Dicas a saber antes de uma longa viagem

MotoresPT | | 0 Comentários | 920 Visualizações

São cada vez mais as pessoas que optam por utilizar o seu veículo próprio para as viagens de férias, o que muitas vezes implica uma longa viagem com o seu automóvel, mas nem sempre existem os cuidados necessários anteriores à viagem e mais tarde surgem imprevistos que podem vir a estragar a viagem em si e até as próprias férias.

Assim, antes de iniciar uma viagem longa existem alguns cuidados que deverá ter para garantir que nada vai ocorrer durante o caminho, seja a nível mecânico ou até eléctrico.

A primeira coisa a examinar é os pneus, todos eles, incluindo até o pneu suplente pois nunca se sabe quando podem ocorrer imprevistos. Assim, deverá analisar o estado dos mesmos e até os calibrar de acordo com os valores indicados pelo fornecedor. Lembre-se que a calibragem deve ser feita de acordo com o tipo de condições climatéricas que (pensa) ir apanhar durante a viagem e até com o valor da carga total que o carro tenha no final de o carregar com a sua bagagem.

De seguida deverá confirmar se tem dentro do veículo todos os recursos necessários para tentar remediar uma situação simples como um furo. Para isso é necessário confirmar se possui os itens de segurança, como a chave de rodas, o macaco, o triângulo, o colete, etc. Os imprevistos ocorrem quando menos esperamos, mas se tivermos o material necessário podemos resolve-los num abrir e fechar de olhos.

Por último, mas talvez o mais importante é necessário analisar toda a questão mecânica, isto é, deve fazer uma pequena revisão (talvez até com ajuda do seu mecânico habitual) ao seu motor, radiador e até ao óleo do veículo, pois uma viagem longa implica um grande desgaste por parte do motor do carro e pode trazer problemas se este não tiver com os cuidados necessários.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.