Dicas para poupar combustível

Ricardo Perdigao | | 0 Comentários | 1021 Visualizações

combustivel

Voltamos aos pequenos truques de poupar dinheiro, e agora decidimos mostrar como poupar gasolina. Vai ver que não é tão difícil como parece, e os truques até são bastante simples. São 13 truques à sua disposição:

1 – Quando for colocar combustível, lembre-se de comparar os preços, pois se ver bem, irá reparar que, se calhar, o preço da bomba de gasolina perto do trabalho tem os preços mais baixos do que a bomba de gasolina do que a bomba de gasolina ao lado de casa. Faça sempre a escolha mais económica, pois cêntimo a cêntimo enche você o seu mealheiro.

2 – Sempre que abastecer, atesta sempre o depósito, pois acaba por gastar mais ao atestar pouco de cada vez, e além de gastar mais dinheiro, gasta tempo. Comece a encher assim que necessário, e pare de encher assim que o depósito estiver cheio, pois se continuar a encher, as restantes gotas irão cair para fora e será dinheiro mal gasto, pois as gotas serão desperdiçadas. Verifique sempre se a tampa está bem fechada e se está em bom estado, pois se estiver danificada, leva o combustível à evaporação.

3 – Abasteça sempre pela manhã ou pela noite, pois é quando o combustível está mais denso, e como paga ao litro, dessa forma poderá adquirir mais combustível por menos dinheiro.

4 – Sempre que possível conduza devagar, pois se conduzir depressa, além de aumentar o seu nível de stress, aumentará também o gasto de combustível, e sempre que possível utilize o “cruise control”, pois é muito mais prático e económico do que a condução de cada pessoa.

5 – Se tiver de sair, pense se terá de passar por mais algum sítio nas próximas horas ou dias, e se sim, faça tudo de seguida, pois assim evitará estar a ligar e a desligar o carro, mas claro, siga pelo caminho mais rápido.

6 – Mantenha a manutenção do seu veículo actualizada, pois assim irá manter a performance do seu veículo mais eficaz, e os consumos serão os normais. Verifica a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, alinhamento de direcção do motor, etc etc… Assim o seu carro estará sempre bom. Aproveite também, e mantenha o seu carro mais leve. Tire as coisas desnecessárias do porta bagagens, pois assim o veículo não terá de fazer mais força para andar, o que leva a um maior consumo.

7 – Todos gostam de ter o ar condicionado ligado quando o calor aperta, mas isso gasta, lembre-se, por isso evite utilizar o ar condicionado, e quando o ligar, evite desligar e ligar, ou pôr mais fresco durante um pequeno período de tempo e depois voltar a aumentar a temperatura, pois isso sim irá consumir-lhe bastante combustível.

8 – Mantenha o carro desligado sempre que puder. Semáforos longos, filas, passagens de sinais, levantamentos de dinheiro, etc… Aquilo onde tiver de esperar durante alguns minutos, simplesmente desligue o veículo, verá que irá poupar algum dinheiro.

9 – Sempre que estacionar, estacione no primeiro lugar que lhe aparecer, pois assim evitará andar de um lado para o outro a gastar combustível e a chatear-se, e se o carro ficar um pouco mais longe, também não há problema nenhum, pois só faz bem andar.

10 – Sempre que estacionar ao ar livre, estacione sempre à sombra, isto quando conseguir, pois um carro estacionado à sombra evita que o combustível evapore mais depressa, mas se não tiver solução, coloque o depósito do carro virado para o lado contrário onde o sol bate.

11 – Sempre que for sair, lembre-se que existe mais de uma forma de chegar ao mesmo destino, por isso, estude as rotas que lhe farão poupar mais dinheiro, e aproveite-as! Porém, nunca opte por estradas que não estejam alcatroadas, estradas em terra ou de cascalho, pois esse tipo de estradas poderá aumentar o consumo do combustível até 30%

12 – Pense em trocar de carro, e pense em aderir um veículo mais pequeno, um híbrido, um que funcione a GPL, ou se servir para si, porque não uma Scooter?

13 – Se for sair para um sítio perto, opte por deixar ficar o carro em casa. Vá para o trabalho de transportes públicos, a pé, ou de bicicleta, e mesmo que seja longe, deixe o carro à porta pelo menos uma vez por semana, e vá para o trabalho de transportes públicos. Pode também optar por carpooling, que significa que várias pessoas utilizam o mesmo veículo, e não é só no Brasil que isso se tem estado a tornar famoso, pois em Portugal muitas pessoas têm optado por esta ideia.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.