Criar Diário

Mercedes-Benz 190D

lino back2basics | | 29 Comentários | 8184 Visualizações

  • Marca
  • Modelo
    190D
  • Motor
  • Cor
  • Potência (CV/NM)
    N/A
  • Utilização
    Diária
  • Quilómetros
    399000
  • Data Matrícula
    N/A
  • Consumos
  • Urbano
    --.- l/100km
  • Extra-Urbano
    --.- l/100km

Sobre o Carro

simplesmente adoro o carro. está mecanicamente de origem. possui caixa de 4 velocidades e a sua utilizaÇao é diária. as alteraÇoes que fiz interior estão conforme a construÇao inicial do carro, nao tendo assim alterado nenhuma propriedade do mesmo. postarei mais fotos assim que possivel.
~
ja consegui reparar o problema que o carro tinha e ele agora tem alma e coraçao pra fazer 1 milhao.
~
neste momento estou a ponderar trocar as minhas jantes, pois são muito comuns neste modelo, optando eu assim por o tornar um bocadinho à “german style” e com direito a um fumozinho nos farolins. isto será a proxima etapa 🙂

Aspectos Positivos

  • N/A

Aspectos Negativos

  • N/A

Extras / Alterações

Motor

  • bloco 1900cc atmosferico
  • reparaçao completa à cabeÇa do motor
  • volante do motor rectificado

Audio

  • sistema de som traseiro pioneer 2 vias
  • sistema som frente da oxygen 3 vias
  • radio 2DIN pioneer
  • conjunto de amplificador + sub.

Interior

  • led´s vermelhos na retroiluminaÇao dos pés

Exterior

  • parachoques origem
  • jantes origem

Imagens

29 Comentários

  1. Antonio_Silva

    Sou suspeito para dizer “Bela Máquina!” por isso nem vale a pena dizer, basta ver o meu DB e está tudo dito em relação aos 190 heheh

    Agora esses consumos…. hum… estranho… tens o tanque furado, não? heheh

    Abraço

  2. lino back2basics

    quanto aos consumos, ainda estou a fazer médias. mas como muitas das vezes preciso de calcar um bocado demais no acelerador fico com este enlance nas médias. já consegui fazer média de 5.5 aos 100, mas foi nos primeiros meses, pois andava devagar para ir conhecendo a conduçao do carro. agora, deicho-me levar pela emoçao de o conduzir. este modelo ainda estou a ver se é normal vir um bocadinho rebaixado pois o meu está um bocadinho mais baixo que o normal. quanto ao resto, digamos que me envolvo com o carro e me deicho levar por ele.

  3. RdcsVtec

    7,4l/100km não me parece nada de mais, tendo em conta o estado do veículo e a sua tecnologia ou ausência dela!. Cada um tem os seus gostos e isso tem de ser respeitado, mas o que me preocupa é o facto de dizeres de vez em quando calcas o acelerador e que já não andas devagar! isso preocupa-me mesmo, é que como tu vê-se muitas vezes 190d’s na faixa da esquerda em quarta velocidade (a ultima) e daí não saiem, como se o rápido desse 2.0 com 73 cv e muitos kg’s fosse igual ao rápido de um 220cdi…. isso é que acho mal! quanto à emoção vou escusar-me a comentários…. Digo sem querer ofender de alguma forma alguém ou algum veículo, até porque esse modelo não tem nada a provar a ng… sou o primeiro a admiti-lo! mas emoção, condução e consumos muito baixos é algo que ele por muito bom que esteja não pode fazer, até porque não feito pra isso.

  4. lino back2basics

    amigo rdcsvtec, eu falo na emoçao de conduzir um mercedes. tambem sei que o carro nao tem coraçao para andar ai nas aceleras, mas tambem se deve tirar um bocado partido do mesmo, quando vamos a autoestrada. retirando isso, so me meto na faixa da esquerda em localidades e nunca em quarta pois sei que a mesma é simplesmente para o motor nao ir em grande esforço.tb se formos a ver, o carro nao tem grande velocidade para andar ai em aventuras. eu sou talvez um dos poucos que andam aqui que trocam as rectas por curvinhas (: e aí sim, podemos falar. o carro está a menos de 1000km dos 400000 e já o tenho nas minhas maos desde os 375000 e nunca me deu problemas.

  5. Antonio_Silva

    Desculpem eu meter me nesta conversa mas…

    RdcsVtec – se não entendes o dono deste carro então não deves saber muito bem o que estas a dizer também… é assim o meu quase na nona volta faz consumos de 5 e pouco, ok… então estou a mentir… Um carro com quase 25 anos ( e estou a falar mais no meu caso, não sei a idade do deste DB) sem tecnologia pode e digo te, por muita gente que tenha conduzido um dirá que dá muito mais prazer que conduzir que muitos carros novos que aí andam. Agora comparares um 190D com um 220cdi? Então se assim fosse tínhamos ficado sempre nos 190 porque pronto não se havia de inovar e ficavamos todos nos 180km/h… O pior e que estás a falar da mesma marca, e até podias falar de outra, é claro que iam fazer melhor e com mais tec. e andamento… É caso para te dizer que de tanta preocupação até pareces ofendido por gostarmos de ter prazer de conduzir um Carro… Eu acho que este modelo prova muita coisa mas sim senhores… É claro que não ofendes ninguém mas dizeres “mas emoção, condução e consumos muito baixos é algo que ele por muito bom que esteja não pode fazer, até porque não feito pra isso.” –> FAIL hehe

  6. lino back2basics

    amigo antonio silva, obrigado pela sua opiniao e passo a citar o seguinte: eu além deste 190d, que marca a sua 1ª data de matricula a 12/1994, possuo na garagem de minha casa um MB w203 de 2004, um peugeot 308hdi sport de 2007 e um bmw e92 com preparaçao mecânica M, de 177cv do ano 2008 e nem mesmo o bmw me deicha tanto a desejar como o meu 190. e queres saber porque? pois com todos os carros que ando tem muita electronica, tem turbo, tem uma preparaÇao de centralina muito mais avanÇada que a do meu carro. experimenta andares num carro a diesel que nao possua turbo e diz-me se nao tem outra dinamica de conduçao, se nao precisas de “calcar” o acelerador de vez em quando. nao faço ideia do carro que possuis, mas tb te vou ser sincero e como ja te tinha dito, velocidade a mim, nao me diz muito, mas tenta apanhar umas curvinhas boas onde sintas que tu e o carro sao 1 só e depois vem falar comigo. quanto as medias, te digo o mesmo, é tal e qual como todos os carros, se queres andar, tens de acelerar ne? tenta saber medias normais de conduÇao deste carro, nao tentes saber quais sao as medias mais baixas. pois eu com os mesmos ditos 10euros de gasoleo consigo fazer somente 80km ou até 150km. e 10euros de gasoleo sao qualquer coisa como 6.9 ou 7.2 litros, nao tenho certeza. és capaz de me explicar entao isto? e se tens carro certamente saberás que o que falo é verdade. sem mais esclarecimentos colocarei mais fotos amanha e possivelmente um video que gravei no outro dia, desta maquina a mostrar a sua garra.

  7. RdcsVtec

    Bom parece que tenho de voltar a dizer, eu não quero nem estou a dizer mal do 190d, teve o seu tempo as suas vantagens e desvantagens. O que quero dizer e pensei que fosse óbvio para toda a gente é que ele pode ser bom em muita coisa mas não em qualquer tipo de performance e nem estou a falar do MB w201, estou especificamente a referir-me aos 190d. Sou um fã do evo com motor desenvolvido em parceria com a cosworth. Ao contrário de muita gente considero as linhas clássicas do modelo para a data, bastante aprazíveis e acima de tudo foi a época em que a MB construia carros muito sólidos e duradouros, não é por nada que se vêem centenas de taxis dessa geração. Agora, não percebo que emoção é que dá um carro com carro 4 vel., 71 cv, diesel com muitos kgs em cima e com uma suspensão totalmente configurada para conforto e nada para dinâmica! Quanto aos consumos não quis dizer que alguém mentia, se voltarem a ler, só digo 7,4 não é nada de mais, mesmo os actuais modelos fazem consumos desse nivel.
    Quanto à questão de não saber por nunca ter conduzido um, epa pois! nunca conduzi nenhum 190D mas conduzi várias vezes um 190E 1.8 a gasolina para saber que é apanhar balanço e deixar andar, não quer nem recuperar nem curvar.
    Quanto à questão da electrónica e dos turbos, também estou de acordo convosco, começando logo pelo facto de não ser fã nem turbos, nem de diesel nem de grandes electrónicas, embora algumas sejam muito interessantes. Posto isto, lamento imenso se vos ofendi, mas tudo o que quis dizer foi que considero esse modelo em questão muito bom mas numa série de coisas que não foram referidas e estou absolutamente discordante quanto aos elogios em termos de condução.Só isto.
    Não vale a pena falar para já dos meus carros, que tenho agora e que já tive, porque isso iria apenas desviar o foco da discussão para lutas entre marcas com as quais eu não concordo.
    Obrigado

  8. RdcsVtec

    Só me esqueci de dizer que o MB W201 foi produzido e comercializado entre 1982 e 1993, não percebi bem como é que a data de matrícula do seu (lino back2basics) pode ser 12/1994, contudo deixo em aberto para esclarecer. Aliás como referi, conduzi algumas vezes um 190E que o meu sogro teve durante uns bons 10 anos e tinha ideia que tinha sido dos ultimos a serem produzidos e mesmo assim datava de 5/1993.

  9. lino back2basics

    agora podes ver nas anotaÇoes especiais a data da 1ªa matrícula do carro, que foi a 01.12.1994, na alemanha e o carro foi legalizado a 13.01.1995. vou tentar ainda hoje postar uma foto do meu interior, pois até agora ainda nao vi nenhum com um espaÇo na consola central onde esteja ligada com a consola que se encontra entre os bancos, tipo a dos DB C220D, o que eu achei muito interessante no meu carro. se tiveres mais duvidas quanto a data do meu carro, avisa que eu amplio mais a data acima “duvidosa”.

  10. GO-FASTER

    Parabéns lino esse clássico parece estar em boas condições

    Quanto aos comentários não se pode dar importância a tudo continua-o a estimar bem ;);)

  11. RdcsVtec

    Mais uma vez, não entendo porque estás na defensiva, o mesmo para o go-faster! estamos a falar e a discutir ideias parece-me saudável. Refere alguma coisa de desagradável que eu tenha escrito contra ti ou alguém aqui. Mas opiniões todos temos, só estou a tentar ser coerente com o que penso mas não pretendo ofender ninguém. Quanto à data da matrícula, o que eu disse foi que segundo a marca a produção foi feita entre 1982 e1993 mas isso não significa que os stands não tenham ficado com stock e que foram escoando entre 1993 e 1994. Por isso eu disse poderias esclarecer, não disse que era mentira. Está esclarecido sem problemas.

  12. lino back2basics

    na boa, sim é verdade que a ultima data de produçao tenha sido em ’93, mas isso nao me impede de o meu carro ter a data de saida de fabrica em ’94. na paz, vtec, já agora qual é o bólide que conduzes?

  13. RdcsVtec

    BOas, ainda bem que ficou esclarecido 🙂 Não tenho intenção de ofender ou por em causa quem quer que seja. Neste momento tenho um fiesta e um civic coup.

  14. shereder

    muito boa gente o 190D sera sempre recordado por minha parte ate eu ter netos se deus quiser! eu ja tive um w203 e infelizmente tive um grande acidente que o levou a “morte” eu felizmente estou ca pra contar como foi! Foi por este motivo e nao dizendo que o w203 seja mau que comprei o 2.5 turbo mas em termos monetarios e falando mesmo em custos hoje em dia sai muito mais barato ter um 190D e faço a comparaçao em tudo mesmo acreditem! Apenas um exemplo.. A pouco tempo bateram me na minha reliquia e claro que fiquei chateado e o seguro deu me de aluguer um Audi A4 de 2010 (nao desfazendo tambem seria um bom carro) e eu notei uma grande diferença no conforto porque na verdade ainda fiz uns belos kms com o A4 mas depois deparei me que um carro de 2010 com motor 2.0TDI puxa tanto como a minha reliquia 🙂

    meus amigos quanto a este exemplo o meu “menino” ha de morrer nas minhas maos! 🙂

  15. Hattori

    Amigo Lino grande máquina, gostei quando referiste que este carro é “melhor” que os mais recentes, cheios de electrónica, também acho que agora os carros estão cheios de porcaria e por causa disso a perder a fiabilidade que dantes tinham sendo o 190D um dos 5 carros mais fiáveis do mundo, e porquê? mecânica simples e de guerra, Já que és de aveiro qualquer dia combinamos um café aqui do Motorespt ;;) abraçoss

  16. Hattori

    Ja agora perguntaste-me no Diário de Bordo do shereder que 190 tinha, eu não tenho nenhum ( infelizmente ) pois até posso dizer que precisava de um… o Shereder estava-me a dizer para ir lá a santarém era de Celica eheheh =)

  17. Miguel Lucas

    Já recebeu o 2din, confesso que não fiquei muito fãs porque vai contra o resto do “design” do carro. Apostaria em algo mais OEM, no entanto, percebo que o carro precise de se actualizar. hehe

  18. lino back2basics

    Miguel Lucas, eu compreendo que nao fique muito bem, mas o carro trazia as gavetas das cassetes e com um radio tipo o pioneer 88RS, como eu pretendia colocar porcausa do seu design clássico e sofisticaçao a nivel sonoro, nao ficaria muito bem, por isso optei pelo 2din (:

  19. Danip46

    que medidas usas nas rodas?? estou a vender umas molas rebaixamento H&R do meu 190D.. talvez te interesse.. eu estava com 195/50R15 e o carro ficava de tal maneira rebaixado que o piso dos pneus de trás entravam para dentro do guarda-lamas e a frente ficavam à porta xD é caso para dizer que quando o carro começou a andar aqui na minha zona era o unico 190D rebaixado e daquela maneira passado 1 mês começaram os outros. Houve um artista qualquer que viu o meu carro que veio a minha casa de preposito (devia de andar a perseguir-me) a perguntar quantos mm’s rebaixava!!

  20. megas

    se eu fosse ati , metia caixa de 5 velocidades e turbo de alguma versão mais recente junto com ecu e respectivo sensor maf , se o motor estiver bom nem precisas de mexer nos injectores mais um intercooler e aí sim ficavas com um 190d que te metia um sorriso na cara 😉

    mas de qualquer das maneiras parece bem tratado o menino sim sr. parabens

  21. vascorama

    Não desfazendo o modelo em questão, mas sim questionando….Hattori, onde leste esse artigo que afirma que o 190D é um dos 5 carros mais fiáveis do mundo?

  22. lino back2basics

    Danip46, o meu carro já está assim, quando o comprei ja vinha assim baixinho, simplesmente queria endurecê-lo um bocadinho mais, pois nas curvas ele ‘dá-se’ um bocado… mas primeiro vou arriscar meter umas jantes de 15′ personacom a medida 205/45 r15, salvo erro è a medida que ele tem no livrete tb.

    megas, eu já experimentei um 2.5td e isso sim mete um sorrisinho maroto na cara.. so que eu estava a pensar se nao seria melhor guardar este motor, dado que foi todo revisto e colocar um 5 cilindros TD mas ainda n conheci ninguem que fizesse essa alteraçao legalmente

    vascorama, lá por os 190 serem ou n considerados os carros mais fiaveis do mundo por trabalharem mais a base de mecanica e possuirem pouca electronica n quer dizer que os outros carros tb nao o sejam :p essa foi a unica explicaçao que já encontrei para o assunto em questao 😉

  23. Danip46

    Lino, as medidas que falas é as que uso agora.. 205/55R15(estao no livrete) quando as puseres acredita, vais adorar fica mesmo baixinho! xD

    o meu entre as rodas da frente e trás só lá cabia 5 dedos! e nao estou a exagerar
    quanto à fiabilidade na categoria diesel acredito sériamente que seja mesmo o mais fiavel até hoje

    Depois bota aí fotos para vermos como ficou =)

  24. angelosilva

    Boa.tarde.malta,
    Tenho.um.190d.de.1987,normal,sem.turbo,a.versao.limousine,feito.a.mao.em.portugal.
    Dizem.me.q.é.uma.versão.de.colecionador,mas.não.sei.ate.porque.d.carros.nada.entendo!!!
    Gostava.d.pedir.a.vossa.ajuda.para.saber.se.compensa.gastar.uns.bons.2000€.nele,porque.apesar.d.ter.grande.valor.sentimental.para.mim,gosto.dele,e.so.tem.perto.de.300.000km….digo.eu,so?!!!!
    Por.favor.peço.a.vossa.sincera.opinião,porque.são.sempre.2000€,e.ou.restauro.o,pa.ficar.lindo.mesmo,ou.compro.um.carrito.qualquer.com.esse.valor….obrigado.a.todos

  25. angelosilva

    Tenho.alguma.urgência,o.meu.polo.de.90?,ta.a.precisar.mesmo.d.descanso,coitado…obrigado!!!
    E.quando.falo.de.2000€,já.conto.com.umas.coisitas.como.rafio,colunas,nada.d.fora.d.serie,e.uns.extras.mais.atuais….ajudem.me?

Inicie sessão ou registe-se para comentar.