Criar Diário

Toyota Hilux 3.0

Jimy | | 26 Comentários | 7616 Visualizações

  • Marca
  • Modelo
    Hilux
  • Motor
    3.0 D4D
  • Cor
    Preto metalizado
  • Potência (CV/NM)
    171cv
  • Utilização
    Diária
  • Quilómetros
    40.000
  • Data Matrícula
    04/2007
  • Consumos
  • Urbano
    9.0 l/100km
  • Extra-Urbano
    7.2 l/100km

Sobre o Carro

Este é o carro que penso que vou ficar com ele para toda a vida, pois penso que tem motor para isso.
Em 2007 experimentei todas desde Navara, Strakar, mazda e nenhuma me satifez tanto como esta, a razão maior da compra foi mesmo a fiabilidade Toyota. Já fora da garantia fui chamado para mudar um dos injectores que vinha com defeito sem qualquer custo para mim, enquanto no meu BMW isso nunca irá acontecer. A economia do combustível depende do pé, já consegui fazer 780km com um deposito, mas se acelarar com ela os consumos disparam para os 12 e até mais.
As únicas desvantagem penso ser mesmo não ter grande estabilidade, sendo muito fácil de capotar, pois não passou no famoso teste do alce, ainda assim consegue ser boa para aquilo que foi feita.
Apesar de no manual dizer que só anda até 175km/h já a coloquei a 200 uma vez e até foi razoavelmente ágil a lá chegar.

Quem vê o Top Gear, existe um episódio onde com uma Hilux exactamente este motor, fazem uma aventura ao longo do Polo Sul naquela que foi a mais longa expedição na terra (70.000).
O preparador islandês Artic Trucks, encarregou-se da preparação para que as pick-ups fossem capazes de suportar as condições extremas de temperatura (-50 °C) e altitude (3400 m).
Modificaram-se suspensões, transmissões e foram adicionados pneus extra-largos na Toyota, que usou um combustível de aviação Jet A-1 para suportar o frio polar.
Mas para provar que o Hilux é robusto em ambientes inóspitos, não foram feitas alterações no bloco Diesel 3.0 D-4D ou na caixa de velocidades.
Resultado: Desafio superado, com montes de louvores a este motor.

Aspectos Positivos

  • Acelaração
  • Força
  • Fiabilidade

Aspectos Negativos

  • Estabilidade
  • Não ter controlo de estabilidade

Extras / Alterações

Motor

  • 3.0 D4D
  • 171cv

Audio

  • N/A

Interior

  • N/A

Exterior

  • Farois Hella

Imagens

26 Comentários

    • Jacinto Estulano

      Boas amigos pelos vistos são amantes da hilux eu tb tenho uma hilux 3.0 e estou a achar que me e está a consumir um pouco de mais visto que tenho andado a 90 até 120 e está a gastar 10.8 perguntei ao representante da minha area e diz me é aplaca do comp de bordo é que não está a marcar correto mas o gasolio vaiss séra normal sabe me dizer o que devo fazer

      • Jimy

        Olá Jacinto
        Não te fies no computador de bordo, porque não vale nadinha! Faz as contas á mão e logo vêz.
        A minha também está sempre nos 12 litros, mas na verdade consome 7.8 em circuitos mistos. Caso mesmo assim continue a gastar podem ser inúmeras coisas

  1. MikePereira

    Isto sim! E para um diesel estes motores têm um ronronar delicioso, quase assustador. A minha desta geração já foi para outro dono… Actualmente fui para uma tracker 3.0 full extras cinzenta, só não lhe pus os bancos em pele, de resto tem tudo até câmara de estacionamento, que é um descanso. Guardei as jantes que tinha na anterior e fica espetacular com uns BF Goodrich e aquelas jantes a sair para fora da carroceria. A minha dá 200 e até mais, mas mesmo assim gosto mais do design desta!

  2. Jimy

    Só ví agora o teu comentário. A minha também ainda tem os BF Goodrich que são os de origem e já vão com 32.000km mas mais 2000 e tenho de os trocar. Esta já foi uma ou duas vezes aos 200, como disse até aos 170-180 é bastante agil. A tua sendo das novas já deve ser outra estofa.

  3. MikePereira

    São mais aerodinâmicas, mas o visual foi comprometido. Já não têm aquele look “badass”. A minha comia pneu à doida, mas eram usados e abusados em estrada. Mas a nova com “fullbox” é uma maravilha. A moto4 a partir de agora monta-se em cima de um reboque. 😛

  4. Jimy

    A minha também têm full box, veio de origem e não foi nada barata (tenho de colocar melhores fotos)! A minha até 3000kg puxa tudo, é uma maquina surpreendente.
    Pessoalmente também não gosto muito do novo modelo, já agora esse novo motor quantos cavalos trás?

  5. MikePereira

    Uma opinião o que achas de dar um tratamento à moda da artic trucks (http://4.bp.blogspot.com/_MSM9eFk9HH8/TO7CX64303I/AAAAAAAAG3E/l5h2GixqF6A/s1600/Arctic+Toyota+Hilux+1.jpg) à minha hilux. Obvio que com uns pneus mais “utilizaveis” mas preta com os cromados em preto deixando só aquele cromado superior da grelha e o simbolo em cromado. Por um body kit com alargadores e parachoques diferentes e uns pozinhos no motor para chegar aos 220 cv linha de escape direta com a ponteira a sair por um buraco no parachoques de lado tipo chevy duramax. O que achas da ideia ?

  6. Jimy

    Também já me saltou á vista num dos episodios do top gear, mas aqui em Portugal não sei quem saiba fazer isso? ou se existe esses body kits para venda. Mas ficava top… Ha os 220cv, a mim já me chegam os 171, se o combustível não estivesse tão caro, não teria problemas porque o motor 3.0 aguentava sem problemas.
    Outra coisa, a tua já trás controlo de estabilidade automático? é que a versão da minha falhou no teste do alce, e para a segurança, suponho que a tua já deve trazer não?

  7. MikePereira

    Pois a minha anterior tambem nao tinha, esta penso que já tem. Hoje dei 149 em terra e nao dei mais por medo… XD Por acaso não cheguei a vender a anterior e agora vou lhe por full box e uma repro em cima do kit de potencia da toyota. O 2.5 D4D não deve de ter problemas com isso estou a numa carrinha mais para auto-estrada. Sei que parece estupidez visto que fica mais barato troca-la por um carro normal mas afeiçoei me a carrinha. Já tem umas jantes novas com uns pneus Bridgestone Dueler mais porreiros para estrada. Rebaixei-a e está neste momento na oficina a por a full box, um kit aerodinamico feito à medida por um especialista, uns retrovisores mais pequenos, uns farois melhorados em led, um interior em pele feito por uma amigo que vai cobrir todos os plasticos do tablier por pele e os bancos re-estofados para pele. A carroceria esta mais estreita e tem agora travoes de disco às 4 rodas. Mandei tambem tentar reduzir o peso da carrinha e trocar as luzes do quadrante para vermelho em vez de branco. No fim vai ficar segundo me dizem com 240 de ponta.

  8. Jimy

    Motor japoneses têm fama de grande resistência, acredito vivamente que ela aguente. Estas a investir forte, depois tens de colocar umas fotos para ver que tal ficou, 240 vai ficar uma devoradora de estrada, depois fala me de consumos, apesar de que se ficar mais leve, não será por ai além, digo eu…lol

  9. MikePereira

    So a tenho em dezembro porque o bloco vai ser restaurado, vao trocar as valvulas o intercooler e uma serie de peças de maior desgaste mas os consumos nao devem de passar dos 10l/100km. Aconselho os melhoramentos aerdinâmicos 😉

  10. Jimy

    Sim e o intercooler não precisavas de mudar que o que trás já é bem grande. Mas vai ficar estrondo-sa fico a espera. O filtro de partículas nunca te deu problemas?

  11. megas

    lol o filtro de particulas salta fora como é obvio, acho que ao tentar fazer uma carripana destas dar 240km o filtro de particulas é um must a saltar fora

  12. MikePereira

    Problemas 0. O intercooler sai porque, e não me perguntem como, tem mossas… O motor esta todo a ser revisto por uma questão de segurança. A carrinha não foi desenhada para uma grande top speed, está mais apontada para um uso diário com alcatrão e sem alcatrão. Daí o binário ser o mais elevado na gama, de origem. E o que me impressiona mais é que o binário do 2.5 D4D de origem com 125 cv ser superior ao 2.5 dci (julgo eu) da navara que tem 177 cv.

  13. MikePereira

    Ah e sim o filtro de particulas vai ser retirado, mas tenho de arranjar uma forma de controlar as emissões. Não sou entendido no assunto mas acho que podem implicar com isso… Descarbonizar o motor é importante para isso, e por isso mesmo já foi feito.

  14. Jimy

    Pois no teu caso vai ser um bocado difícil disfarçar as emissões poluentes, viste que tens 2 reprogramações, as vezes só com uma já faz um bocado com duas não sei, também depende do reprogramador.

  15. megas

    esse intercooler é minusculo para um d4d 2,5 , muda turbo para um de um 40d da bmw do serie 7 ou x5…… e ic (de um sti , , ……… faz isso mesmo 😉

Inicie sessão ou registe-se para comentar.