Peugeot 308 SPORT
- Marca
Peugeot - Modelo
308 HDI Sport - Motor
1.6 HDI FAP - Cor
Cinzento Metalizado - Potência (CV/NM)
112/270 - Utilização
Diária - Quilómetros
11000 - Data Matrícula
N/A
- Consumos
-
- Urbano
5.2 l/100km - Extra-Urbano
4.5 l/100km
Sobre o Carro
A família andava à procura de um carro novo já que o velhinho Hyundai Accent de 97 estava isso mesmo, velho e desactualizado e sem querer gastar muito, optando por um Diesel semi-novo decidimos ir à Peugeot por recomendação de um familiar para ver que propostas de usados tinham.
Foi lá que descobrimos este bixinho, de 2011 com ~9000KM, sem registos, carro de serviço portanto.
O carro encontrava-se irrepreensível em todos os aspectos, tanto de interiores como exteriores e motor. Pela quantidade de extras/opcionais e relação carro/preço, decidimos adquiri-lo.
Utilizo o carro para me deslocar diariamente para a universidade e levar a família a passear quando necessário com duas ou três viagens \”longas ~300+ KM\” por ano.
—————————————————————————————
22/10/2012
—————————————————————————————
Ora bem, já há alguns dias que noto que em travagens mais fortes a velocidades altas (80km/h+) que o volante estremece todo e estou com receio que tenha os discos empenados ou que o sistema ABS esteja demasiadamente sensível???. Vou ter de arranjar algum tempo para me deslocar ao stand para averiguarem porque não percebo como é possível a não ser que me tenham escondido algo, sobre o historial do carro.
—————————————————————————————
23/10/2012
—————————————————————————————
Bem fica actualizado com as fotos do disco esquerdo e direito, frontais com a tal anomalia (risco com profundidade).
Vou arranjar algum tempo esta semana para ir à Peugeot.
—————————————————————————————
07/4/2013
—————————————————————————————
Um pequeno update.
O carro já conta com 19000km e até agora com 0 problemas.
Levou a primeira revisão (2 anos ou 20000 kms) em Janeiro que ficou pela quantia de 240€. Um bocado excessivo tendo em conta que paguei 92€ pelo óleo (Galp Fórmula P LS4 5W30) mas pronto.
—————————————————————————————
30/09/2013
—————————————————————————————
Já não vinha aqui fazer um update à bastante tempo e infelizmente o que me cá trás é uma má notícia.
Apesar de contar já com 27 000km (17 000km feitos num ano) sem qualquer problema, o volante começou a dar de si e descascou.
Vou levá-lo à Peugeot a ver se me fazem algo sobre isto ao abrigo da garantia.
Aspectos Positivos
- Qualidade dos Interiores
- Visual Exterior
- Conforto
- Comodidade e Espaço interiores
- Consumos
- Caixa 6 Velocidades
- Espaço de bagageira
Aspectos Negativos
- s/ Sensores de Estacionamento
- s/ GPS
Extras / Alterações
Motor
- 1.6 HDI FAP 112CV Diesel
- Caixa 6 Velocidades
Audio
- Stock
Interior
- Tecto Panorâmico
- Entrada RGB
- ESP desligável
- Bancos desportivos e reguláveis em 3 posições - Vertical, Horizontal e Lombar
- Apoio de Braço regulável em Altura
- Computador de Bordo
- Bluetooth - Chamadas & Audio Streaming
- Radio c/ USB
- AC Bi-Zona Automático
- Cruise Control
Exterior
- Espelhos rebativeis Auto e Electricamente & Aquecidos
- Tecto Panorâmico com cortina eléctrica
- Sensores de Chuva & Luz
- Jantes Especiais 17
308 saiu com umas linhas muito bem conseguidas, sempre gostei deste modelo ,
Que tal se porta o motor ? Esses consumos em cidade parecem-me um pouco altos … O carro em si é quase um full extras , foi um bom achado ! Bons km 🙂
Bem vindo!
Muito bonito o teu 308, parece-me ter sido uma excelente escolha para a função que irá cumprir. Esse motor dura e dura! hehe
Bons KM’s.
Boas e Obrigado!
Sou um ávido frequentador deste site mas só agora é que reuni as condições para criar um DB.
Em relação aos consumos, ainda só fiz 1000KM com o carro e foi tudo percursos mistos. Estou a ambientar-me à condução a gasóleo já que conduzi gasolina em toda a minha vida de carta (~2 anos).
Em AE até consigo consumos bem mais baixos, em 6ª a 110/130Km/h consigo médias de 3, 4l em recta. Em cidade, não sei se é por ter poucos KM’s ou ainda não estar habituado a motores a gasóleo, os consumos disparam mais para a ordem dos 6, 7l.
Em relação ao motor, não tenho queixas, a resposta é boa quanto basta, apesar de reparar que tem muito turbo lag mas isto nota-se em quase todos os carros a gasóleo turbinados.
Obrigado pela força
Ainda não têm start-stop para ajudar na cidade ?! 11 mil km , já têm rodagem, a não ser que tenha carvão e terás de ir tirar isso tudo 🙂
Avisaram-te por certo, que como tens FAP , terás de ter alguns cuidados com isso , deixar o carro fazer os ciclos de regeneração sem o interromper
Pois, mas mesmo que tivesse, não sou grande fã 😛
Em relação ao FAP, se a luz aparecer, é só ir andar com ele para que faça / complete o ciclo.
Os HDI ja tenho ouvido sobre terem um pouco de turbo lag, mas isso habituas-te…
Ir de um carro a gasolina para um a diesel é normal notares o lag, porque o accent tem um motor aspirado nao turbo.
Os consumos enquanto nao te habituas é normal serem um pouco altos.
E em andamento não sentes nada ? o Volante fugir , para o lado ?
Não, em andamento tudo perfeito, direcção completamente alinhada.
Se tens garantia aproveita e vê isso , poderá ser outra coisa até, o problema é se forem mesmo os discos …
Pelos vistos são assim de origem, de acordo com o feedback do facebook.
A ver vamos. O carro trava impecavelmente e a baixas velocidades nem se nota.
Verifica o nivel de oleo dos travoes e tenta ver como estao as pastilhas…
as tantas lavaste o carro com os discos quentes e eles empenaram, não vejo outro motivo e de ser mesmo assim duvido muito….
Em relação à questão de ter lavado o carro é altamente improvável.
Em relação às pastilhas e ao nível do óleo, não consigo perceber como é que pode estar relacionado porque um carro com 9K KM’s não pode, ter estes problemas, a não ser que tenham andado a fazer trackdays com ele, o que duvido 😛
Bem vou ficar atento e caso verifique que a situação é gravosa vou à Peugeot tentar saber se posso activar a garantia com base no pressuposto de que o carro já veio com este problema e que foi omitido no acto da compra.
Este problema não é assim de origem, a não ser que abuse mesmo dos travões e aí, o Abs e o ESP, não vão perdoar. Mas para isso acontecer num 308, é preciso abusar muito do carro ou andar com os pneus muito cheios. Tente abusar um pouco numa curva lenta a ver se ouve algum barulho ou se sente um tremer na direcção. Caso se confirme, vá ao concessionário onde comprou para verem isso e como está na garantia aperte com eles. E não se esqueça que pode ir a qualquer concessionário Peugeot, para pedir uma segunda opinião, uma vez que a garantia dos semi-novos é da marca e não do concessionário.
Obrigado pela informação.
Como disse o carro tem se portando irrepreensivelmente e o único senão é mesmo este. Ao travar de forma mais forte por exemplo, ao reduzir dos 130/120 para os 80, o volante estremece.
So por ser viatura de serviço nao quer dizer que nao tenha levado umas coças por pessoal que fez test-drives ou ate mesmo em serviço.
Ha sempre problemas que os carros nao deviam ter e ate tem…
Tenta averiguar se será um problema comum nos 308 , se a marca já fez algum recall sobre isso … O facto do carro não ser 0 Km , quem os vende nunca vai dizer a verdade sobre o carro, talvez o carro algum dia tenha sido lavado, depois de terem abusado dos travões
Exacto. O meu ponto de vista é mesmo esse, se o carro tem problemas com 9K KM’s então o problema é deles e não meu e como tal, há que assumir as responsabilidades. Se eu soubesse que teria de mudar os discos num carro praticamente novo, provavelmente não o teria comprado.
Não querendo desmentir ou desvalorizar a opinião de ninguém, uma lavagem para poder empenar uns discos tinha de ser feita tipo pit-stop, fazer 10 voltas num circuito e parar de repente e molhar os discos logo, logo… não esquecer que o metal também arrefece rapidamente. Além disso o que é que aconteceria aos discos se fizessem um track-day à chuva!? ou fizessem uma estrada de montanha a descer e à chuva. Bom só para dizer que pode eventualmente ser o caso dos discos empenados porque é algo que acontece frequentemente em discos ventilados, mesmo com cuidado. Podes também verificar a condição dos pneus, podem parecer perfeitos e com muito piso, mas por ex. uma diferença de alinhamento ou calibragem ou até mesmo a pressão dos mesmos pode significar algumas vibrações. cumpts.
rdcsvtec na boa.
esses discos que falas também não têm nada haver com estes, so foi comprado novo é uma coisa se for usado, pode ter acontecido muita coisa. não pensei na calibragem porque pensei que já estava feita 😀
Boas
Obrigado a todos pelo feedback.
Já descobri qual o problema e é mesmo nos discos da frente.
Estão ambos literalmente cortados radialmente ao longo dos discos ou seja, como se tivessem um RIFT à volta do disco. Quando chegar a casa tiro fotos para vos mostrar.
Isso da direito a discos e talvez travoes novos…
Até chegar ai, a marca têm de se responsabilizar, e por norma nunca é muito fácil admitir isso …
Pois, mas tendo em conta que o carro tem 1K KM’s na minha mão, fica fácil de pressionar para o lado deles.
Agora alguém me pode dizer o que pode ter causado isto? Maus calços? Aquilo é mesmo um buraco com talvez meio cm de profundidade. Muito provavelmente negligência da parte deles.
Nao sei mesmo… pode ser defeito de fabrico até.
isso é estranho mesmo…. eu acho que foi das pastilhas terem defeito, houve ali um milimetro do compósito das pastilhas que ficou mais duro e “comeu” o disco, aconselho novos discos e pastilhas e dar uma olhada as mandibulas/pistões dos travões.
Isso poderá acontecer, se entre a pastilha e o disco tiver sujidades , pequenas pedras, depois com o encostar faça isso …
Aperta com os tipo agora , são muito poucos km para ficares com uns discos assim
Talvez defeito na pastilha, isso é estranho, nunca vi nenhum caso parecido.
Boas tens ai um carro bem estimado pelo kw que já tem….
Mas por acaso o motor nao se baba de oleo na junta de cima?
Es estou a pergunatr isto porque o meu irmao tem o mesmo motor só que é a sw e pouco mais de 100 000 kw tem.
Por acaso não mas também mau era já que só tem ~12.5K Kms de momento.
Mas é uma situação que posso ficar atento para depois relatar o feedback.
92€ de óleo é realmente muito caro
Yap, ainda fui averiguar estes preços mas infelizmente não há muito por onde pegar. São os preços tabelados na GALP. O que me deixou chateado foi terem posto este óleo em vez do Total que é o recomendado. Se for um gajo a inventar eles reclamam, quando são eles é tudo ok.
DC, a minha carrinha também tem cerca de 85000 km e já reparei sim que o motor apresenta um pouco de oleo na junta de cima. reparei isso para aí aos 70 e poucos mil km e fui lá á peugeot.m Mas eles disseram que era relativamente normal e como a revisão dos 80000 km estava para breve, eles disseram que nessa mesma revisão limpavam e viam melhor se havia algum “problema”. por conversas que tenho tido com pessoas que tem PSA’s, isto é um problema que é comum e que acaba por ser normal. Abraço
Não sei se é só na peugeot mas que as revisões na marca por simples mudanças de filtros e de óleo são caras são… geralmente dos 230 para cima, tendo o meu pai já pago na primeira revisao cerca de 300 euros se nao me engano. agora o que levou a mais é que nao sei dizer para ter alcançado este preço.
alguem me sabe dizer se e normal haver folga na alavanca das velocidades, cada vez que acelero sinto a manete a vir para traz
Convém ver isso o mais breve possível.