Criar Diário

Mercedes-Benz 190D

Antonio_Silva | | 12 Comentários | 5424 Visualizações

  • Marca
  • Modelo
    190D
  • Motor
    1.9
  • Cor
    Beje
  • Potência (CV/NM)
    75cv
  • Utilização
    Diária
  • Quilómetros
    854327
  • Data Matrícula
    1987
  • Consumos
  • Urbano
    5.7 l/100km
  • Extra-Urbano
    5 l/100km

Sobre o Carro

O meu pai sempre quis ter um Mercedes-Benz e à cerca de 2 anos adquiriu este, sim com esta quilometragem toda já foi táxi, claro, além de que só veio aqui para a ilha (Terceira-Açores) em 1996 (não sei com quantos Km). O carro era de um cliente nosso, o meu pai conhecia o carro e sabia que o seu antigo dono tratava-o bem em termos mecânicos (em chapa é que não, pena), dai o meu pai o ter comprado por uma “pechincha”. E não é que não nos desiludiu ainda em nada?

Quando o meu pai apareceu com ele, critiquei-o, por ter sido táxi, por ser um carro velho, não andar nada, etc, depois comecei a conduzi-lo e aí começou a minha paixão por ele também, comecei a tirar algumas curiosidades sobre ele e até o facto de ele ter estes km todos me delicia! (eu sei que ate pode não ser grande coisa para um 190D (se calhar) mas não se esqueçam que vivo numa ilha e este veio da Alemanha, passando pelo continente uns dias claro, directo para cá, acho.)

Pois bem, até hoje, devido à idade talvez e por ser carro de rua só tem mesmo uns podres, que em breve iram ser tratados. Na mecânica, recentemente, levou apoios de motor e um alternador novo.

Como já muitos devem saber, estes carros são espectaculares em condução, apesar de ter poucos anos de carta já conduzi variados carros e este “velhinho” para mim é um sofá com rodas, só me queixo do volante, que mais parece a roda de um tractor, ser grande e para as manobras e assim, torna-se estranho. Tem só quatro mudanças e pede que se saiba quando mudá-las, para tirar proveito de um arranque normal e sem grandes zoadas. O motor está cansado e não deixa de ser preocupação em termos de acelerações mais bruscas e assim.

Confesso que precisa de amortecedores dianteiros, mas mesmo assim, nada, não se sente grande diferença, acho que devido ao peso deste.

Irei dando notícias e mais imagens.

14-Dez-2011

Há uns dias foi dia de mudança de volante, como já tinha referido achava o antigo um bocado grande e bruto, então mudei, foi numa mudança de oleo que vi um 190E acidentado (dos EUA) e com ele ainda o volante, como o carro era de 90 e tal o volante e um pouco mais pequeno e mais fininho e todo em pele, gostei dele e já lá está, espero agora não me vir a arrepender! (sempre tenho o velho para remediar)

Aqui deixo uma foto 😉

Abraço.

Aspectos Positivos

  • Conforto
  • Bagageira
  • Consumos

Aspectos Negativos

  • Velocidade

Extras / Alterações

Motor

  • N/A

Audio

  • JVC

Interior

  • Luz presença e porta luvas LED

Exterior

  • N/A

12 Comentários

  1. Miguel Lucas

    Bem vindo António.

    Que excelente diário-de-bordo. É realmente um carro com um motor que raramente dá problemas, que faz KM’s que não acabam e com um conforto que mete alguns recentes num canto.

    Sempre que entro num taxi 190D, a minha primeira curiosidade é olhar para os KM’s hehe e surpreendem-me sempre.

    Estima bem a máquina, ela merece. E vai partilhando!

    Abraço

  2. Upl1nk

    Esse carro, é o carro perfeito! tanto o 190D como o 300d são carros que foram feitos á mão por senhores alemães com mãos grandes e cheias de graxa, bigodes grandes e repuxados. E sabiam exactamente o que estavam a fazer! Estima essa maquina! estou inquieto para ir buscar uma! Mas queria um 300d!

  3. Antonio_Silva

    Muito obrigado pelo comentário Miguel Lucas! Irei colocar mais fotos principalmente dos Km para verem que não menti! hehe

    Upl1nk, desde já obrigado pelo teu comentário, já vi que temos o mesmo gosto em “tanques de guerra”! (ahah).
    Já andei a ver uns 300d aqui na ilha, gostava que fosse o meu primeiro carro… Sempre que passo por um, fico espantado como eles não envelhecem! Espectaculares!

    Abraço

  4. MiguelGP

    Acredita numa coisa, já não se fazem carros desses !!!

    Ja deu imensas voltas ao “mundo” , e aqi continua , pena a caixa ser só de 4 , mas ai está ele para as curvas !

  5. STR921

    Boa tarde Antonio, à mais ou menos meio ano chegou à minha garagem a Mercedes C250 TurboDiesel (imagem de perfil) com 600mil e muitos quilómetros, de 96. Confesso que a minha reacção foi mais ou menos como a tua, pensei para mim, “é velha, tem muitos quilómetros, ainda por cima 250TD nao se mexe e gasta muito” … resta dizer que me enganei redondamente …

    ja tínhamos tido um Classe A140 a gasolina, mas nao e um grande exemplo de um mercedes; comecei a andar nela, e ate chegou a ser o carro do meu dia-a-dia ate a minha mãe se abituar a ela e roubar-ma (!!) , mudei de opinião em muito pouco tempo, fiz algumas viagens longas nela (algarve, monção, douro, etc.) e para o algarve fez media de 6.2L, e ate lhe calquei bem depois de Lisboa, para os outros sitios nao me lembro mas fez bons consumos também. A nivel de conforto e incrível, o meu pai ja teve um laguna e a diferença nao e rigorosamente nenhuma, ja tem alguns barulhos parasitas devido a quilometragem e a idade, e o volante e gigante também, mas compensa tudo com a brecagem que tem !! e também como o teu nota que nao lhe posso calcar muito na primeira e nao esticar muito porque ja e velhinha. ja teve de levar algumas coisas de mecânica devido aos anos, e curiosamente precisa de apoios do motor e ja levou o alternador, exactamente como o teu !!

    quando se entra nela sente-se o peso da estrelinha la da frente !! nao te desfaças dessa maquina, ai à uns dias tive a ver carros desses na net mas ainda sao muito caros pa minha carteira, se nao ja tinha comprado um !! portanto nao te desfaças dele que eu vou tentar nao me desfazer da minha, daqui a uns anos vão ser reliquias que nunca mais acabam !! fiquei um aficionado da mercedes sem duvida, agora nao quero outra coisa !!

    Abraço

  6. thesousa

    que maquina…

    tenho um amigo taxista que tambem tem um…

    o chassi ja conta com 1.200.000km o motor levou um novo a 150.000km. portanto o motor original fez 1.050.000 km …

    estima isso e um carro muito bonito e dura uma vida ou mais xD

  7. Antonio_Silva

    Muito Obrigado pelos vossos comentários!

    Não estou a pensar desfazer me dele, pelo contrário, vai levar um restauro no principio do ano que vem! Vamos recuperá-lo sobretudo em termos de chapa e pintura nova de outra cor!
    Sim já por muitas vezes entraram dentro do carro a pensar que era taxi!

    STR921 gostei imenso do teu comentário, mas e o teu diario de bordo sobre esse Mercedes? Quero vê-lo!! 😉

Inicie sessão ou registe-se para comentar.