Lancia Delta Integrale

Victor Borges | | 0 Comentários | 1515 Visualizações

Há vinte anos atrás será que era possível ter um carro robusto, divertido, mas que servisse também como um bom carro familiar? Um carro que tivesse espaço para as suas compras e com lugares atrás? Um carro que desse um prazer de condução enorme, que oferecesse um «pack» de diversão em cada curva? E que fosse tão rápido e tão sério ao mesmo tempo?

Claro que era possível! A resposta é: Lancia Delta Integrale. Não sabias?

De certeza que todos devem conhecer este carro dos Rally’s. Em 1992, ganhou o “World Rally Constructors’ Championship”, tendo ganho já seis títulos consecutivos do “World Rally title”.

O primeiro Integrale surgiu em 1987, sendo a evolução do Delta HF 4WD. Tinha um ar mais agressivo, ficando com o motor 1955cc de 8v com intercooler e overboost e injecção electrónica. Tinha uma força de 185 cavalos, conseguindo chegar dos 0 a 100km/h em apenas 6,6 segundos, e obter uma velocidade máxima de 215km/h.

Em 1989, surge um carro ainda mais poderoso, o Delta Integrale 16v. O motor manteve-se, mas os quatro válvulas por cilindro permitiam uma potência de 200 cavalos, e um 0 a 100km/h ainda mais rápido, de apenas 5.7 segundos, e uma velocidade máxima de 220km/h.

Bom, vamos a especificações. O Lancia tem tracção às quatro rodas, permanente, aliado a uma caixa manual de 5 velocidades. O motor montado à frente, distribuía a força, com 47% para a frente, e 53% para as rodas traseiras, na versão 16v. Outras características como discos ventilados, Bosch ABS, Barra estabilizadora e Suspensão independente de MacPherson-type.

Houveram outras duas evoluções do Integrale, nomeadamente, o Evoluzione, e o Evoluzione II, que sairam em 1993, que já vinha com catalisador, um turbo Garret ainda maior, arrefecido a água, permitindo chegar aos 215 cavalos.

O Lancia Delta foi e será sempre um grande automóvel, que marcou muito o mundo de Rally. Hoje em dia é um carro cada vez mais raro de encontrar, tornando o um carro apetecível para amantes de clássicos ou amantes de performance. Em relação a vendas, a Lancia despachou 44 295 deles em todo o mundo.

lancia delta integrale

Comentários

  1. JC___

    Excelente! Sonhei tanto quando era puto com um Lancia Integrale. Tenho 31 anos e os carros evoluíram muito mas ainda gosto muito deste carro.

    Para quando uma adenda ao também espantoso Ford Escort RS Cosworth?

  2. rodas

    Lindoooooo!!!!

    É e sempre será o carro dos meus sonhos.

    Já tive oportunidade de andar num e digo-vos uma coisa, É BRUTAL o carro.

  3. Freire

    Como diz o filipe_2004 é mal deste carro são mesmo as reparações.. um primo meu arranjou um na Suiça e passado uns meses teve que o despachar pq a cada semana arranjava uma aventura nova, ou era o sistema eléctrica ou era algum problema nas válvulas.. Acabava mais tempo de volta dele do q a curti-lo… Uma pena, excelente carro na altura ! Sem dúvida um ícone do rally

Inicie sessão ou registe-se para comentar.