Fomos testar o Seat Leon ST

MotoresPT | | 0 Comentários | 12196 Visualizações

Tal como já tinha acontecido no lançamento do Seat Leon SC, a chegada de um novo modelo ao mercado por parte da marca espanhola fez com que fosse convidado para ir até Barcelona para testar a sua mais recente novidade, a versão carrinha do novo Seat Leon.

É a primeira vez que o Leon tem uma versão Carrinha. Esta revelou-se recheada de bons argumentos, no entanto, terá “pela frente” modelos de outras marcas já solidificados no mercado.

A nossa ida a Barcelona não passou apenas pelo longo testes de estrada. Tal com já tinha acontecido na apresentação do Leon SC, numa primeira fase fomos conhecer todos os pormenores do novo modelo, e são de facto muito interessantes.

seat leon st mala

A nível de dimensões, um dos aspectos que a Seat destacou foi a capacidade da mala, tornando-o no com maior capacidade no seu segmento. A pensar nos fins-de-semana em família ou para quem necessita de levar grandes volumes no dia-a-dia esta mala pode chegar aos 1470 litros de capacidade. Este foi um dos aspectos que explorámos quando abrimos o porta-bagagens, todos os locais de arrumação e de expansão da mesma, sem dúvida um ponto a favor.

Apesar de ser uma Stationwagon, esta tem apenas mais 27 cm que a versão de cinco portas do Leon, ou seja, 4,54 metros. Já a nível de peso tem apenas mais 45 kg, 1233 kg, sendo assim o mais leve do segmento. Numa altura em que a eficiência é fundamental, a Seat investiu na redução de peso do modelo tornando-o mais económico e eficaz em estrada, tal como veremos adiante..

seat leon st fr 1

Preços do Seat Leon ST

Quanto a preços, para o mercado nacional, o Leon ST começa nos 22 608 euros para a versão a gasolina 1.2 TSI Reference de 86 cv (que emite 119 g/km de CO2). Ainda no 1.2 TSI mas de 105 cv está disponível a partir de 23 303 euros. A motorização intermédia 1.4 TSI Style de 122 cv surge a partir de 25 313 euros e a de 140 cv tem o preço base de 25 944 euros. No topo das versões a gasolina está o 1.8 TSI FR de 180 cv, em troca de 30 263 euros.

As versões Diesel começam no 1.6 TDI Reference de 90 cv acessível a partir de 25 773 euros. A versão Ecomotive de 105 cv (que emite 99 g/km de CO2) chega por valores a iniciais de 26 303 euros. O 2.0 TDI FR de 150 cv, versão que nós testámos, tem o preço base de 34 453 euros. No topo está a derivação deste motor com 184 cv, por 35 443 euros.

seat leon st fr interior

E fomos para a estrada…

A unidade que escolhemos testar foi a versão FR com um motor de 2 litros com 150 cv de potência. E não foi ao acaso, era sem dúvida a que tínhamos mais curiosidade e a mais divertida das disponíveis.

Escolhemos um percurso de sensivelmente 120 km com bastante curvas e contra-curvas e muita auto-estrada, essencialmente quisemos testar as potencialidades do Leon ST em todos os regimes e experimentar toda a tecnologia que este agrega.

O Seat Leon ST FR revelou-se ser uma carrinha muito eficaz, muito por culpa de um motor “respondão” que não nos obrigou a utilizar muito a caixa de seis velocidades. Mesmo em curvas mais apertadas, o Leon ST soube sempre agarrar-se bem, mostrando muita segurança e estabilidade, e com uma excelente saída das curvas para uma carrinha, aqui o seu baixo peso torna-se fundamental.

seat leon st fr 3

Já em “estrada aberta” veio confirmar que é um excelente modelo para viagens. Para um modelo desportivo consegue ser confortável, espaçosa não só na bagagem como para os passageiros, e com excelentes funcionalidade de entretenimento. Entre elas destacamos o Cruise Control Adaptativo, que em caso de aproximação de um carro da frente o Leon ST desacelera e acelera para manter a distância do carro da frente e ainda o Lane Keeping Assistant que ajuda o condutor a manter-se na sua faixa de rodagem, estas são duas das mais-valias que destacamos nesta versão do Leon.

Mas há ainda  a referir o sistema de navegação e e entretenimento bastante completo e intuitivo e a qualidade dos materiais, aspecto este muito importante.

Em suma, o Seat Leon ST confirma-se como um excelente aposta por parte da Seat e que com toda a certeza entra no mercado como um modelo a considerar.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.