Criar Diário

Volvo 850

tcpor | | 31 Comentários | 5818 Visualizações

  • Marca
  • Modelo
    850 R
  • Motor
    B5234T4 / 2.319 cm³ / l 5 - Turbo
  • Cor
    Gun Metal Grey
  • Potência (CV/NM)
    250 cv / 350 Nm
  • Utilização
    Esporádica
  • Quilómetros
    260.000
  • Data Matrícula
    11/1996
  • Consumos
  • Urbano
    11.5 l/100km
  • Extra-Urbano
    8.5 l/100km

Sobre o Carro

O carro nasceu em 1996 e foi adquirido a um funcionário da Auto Sueco Porto, em 2008. Carro este que, antes disso, andou a rolar ao serviço do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. Vai, por isso, na terceira mão.

Tem um motor de 2.300 cm³, 5 cilindros, já famosos pelo fantástico som e pela fiabilidade, turbo (entra às 2250 rpm), binário máximo de 350 nm (às 2400 rpm), 250 cavalos de potência (às 5400 rpm) e velocidade máxima limitada electronicamente aos 250 km/h. Atinge os 100 km/h em menos de 7 segundos.

À primeira vista, para o mais desatento (ou menos entendido no Mundo Automóvel), passa completamente despercebido. Em relação às outras versões, apenas muda, exteriormente, em três detalhes: frente rebaixada e com um para-choques mais aerodinâmico, aileron pontiagudo, para fazer assentar o carro acima dos 160 km/h, e jantes de 17′ do modelo Volans em cinzento antracite.

Por dentro, misto de duas cores de couro e alcântara nos estofos, caixa de velocidades, travão de mão, volante e forros das portas. Pequenos “toques” que, mesmo assim, não fazem, em nada, transparecer a brutalidade de automóvel que é.

Quanto aos consumos: o meu faz média de 13 litros (com 80% de cidade). Em auto-estrada, com cruise-control ligado aos 120 km/h faz 10 litros (sem o mesmo, desce para os 9 litros).

É um verdadeiro “devorador” de estrada aberta.

Aspectos Positivos

  • Prestações
  • Conforto
  • Segurança

Aspectos Negativos

  • Tracção Dianteira
  • Comportamento
  • Estradas Portuguesas

Extras / Alterações

Motor

  • N/A

Audio

  • N/A

Interior

  • N/A

Exterior

  • N/A

Imagens

Vídeos

31 Comentários

  1. Miguel Lucas

    Muito bem vindo!

    É como disse, quem não está por dentro talvez não olhe para o carro com os olhos certos. Apesar dos anos ainda deve “comer alcatrão” com fartura! Só é pena mesmo os consumos…

    Há vídeos da máquina?

  2. tcpor

    Sim, há… Vou actualizar. O vídeo em circuito passou-se em Maio de 2010, no Encontro Nacional VCP, no Autódromo Vasco Sameiro, em Braga. A partir dos 5:10, começa a prestação em pista. 😉

  3. Francisco Costa

    isto sim!! isto é um carro!
    tenho um 850 T5-R (uma versão bastante rara apenas feita pa alguns paises, um 2.0L que tem as performances imediatamente abaixo das do R aqui nesta pagina) 225hp com boost pa 240hp por 30s. 7.0s O-100 e 250Km/h. o único problema nestes modelos e a tracção a frente. num dia de chuva e impossivel meter os 225 hp no chão. o carro “abusa mais dos pneus da frente que o jorge jesus da pastilha elástica!”
    a curvar, nota se o tamanho em curvas a 180º mas em velocidade…a curvar a 250… é impressionante, não adorna nem um bocadinho, a suspensão e brutal! o som…jesus…as performances po carro que parece…é lindo ver a malta dos mercedes bmws e audis com a mania que picam a desafiar, e depois a ficarem pequeninos no retrovisor…
    o carro é absolutamente espectacular! quanto a consumos, os do meu são piores que o deste, em cidade 16L minimo em conduçao normal e 14 com calma. em AE a 120 não menos que 12… a 250…perto de 40L aos 100… por algum motivo, isso não me rala nada, até podia funcionar a focas bebés e carne de golfinho com o prazer que dá!, vale cada centimo de gasolina queimada!
    Parabéns pela máquina!
    é pa manter conservado!!
    se algum dia quiser vender…eu nao me importava de ter outro na garagem pa uso diário 😉

  4. Joel Alves

    escelente carro, aqui em casa em tempos morou um GLT de 94, com janttes OZ e amortecedores koni ( que esta no VCP tambem) e se acho que este ja andava muito imagino esse, num futuro distante a minha futura viatura sera essa, carrinho de fim de semana, acho o carro lindissimo, e é daqueles que ninguem da um tostao mas que quem os experimenta nao quer outra coisa! ah volvo é a minha marca de eleiçao 🙂 parabens pela escelente maquina

    abraço joel Alves

  5. tcpor

    megas, este? Nem por isso. Tem antiblocante. Provavelmente, deves estar a falar das versões inferiores. Este carro quando fugir de frente… reza algo rápido, que não vais ter tempo para muito mais… 😛
    Joel, o meu R também está no VCP. Podes dar lá uma visitinha. 😉 Concordo a 100% contigo. É um automóvel de “outro mundo” e merece ser usado em apenas ocasiões especiais. Boa sorte e que tudo te corra bem, para poderes experienciar de tal potência, lá por casa. 🙂
    Muito obrigado, Francisco. Por acaso, já andei num T-5 R e também é uma óptima experiência. Embora, claro, prefira o R, por ser mais “puro” e “bruto”. Tenho que ver umas fotografias desse bichinho! 😉

  6. carloscampos

    tracção frontal ? tinha ideia que era de tracção traseira, pelo menos já andei num 850R carrinha e puxava a trás! Bem pode haver varias versões como por exemplo os Passat (94-97 e 97-2004 salvo erro) também vem com escolha de tracção frontal, traseira ou as quarto, sendo que o de tracção frontal é bem mais barato.

  7. tcpor

    Vai-me desculpar mas, se a carrinha em que andou “puxava atrás”, então não era um 850, sequer. Todos os 850, sem excepção, têm tracção dianteira. Como tal, o R também “puxa à frente”… infelizmente.

  8. carloscampos

    pelo menos era volvo grande como um comboio e tinha colado atrás 850R xD, e recomendo que veja os 2 ultimos episodios do Top Gear temporada 19, eles destroem uma 850 que puxa as rodas traseiras, vem assim de origem e eles comentam o facto de ser raro ver uma volvo daquelas a puxar atrás!

  9. tcpor

    Eu vi esse episódio (duplo) e, vai-me desculpar mas, eles não dizem nada disso durante o programa.
    Mas, melhor do que teimar comigo algo que sei “de cor”, porque não se informa? Há sites da especialidade que lhe explicam. Dou-lhe um, como exemplo:
    http://www.ultimatespecs.com/car-specs/Volvo/1074/Volvo-850-R.html
    Seja como for, até no wikipedia consegue ver essa informação.
    Todos os 850 são Front Wheel Drive (FWD – tracção dianteira).
    Provavelmente, andou numa 940/960… com lettering falsificado. 😉

  10. carloscampos

    Tal como tinha digo, Tinha na ideia que havia com tracção traseira, ja andei a ver na net o maximo que encontrei foi que uns alguns 850 fim de serie vinham AWD, poucos foram produzidos.
    mas já confirmei com o dono da carrinha é uma 960 :D, as letras diz 850 mas só detectou agora mesmo e anda assim ha 5 anos xD desde que lhe bateram na traseira 😀 alguém na caetano auto trocou as letras que devia colar ! dai o meu erro!,

  11. tcpor

    Ora aí está. 😉
    Reveja com legendas e verá que tenho razão. O que foi partido na 850 R foi o braço de suspensão traseira, do lado direito, se não estou em erro.
    Já agora, e só para apimentar um pouco mais esta nossa conversa, deveria experimentar andar num Volvo 850 e, principalmente, num R. Não esquecer que o 850 R é, ainda nos dias de hoje, um dos automóveis preferidos do Jeremy Clarkson. 😉

  12. carloscampos

    já revi ! a parte em que eles falavam da carrinha 😀 bem com legendas percebi melhor, eles falam que a carrinha R vem de uma carrinha de competição e que é uma pena nao terem feito de apenas tracção traseira ! e o que eu tinha percebido é que tinham feito poucas com tração traseira 😀
    foi bem esclarecer o meu erro e agora vou aproveitar para rever o resto do episodio desde o inicio 😀

  13. maseratti

    O Sr. Francisco Costa está a fazer confusão… penso que já há uns meses tive essa “discussão” com ele.
    O carro que esse user tem é o GLT 2.0 de 210cv.
    Acima desses ainda temos o T5, com 2.300cc e 225cv, seguido do T5-R com 2.300 e 240cv e então depois este, com 2.300cc e 250cv (a base é a mesma, mas altera o turbo e o T5-R consegue mais 15cv em overboost).

  14. tcpor

    Sim, o T5-R consegue extrair mais 15 cavalos em overboost dos 225 “permanentes” (daí os 240 cavalos).
    Eu acho que o comentário do Francisco Costa aqui colocado é anterior à explicação que o maseratti deu. 😉
    carloscampos, é um episódio engraçado mas não fala nada (ou quase nada) dos bichinhos que levam para o “mato”… literalmente. E como me doeu ver essa R em “expedição”… 😐

  15. MikePereira

    Se estes são o que são, algo quadradões e pesados imagino a nova V40 T5 com mais potencia ainda (256 cv) e mais leve, mais pequena e mais aerodinâmica…

    • tcpor

      Pois, MikePereira… Mas a potência dos carros actuais nada têm a ver com estes. Veja os comparativos, neles poderá comprovar que os novos carros são mais potentes mas menos explusivos. Pelo menos, tendo em conta a relação peso/potência/velocidade. Normalmente, têm potência em baixas, para extrair um binário bastante alto, o que faz perder em altas.
      Seja como for, a V40 T5 é um óptimo automóvel mas, nada comparável com um 850. Para comparar, terá que se ir buscar o S/V60 T6 (com 300 cavalos) e, mesmo assim, é apenas 0,5 segundos mais rápido dos 0 aos 100 km/h que um 850 R. 😉

  16. Jimy

    Este é o verdadeiro sleeper, alias a volvo é a marca que mais carros sleepers faz, já não falo nos R.
    Carros aparentemente normal, mas com um coração enorme.
    Um dos meus carros favoritos.

    • tcpor

      São realmente, no seu geral, “carros sleepers”. Principalmente os a gasolina. 😉
      Agora, dá para imaginar o que um R consegue fazer na estrada, sempre de forma cómoda, segura e eficiente. Quase nem se dá por ela, não fossem as indicações da autoestrada começarem a acelerar de uma forma “estranha”… 🙂 eheh

  17. tcpor

    Um pequeno artigo de opinião (que subscrevo… é verdade, sou mais um tolinho a achar que o Volvo 850 é um dos melhores automóveis de sempre!) sobre o modelo que mora em minha casa… a dobrar!

    [URL=”http://viciodoscarros.wix.com/viciodoscarros#!Cr%C3%B3nicas-de-um-Viciado/c1lkh/3BF95E43-8B53-494C-B4AD-EF880EC1A4FD”]http://viciodoscarros.wix.com/viciodoscarros#!Cr%C3%B3nicas-de-um-Viciado/c1lkh/3BF95E43-8B53-494C-B4AD-EF880EC1A4FD[/URL]

    Espero que gostem! 😉

Inicie sessão ou registe-se para comentar.