dos 0 a 100km/h em apenas 6,6 segundos, e obter uma velocidade máxima de 215km/h.
Em 1989, surge um carro ainda mais poderoso, o Delta Integrale 16v. O motor manteve-se, mas os quatro válvulas por cilindro permitiam uma potência de 200 cavalos, e um 0 a 100km/h ainda mais rápido, de apenas 5.7 segundos, e uma velocidade máxima de 220km/h.
Bom, vamos a especificações. O Lancia tem tracção às quatro rodas, permanente, aliado a uma caixa manual de 5 velocidades. O motor montado à frente, distribuía a força, com 47% para a frente, e 53% para as rodas traseiras, na versão 16v. Outras características como discos ventilados, Bosch ABS, Barra estabilizadora e Suspensão independente de MacPherson-type.
Houveram outras duas evoluções do Integrale, nomeadamente, o Evoluzione, e o Evoluzione II, que sairam em 1993, que já vinha com catalisador, um turbo Garret ainda maior, arrefecido a água, permitindo chegar aos 215 cavalos.
O Lancia Delta foi e será sempre um grande automóvel, que marcou muito o mundo de Rally. Hoje em dia é um carro cada vez mais raro de encontrar, tornando o um carro apetecível para amantes de clássicos ou amantes de performance. Em relação a vendas, a Lancia despachou 44 295 deles em todo o mundo.

Excelente! Sonhei tanto quando era puto com um Lancia Integrale. Tenho 31 anos e os carros evoluíram muito mas ainda gosto muito deste carro.
Para quando uma adenda ao também espantoso Ford Escort RS Cosworth?
Sugestão aceite! hehe
A pouco e pouco vamos abordar todas as máquinas de outros tempos!
Grande abraço.
O meu pai teve um lancia delta 1400 i.e de 91 era um grande carro muitas saudades me deixa…
Lindoooooo!!!!
É e sempre será o carro dos meus sonhos.
Já tive oportunidade de andar num e digo-vos uma coisa, É BRUTAL o carro.
pois, quando o turbo arranca é como se entrasse noutra dimensao!!! Gosto deste carro.
É pena é o difícil que é ter um carro destes hoje em dia.
Tudo é caríssimo para o carro, se partes um farol de nevoeiro é uma dor de cabeça…
este carro e uma lenda ainda vai demorar ate fazerem um carro k consiga fazer o k este fex
E que tal fazer uma petição no facebook ou aqui mesmo a pedir à Lancia para fabricarem um novo e moderno HF turbo ?
Pedigree de competição! O integrale será sempre uma referência no mundo automóvel.
Sem dúvida, é para mim um dos melhores carros com pedigree de rally, tenho 22 anos e adorava experimentar um desses.
Este está sem duvida no meu top 5 de carros favoritos. Simplesmente brutal.
simplesmente um grande bombardeiro..
agora pensem um bocado no quão dificil é ter um carro deste calibre hoje em dia… evolution, you’re doing it wrong!!!!
Como diz o filipe_2004 é mal deste carro são mesmo as reparações.. um primo meu arranjou um na Suiça e passado uns meses teve que o despachar pq a cada semana arranjava uma aventura nova, ou era o sistema eléctrica ou era algum problema nas válvulas.. Acabava mais tempo de volta dele do q a curti-lo… Uma pena, excelente carro na altura ! Sem dúvida um ícone do rally