Criar Diário

Fiat Punto

Joãomelo | | 350 Comentários | 23067 Visualizações

  • Marca
  • Modelo
    Punto
  • Motor
    1.2 8v
  • Cor
    Preto
  • Potência (CV/NM)
    60
  • Utilização
    Diária
  • Quilómetros
    142000
  • Data Matrícula
    N/A
  • Consumos
  • Urbano
    9 l/100km
  • Extra-Urbano
    6 l/100km

Sobre o Carro

FIAT PUNTO MK2 (188) de 2001

Estou registado aqui no Motorespt.com desde 2012 (data em que comprei o carro) e tenho escrito desde então, todas as ocorrências (upgrades, avarias, problemas e alegrias…) do meu primeiro e atual (2017) carro desde o primeiro dia.

Para limpar toda uma enorme descrição que aqui tinha (e para guardar as informações que podem ser perdidas pela atualização da página) deixo aqui o link de tudo o que tinha aqui escrito. Foram quase 20 mil visualizações e 10 mil palavras até ao momento, esperando que possam ser aumentadas, pois o punto está de boa saúde: >> https://goo.gl/ZA5pvG

\\ 2017 //

* Punto (188)
* Motor 1.2 60cv (44kW)
* 5 portas
* Comprado dia 18out2012 (com 114k Kms) a um preço inflacionado por ter sido comprado no norte interior, Lamego (3500e em stand, imaculado e com um único dono),
* É de uso diário, distâncias curtas ou médias.

Os primeiros meses após a compra foram um inferno, mas agora está bem estável, e a manutenção atempada, tem corrigido todos os possíveis problemas e há mais de 2 anos que não dá um único sinal de problema, sempre a andar, seja devagar, seja das 5k rpm para cima.

* Está calçado com pneus 185 60 R14 e pode calçar 195 45 R15;
* Tem jante de ferro (por gosto);
* Tem um Kit Coilovers FK, pouco rebaixado (apenas uns mms como se pode ver nas fotografias), visto que é um carro de cidade, paralelo, buracos e necessidade de subir um passeio ou outro. Troquei porque as originas estavam muito desgastadas e não aguentavam peso nenhum, permitiam o carro balançar e parecia um autêntico barco.

Futuro próximo:
* Nova chapeleira (sem colunas!);
* Modificar a jante para ficar com aba;
* Polir o carro.

Aspectos Positivos

  • Modo City
  • Estética e eficiência dos faróis
  • Manutenção barata

Aspectos Negativos

  • Chapeleira com peso a mais com colunas
  • Sem faróis de nevoeiro
  • Falta AC
  • Volante feio

Extras / Alterações

Motor

  • N/A

Audio

  • Rádio (apenas USB e SD)
  • Colunas traseiras Alpine
  • Pequeno Subwoofer

Interior

  • Um cheirinho bom! :)
  • Punho de mudanças em cabedal

Exterior

  • Coilovers FK
  • Procuro jante de ferro aba larga

Imagens

350 Comentários

  1. EmaZzoR

    Boas, em relação aos consumos penso que andem na media, eu antes andava num Peugeot 206+ que é um 1.100cc que era so usado para percursos urbanos e as medias também eram mais ou menos essas, falo pela minha experiencia que tambem é pouca, alguem entendido na materia poderia vir a dizer o contrario 😉
    Em relação ao carro, visto que estas a pensar fazer alguma modificação exterior, penso que esta um carro muito engraçado e com bom gosto e pouca coisa consegues por o carro mais bonito, so tenho pena é que seja de 5 portas xD
    Faz bom proveito 🙂

    Abraços

  2. Joãomelo

    Sim, hoje consegui chegar aos 12,8 km/L, a ver se continua a subir para gastar menos, que tá cara a gasolina x)
    Eu já vi carros iguais a este mas com parachoques mais “desportivos” e com um pequeno aileron, tipo uma palinha em cima do vidro traseiro, acho que ficam bem, mas assim também está bonito. Gostava também de trocar a jantes para umas de liga leve, mas com o tempo faço tudo, mas as opiniões são importantes, obrigado 🙂

  3. MiguelGP

    Carros a gasolina requerem sempre uma habituação , depois de conseguires dominar o carro , conseguirás fazer consumos um pouco mais baixos . Eu tive um Grande Punto 1.2 , o motor e o mesmo , e fazia na casa dos 6 a 7 litros , ao inicio andava nos 10/11 lts .

    Se levares este tipo de carro até ás 4 mil , começam a ficar com um ruído do motor algo interessante , claro que depois os consumos sobem . Mas é certo que tens motor para muitos km !!

  4. BkT

    Boas João,
    também tenho um destes, mesma cilindrada, 5portas tambem, quanto aos consumos (ja o tenho a 1ano) inicialmente andavam bem altos, agora que ja conheço o carro em circuito urbano consigo andar entre os 13-14km/l é só habituares-te ao carro como é gasolina baixa cilindrada abaixo das 1.5k rpm arrasta-se, o ideal é andar um bocado acima disso para se tiveres que puxar nao ter de ser sempre pé a fundo.

    Quanto aos parachoques que falaste tambem pensei nisso para o meu, isso sao os parachoques dos modelos de 3portas, os de 5 nao há com aquelas pequenas entradas de ar que dão outro aspecto ao carro.
    Radio tambem tenho o meu com uns ligeiros problemas, de resto tive 2 reparações, tubos de oleo dos travoes (apenas nos da frente, foram 35e) e um apoio do motor (o que está mesmo por baixo do motor perto da caixa, estava gasto e sentia umas belas pancadas debaixo do carro as vezes).

    Bons km’s, qualquer coisa apita 😉

  5. Joãomelo

    Miguel GP ainda estou a habituar-me, tirei a carta com um opel corsa 1.7 TD… um carro cheio de força que poderia conduzir sem fazer muitas reduções… mesmo que não fosse com embalo o carro subia em terceira uma rua relativamente inclinada… agora com este tenho de lhe meter segunda e as vezes primeira, e estico-a um bocadito, a ver se sobe porque se não estou feito ao bife, porque em segunda parece que vai a morrer, e então os consumos ficam mais altos aí…

  6. Joãomelo

    Boas BkT,
    então para esta versão de 5 portas não existem aqueles parochoques com entradas de ar? É pena, não ia ver isso para já, mas gostaria de meter…
    Em relação ao rádio, é antigo e é de cassete, mas esse não é o meu problema pois comprei uma cassete que tem um fio para ligar ao mp3/telemovel/ipad e que dá perfeitamente para o que preciso, mas o problemas são as colunas… as 2 de trás não funcionam (mas penso que nao estao estragadas), na frente as 2 do lado do condutor, estão razoáveis, mas as 2 do lado direito… simplesmente horriveis. Ruído por tudo o que é lado, mesmo quando é só fala… Enfim, mas já falei com um senhor que me vai ver isso. Pode ser que tenha sorte.
    Quais os problemas que tiveste com o rádio?

  7. MiguelGP

    Passa por aqui, e verás alguns bons projectos com carros iguais a estes .
    fiatclubpt.com

    São carros de motor franco a nivel de potência , não ia assim tão longe de ter que meter uma 1ºa para subir , a 2º já tinha força para isso , Cá para mim tens de ir tirar o carvão , tem as revisões em dia ?! Filtro ar, sempre ajuda a respirar melhor, logo terá outra desenvoltura, não muito é certo, mas respira melhor

  8. Schakal

    Tenho um amigo com um carro igual e é uma máquina de guerra autêntica. Tirando os problemas de embraiagem que já são conhecidos tens ai um carro para bastante tempo se estimado. Bons KM’s 🙂

  9. Joãomelo

    Eu acho que é mais a falta de prática do que realmente o carvão. O carro estava parado desde Maio, até agora. Quando peguei nele a embraiagem até estava meia dura… O carro sempre que vai à inspecção muda-se os filtros? O carro foi a inspecção e depois para o stand, por isso deve estar novo. Digo eu.
    Mas agradeço a dica, passo já na página da fiatclub 😉 Um abraço.

  10. MiguelGP

    O carro é de Stand ?! Tens de lhes perguntar quando foi feita a ultima revisão , ir á inspecção não significa nada, ainda para mais com pessoal de stand que já são conhecidos . Tens intervalos de tempo da dita manutenção , não me lembro bem, mas creio que aos 120 mil km tens de mudar a distribuição , procura no manual do carro , as manutenções que ele têm , convêm estares atento a essas situações .

  11. BkT

    Problemas no radio basicamente foi ele deixar de trabalhar do nada, ficou uma semana em silencio, depois começou a dar… tirou umas ferias xD tambem arranjei uma cena dessas mas é de por no isqueiro. Colunas so veio com as duas da frente, mas sao fraquinhas nao dá para ouvir o que gosto muito alto senao distorce o som todo xD

    Embraiagem, o meu levou uma nova antes de me vir para as maos entre muitas outras coisas, o mecanico antes de me passar o carro para as maos foi impecábel! A maior reparação que ele teve foi mesmo uma unidade de centralina que queimou, mas ainda tava no periodo de garantia do mecanico, dado que o carro ja me veio para as maos assim e ele ainda nao tinha descoberto o problema. Quando o motor aquecia basicamente desligava-se.
    Filtros e etc é mesmo melhor falares com o teu mecanico e ele ver isso porque é relativo, há coisas que precisam de ser mudadas de x em x km, correias, filtros e etc, mas um bom mecanico consegue ver se ainda sao peças de origem que tens ou nao…

    Que medida de pneus tens? tenho 165 mas os da frente são de uma marca rasca ja com menos de meio piso, digo-te que ontem a fazer a via norte (sou natural da maia – porto) a chover a potes sentia o carro muuuuuito instavel. proxima coisa é meter uns pneus novos provavelmente mais largos, vai mexer com o consumo mas prefiro ter mais um bocado de segurança que em leça já tive para fazer uma rotunda a direito a conta de piso com as primeiras chuvas da altura…

  12. BkT

    Uma outra coisa que quero arranjar mas ainda nao me dei ao trabalho de procurar é umas palas para os vidros, dado que fumo enquanto conduzo ando sempre com a janela aberta, mas tar sempre a cair agua pelo carro a dentro ainda vai dar direito a lixar-me qualquer electronica na porta…

  13. MiguelGP

    Bk T -O que tu queres são os chamados “chuventos” .

    João , confirma o verdadeiro estado do carro com o mecânico , pois a manutenção é algo importante para mais tarde não vir a ter dissabores e gastos dispendiosos .

  14. Joãomelo

    Bkt, o meu rádio também deixou de dar um dia… não ligava por nada. No outro dia estava a contar aos meus amigos que não dava e ligou do nada… não percebi também, mas andei la a ver tudo e mesmo assim não ligou. Até andei a ver na net o que poderia ser, mas nao encontrei nada sem ser o problema dos fusiveis do radio, mas ficou bem e agora esta a funcionar normalmente. Já andei bastante com o carro tanto devagar, como rapidamente e sempre se agarrou muito bem (em alcatrão recente e seco), penso que os pneus estão bons, agora em outras condições também não arrisco, nem costumo fazer vias rápidas. Não percebo nada de pneus como vejo o número (165 no teu caso)?
    No caso das palas ou dos chuventos não preciso porque não fumo.

    MiguelGp, tenho de ver mesmo pois não sei nada sobre o estado do carro, apesar de ele andar bem.

  15. BkT

    Exacto é isso mesmo, faltava-me o nome xD em alcatrão seco tambem agarram bem, dentro do que podem, a seco sei até que ponto posso brincar, mas se estiver piso meio molhado já é motivo para eu nao ter confiança no carro. Para veres a medida basta ires ao pneu tem lá escrito em relevo a medida será algo 1xx/xx R14, a tua jante parece-me ser 14 pela foto.

    tanto que é possivel fazer bons consumos que a fazer duas viagens em via rapida um destes dias o carro tava-me a dar uma media de 5l
    http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/644073_493981170625537_400859930_n.jpg deixo ai a foto que tirei a chegar a casa xD

  16. Joãomelo

    A jante é 14 e os número são 185/60 R14… o primeiro número é o tamanho do pneu e o segundo o da largura? E os pneus são qualquer do género “WANLY” isso será bom? eheh

    20, 6!! Média inferior a 5, muito bom mesmo. Mas a que velocidade ias? 120 km/h ou menos?
    (o rádio deixou de dar! não liga, nada! zero! eheh tal preguiçoso)

    E umas perguntas… será que o carro pode levar pneus mais grossos, porque estes parecem-me fininhos. E pode levar jante de qualquer tipo? Por exemplo esta daqui d’um utilizador do motorespt http://www.motorespt.com/wp-content/uploads/diarios_bordo/1451_7993/rsz_dsc02221.jpg?

  17. BkT

    Amanha posso-te dar uma melhor certeza acerca disso, mas 185 acho que é a medida maxima homologada no nosso modelo. Mais largos do que isso tens de homologar para ficar legal (passar em inspecções e eventuais paragens stop). Mas em termos de pneus parece-me que estás bem servido. A imagem que mostraste são pneus 215 de jante 17… não é para o nosso bichinho xD ficava muito alto, ia parecer um jipe e ia balançar por todos os lados.. já assim acho que o nosso é alto demais, menos 2centimetros nas molas devia dar outra condução ao carro..
    Quando o meu radio “morreu” fiz-lhe tudo, tirei-o, limpei as fichas, limpei o radio, o fusível e etc mas mesmo assim ele ficou mais uns dias mudos xD são temperamentais ahah

    Sim, foi a fazer viagens na ronda dos 100km/h um pouco mais, mais do que isso nao valia muito a pena porque ali o maximo é 70 e não vale a pena um dia destes ter uma multa no correio xD mas ja tem vindo a baixar tá perto dos 16km/l andando em transito baixa logo!

  18. Joãomelo

    Sim, eu não estava a dizer aquelas mas umas mais pequenas e adequadas ao nosso carro, será que é possível e fica bem? O meu rádio já não funciona outra vez… não o percebo, nem sinal de vida dá.
    Ya, tá fixe, as tuas médias estão muito boas, mas minhas andam sempre abaixo dos 13 … a ver se consigo subi-las até la, mas também se meto mudanças mais altas dps o carro também não se mexe… ehehe parece que vai morto. Tenho de ir fazer revisão porque pode estar tudo muito usado e não ter o rendimento que deveria ter.
    Agora aconteceu-me uma coisa inesperada, foi treinar e levei o carro, deixei o carro no estacionamento (o que vale é que era deserto) e tranquei o carro com a chave. Quando cheguei dei conta que só tinha trancado a minha porta, vá lá não me roubaram nada. 😐
    Mas será que isto tem de ser composto no mecânico ou vai ao sitio sozinho, como o rádio? Já me está a chatear o carro x)

  19. MiguelGP

    185 60 , prepara-te que quando mudares de pneus , quase que tens de vender o carro . essa medida é muito cara mesmo !! Custa quase o mesmo ou mais que o meus que são 205 …
    Nesse carro creio que podes colocar até 195 … quando tiveres o “livrete” verás no campo “anotações especais” as medidas que poderás colocar, se não estou em erro dá 195 com jante 15 , o perfil não sei .

    Um dos grandes problemas desse carro , é que alguns ainda nem têm ABS , com chuva , só pára quando bate … (é um exagero claro, mas é para ter cuidado)

  20. Joãomelo

    185 60 são muito caros? Então compensa meter 195 em relação preço, se for possível colocar essa medida. O livrete é um livro pequenino dobrado em três? Chegou aqui há dias isso. Tenho de ver.

    Como posso saber se tem ABS ou não? Mas também com chuva não arrisco nada… ainda por cima existem muitas ruas ainda com paralelo (já todos gastos) aquilo escorrega que é uma coisa doida até secos. Mas tenho de ver isto tudo.

  21. BkT

    O do meu pai tambem faz isso com ao trancar a porta com a chave, só a do lado do passageiro tranca as portas todas… tem a sua logica, se pensares bem.
    Pode-se meter até 195/45 R15, sinceramente acho um erro tar a investir tanto em pneus e numas jantes para um carro como este, dai nunca ter mexido em nada estético no meu. Como o teu tem tampões, arranjar umas R14 baratitas mas engraçadas não era mal pensado, mas é primeiro carro ainda vais ter que ganhar pratica, bater com rodas nos passeios e tal, vai ser para lixar uma jante em pouco tempo, por isso aconselho-te a deixares as jantes para outra altura.
    ABS não tem infelizmente xD tens de aprender a travar com o motor, principalmente neste tempo de chuva e tal.

  22. MiguelGP

    Para saberes se têns ABS, no painel de instrumentos, creio que no quanto inferior esquerdo, dás á chave, se aparecer o ícone do ABS em laranja, tens ABS, se não acender, esquece , não tens .

    Sim o livrete é isso mesmo .

  23. Joãomelo

    Pois, tenho de ver como trancar em termos, não vá deixar o carro aberto assim no meio da cidade x)
    Em relação a bater com a janter não é o problema, pq tenho estacionamentos fáceis perto de casa e estaciono sempre com máximo cuidado, nem costumo bater no passeio. Mas também não vou meter as jantes agora, estava apenas a pedir uma opinião vossa que já tem experiência neste ramo. 🙂
    Para travar com o motor, tenho que baixar a mudança para que as rotações subam rapidamente? Por exemplo, se for a 80 km/h em 5ª , travar lentamente e chegar aos 40km/h e tiver que travar com o motor para auxiliar os travões, se reduzir para 4ª não faz muita diferença, devo reduzir directamente para terceira (ou para 4ª e 3ª sequencialmente) ou reduzo apenas para 4ª? 😐

    MiguelGP, pronto o livrete chegou-me aqui há dias, depois vejo mesmo se é possível usar pneus maiores. Em relação ao ABS, no painel de instrumentos… népia, nunca lá apareceu. É pena, estive a ler e tem muita eficácia nas travagens, … é andar devagar, tá visto.

    Obrigado, um abraço 😉

  24. QMaia

    Investe um alarme simples, tranca-te logo todas as portas e da jeito…

    Isso de batidas e coisas assim acontece… começaste agora a conduzir, logo é perfeitamente normal ir um espelho a vida, raspar uma jante ou ate mesmo amasar e arranhar a pintura algures…
    Por isso nao se aconselha carros novos como primeiro carro.

    Isso de travares sem ABS é teres maior cuidado na maneira como usas o pedal…tens que travar aos poucos, senao bloqueias os travoes…se fores sempre a carregar, mesmo que seja para travar devagarinho vais sobreaquecer os travões e podes ficar sem eles.

    Travar com o motor é usar uma mudança abaixo da que tens em conjunto com os travões…
    Como dizes, ir a 80km/h, abrandar um pouco com os travões, meter a 4º, travar mais um pouco, a rotação vai cair um pouco, quando isso acontece metes logo outra mudança abaixo, vais reduzindo a velocidade com os travoes, a rotaçao cai mais um pouco, metes segunda e vais travando aos poucos ate parar…
    Atençao que ao travar com o motor tens que usar a embraiagem com cuidado, nao podes a levantar rapido, tem que ser devagar..

    Embora apesar destes conselhos todos, posso te dizer ja que a melhor forma de aprenderes a lidar com o teu carro é com tempo e pratica.

    Ja agora…porque usas os farois tao baixos na posiçao 3?

  25. MiguelGP

    QMaia , estes carros têm um defeito no sistema de regulação de faróis, pelo menos para mim é , por exemplo neste caso ele têm na posição 3 , se desligar e depois voltar a ligar, volta há posição 0 , basicamente tens de andar sempre a regular, ou então andas sempre na posição 0 . Não faz muito sentido ser assim, mas pronto . No Grande Punto corrigiram isso .

  26. Joãomelo

    QMaia, tenho de ver em relação ao alarme para trancar as portas… hoje tive 20 minutos até conseguir deixar as 4 trancadas. Andei dentro do carro a fechar uma a uma… elas destrancam-se sozinhas. Todas abertas, com a chave do meu lado, fecha e abre novamente, no lado do passageiro não funciona. Grrrr 😐 que nervos.

    Em relação a travagens, não é então aconselhável (numa descida longa) vir sempre na mudança mais alta possível e ir sempre travando, usando os travões certo? Ainda me estou a habituar, mas já experimentei hoje 🙂 Se largar a embraigem rapidamente é mau? Dá aquele solavanco…

    Os faróis, não percebo muito bem, deve ser o que o Miguel GP diz deve voltar ao zero, mas estavam em 3 porque o carro baixa muito quando vai pessoal atrás, então os faróis ficam quase a apontar para o céu! x) Então baixei 🙂 Mas digo já que não noto muita diferença.

    MiguelGP em relação ao livrete tem lá o 195/45 R15, mas assim o pneu fica mais pequeno e mais grosso? Ou fica da mesma altura do que tenho?

    Em relação ao ABS vou travando devagarinho e apertando aos poucos, mas nunca cheguei ao ponto de travar até bloquear as rodas. megas, travo rapidamente aos poucos é?

  27. QMaia

    Em descidas é engrenar uma mudança baixa e deixar o carro ir e se necessario travar…
    Se fores a travar por la abaixo acabas por sobre aquecer os travoes e ficares sem eles.

    Solavanco e nao so, podes estragar a embraiagem ao “espetares” uma rotaçao diferente num andamento mais lento…por isso levantas mais devagar ate o motor se “habituar” e ir reduzindo.

    Isso dos farois, mesmo com pessoal é um pouco estranho baixar assim tanto e nao notares diferenças quando esta normal.
    O aconselhavel é andar na posiçao 1, consegues iluminar mais longe e ver melhor, mas claro depende de carro para carro.

    Nao é travar rapidamente aos poucos, sobreaqueces os travoes
    Estavas certo na tua primeira premissa.
    É travar de forma firme devagar, mas suave, aos poucos ate parar.

  28. QMaia

    Isso das portas é normal so dar na porta do condutor, quase todos os carros sao assim.
    Ja experimentas-te rodar a chave 2x ou segurar um pouco nela ao fechar?

  29. Joãomelo

    QMaia,
    Da próxima engreno uma mudança mais baixa… mas não aumenta os consumos?
    Até agora tenho sido um bocadinho bruto com a embraigem, tenho de acalmar os pés x)

    Em relação aos faróis, penso que é quase igual, mas eu vejo melhor quando sair de noite para uma voltinha.

    Para trancar o carro costumava meter a chave do meu lado e simplesmente trancava. Agora apenas tranca 1 porta! Entro pela porta de trás e tento fechar manualmente todas as portas, mas apenas dá nas de trás visto que a da frente do lado direito não deixa trancar, e quando deixo tranca todas e passado um segundo destranca-as. Uma confusão danada. Por fora com a chave do lado direito não mexe, nem para um lado nem para outro… não serve para nada, é como se não existisse. |:
    Hoje para trancar, tentei fazer isso tudo mas só consegui com o método normal, sair do carro e trancá-lo com a chave, mas só depois de várias tentativas. Tentei segurar um pouco na posição para trancar e mesmo assim nada, a maneira que consegui foi trancar e tirar a chave rapidamente. (mas antes tinha feito assim e não deu, deve ter algum problema 😐 muito estranho)

    Obrigado, um abraço 😉

  30. Joãomelo

    Apenas mais uma coisa, por vezes quando ligo o carro (e ainda parado) ouço uns líquidos a escorrerem durante alguns segundos… parece mesmo água a cair, já verifiquei e não sai nada fora do carro, pode ser ignorância minha, mas não faço ideia o que pode ser e ouve-se bem muito bem (parece uma fonte). Primeiramente, até pensei que fosse água de uma tampa de esgoto que estava no local. Mas não acontece sempre. 😐

  31. QMaia

    Cada vez mais o teu carro parece o amaldiçoado Astra em que eu aprendi a conduzir e ensinou-me quase técnicas de corridas e sobrevivencia para o conduzir xD. Foi um daqueles carro a “Homem” que marca uma pessoa para sempre.

    Eu nao quero te desiludir nem aborrecer, mas nao achas que esse carro tem uns problemas a mais?
    Nao me parece tao estimado quando pensas…se foi o vendedor do stand que te disse isso, ainda podes vir a ter mais algumas surpresas desagradáveis…ja estou bem queimado na compra de usados…

    É assim…isso do travao com o motor é evidente que vai fazer subir os consumos, mas nao é algo que tens de fazer a toda a hora, so quando precisas de travar um pouco mais rápido ou numa descida…
    Eu tambem ja tive e ja conduzi carros sem ABS e nao é algo doutro mundo…exige uns cuidados, nada demais…

  32. BkT

    João isso dos barulhos dos liquidos é perfeitamente normal, ouves isso no carro a frio quando metes a trabalhar… é normal nos carros a gasolina (nos a gasoleo nunca prestei muita atenção, tambem não são muitos os que andei). O meu faz isso e sempre notei isso nos do meu pai que sempre foram a gasolina. Explicação não te sei dar por enquanto, posso tentar fazer uma investigação um dia destes xD

    Agora isso do trancar portas é que me preocupava um bocado, o meu por acaso veio com alarme, o do meu pai de momento tá com o alarme danificado por isso ele tem de fechar manualmente as portas, a porta do lado dele so abre/fecha a respectiva porta, mas do lado do passageiro acciona as portas todas, é o normal. Deverás ter algum tipo de avaria no sistema do fecho, pode ser da cablagem que esteja eventualmente com um fio traçado (acontece raramente com o uso das portas, abrir e fechar). Não é propriamente normal, mas diga-se passagem que temos um fiat, não é conhecida por ser a marca mais fiavél xD era por isso que queria um carro japonês quando comprei, mas apareceu este negocio e nao tem corrido mal até agora.

  33. MiguelGP

    Bem vamos lá tratar aqui de umas coisas .

    195/45 R15 , ficas com um pneu mais largo, e com o perfil mais baixo , o carro fica certamente com outro aspecto bem melhor .

    Esses barulhos dos líquidos que vocês ouvem, é normal , no GP também me acontecia isso , é quando se roda a chave, e é transportada a gasolina até ao motor , visto que quando o carro está parado, o circuitos de injecção e bomba, estão parados , e não é só a frio que acontece .

    O problema com as portas , se tens garantia, vais ao stand e apertas com eles, para que te resolvam isso , mas nesse carro não sei como funciona o sistema , os meus sempre tiveram comando por isso o manual nunca era utilizado . Mas podes tirar dúvidas consultando o manual do carro , lá deve explicar com a coisa funciona

  34. Joãomelo

    QMaia, eu não sei se ta amaldiçoado ou não, mas quando veio estava impecável, e as coisas começam a agora a notar-se, mas também se reparam automaticamente x), há pouco trancaram-se as portas todas à primeira |: fico sem perceber nada.

    Em relação a descidas irei fazer dessa maneira dependendo da estrada e condições 🙂

    BkT, fico mais descansado ao saber que o barulho dos líquidos é normal, pois nunca tinha prestado atenção, por isso nunca tinha ouvido, agora que conduzo noto mais estas coisas…
    As portas daqui a pouco já devem dar outra vez um problema, tenho que ver o caso do alarme, dava jeito.. não é que roubem, mas assim fico mais descansado (apesar de o conseguir quase sempre ver da janela XD) Fiat não é marca mais fiável? 😐 ehehe, nunca gostei de fiat e sempre tive outras preferências, mas penso que tem de estar tudo em ordem na mesma.

    MiguelGP, concordo completamente, a jante ocupa mais espaço e o pneu menos (mais fino), certo? Mas só ficaria com melhor aspeto se fosse jante de liga leve, não curto nada disto dos tampões…
    Então se o barulho é da gasolina é bom sinal, quer dizer que tem x) eheh
    Em relação à garantia é apenas mecânica, motor e caixa… penso que isto não esteja incluido, mas também tenho de fazer a revisão total ao carro numa oficina, como vocês me aconselharam, pois não sei como o carro está nas partes que não consigo ver. 😐
    No caso do manual… está tudo em italiano! Nem dá gosto ler nada.

    Mais uma questão de novato nestes assuntos :b
    Devo subir mudanças mais ou menos a que rotação? Eu tenho trocado, depois das 2000 e antes das 2500… mas às vezes troco um bocadinho mais cedo porque é a subir e o carro tem de ter a potência toda pronta, pq andar a 20km/h a subir… Grrrr 😐
    Tem algum problema para o motor, ou outros componentes, puxar pelo carro até ao redline?

  35. MiguelGP

    Não, pneu 195 , é bem mais largo que os teus, 165 , é uma boa diferença, e já é um pneus com medidas consideráveis para esse carro . Terás outra estabilidade , agarra mais á estrada , e os consumos não serão assim tão afectados quanto se pensa .

    Eu com esse motor, depende onde andava era entre as 2 mil e as 2.500/3 mil , antes das 2 mil por e simplesmente não tens motor , a partir das 2.500 dá para esticar um pouco a coisa . Não sou pessoa de levar o carro ao red line , levei uma vez o GP ao corte , fiquei parvo com aquilo, fez o corte ás 6 mil rpm , mas fiz pq havia segurança para tal , e sabia o estado da mecânica do carro , se fazes isso muitas vezes poderás ter dissabores , não é aconselhável

  36. Joãomelo

    Os meus são 185… talvez seja por isso que os consumos nunca chegam aos 13km/litro que tanto tenho tentado x) Talvez se tivessse 165 conseguisse, mas não quero 🙂

    Sim, o carro parece que ás vezes não tem força, é por isso que estico um bocadinho mais… perguntei sobre o redline porque não fazia ideia, não costumo fazer… no máximo (e ja a puxar bem) é as 4000 que vai, mas tento sempre mudar antes para ser económico, mas o carro parece que não anda mais x) eheh

  37. QMaia

    É natural que o carro nao seja tao rapido em estradas abertas…esta equipado com um motor pequeno com uns cavalos modestos para andar em cidade.

    Geralmente os carros sao assim… so passado um tempo da compra é que começam a surgir os problemas, por isso o pessoal aconselha a ires a uma oficina para darem uma vista de olhos antes de começares a investir no carro.

    Isso da marca é sempre aquela longa discussao… eu pessoalmente tambem nao gosto de Fiats, salvo o 500L e a Strada, nao me transmitem muita confiança a nivel de qualidade e odeio o 1.3 Multiject que tao teimosamente insistem em usar em todos os modelos da marca.

  38. MiguelGP

    Isso das marcas é daquela discussão que não chega-mos a lado nenhum . Cada um têm aquilo que pode/gosta e pronto .

    Se conduzes há pouco tempo, ainda bem que tens esse carro, assim não te esticas muito ahah

  39. Joãomelo

    Pois, a ver nestes dias se o rádio volta a dar e se as portas não voltam a dar problemas (hoje fecharam que é uma maravilha)… e a ver também se não dá mais problemas destes de meia tigela.
    Também é o meu primeiro carro por isso, sem problemas, no segundo compro já um mais jeitosinho e mais próximo do meu gosto. E esta potência já é demais se o esticar todo. x)
    É ter cuidadinho. eheh

    Um abraço 😉

  40. QMaia

    Mas olha que ter um carro com problemas como o primeiro carro é uma coisa boa, pois aprendes como lidar com eventuais problemas que possam surgir em outra compra e até os resolver.

  41. BkT

    Por falar em problemas, uma GRANDE falha que notei no meu: no inverno passado furei eram 3horas da matina, um frio do caraças mas pelo menos nao chovia, fiz tudo normal como indicado (ja tinha mudado pneus antes a outros carros nao é coisa que me assuste) mas nunca me deparei com a situação que estava metido… O pneu suplente é daqueles fininhos e solidos com limite de velocidade (aposto que o teu tambem é assim, porque um pneu normal nem ficava bem encaixado na mala). O que se passou foi o seguinte, os parafusos das jantes normais são demasiado grandes para aquela jante do pneu fininho, ou seja, ao apertar a roda ficava com os parafusos a bloquear as cintas (foi na roda traseira) e a roda nao andava.
    Dá uma vista de olhos na mala a ver se tens um conjunto extra de parafusos pequenos, porque no caso de furares podes-te encontrar numa boa trapalhada… por acaso tava mais um carro de um colega comigo viemos a minha casa que era perto, mas o meu pai não atendia o telemovel se tava sozinho ia ser bonito xD

  42. QMaia

    Eu odeio pneus de emergência… obrigam mesmo a muitos cuidados…mas infelizmente agora é tudo pneus de emergência ou kits de reparação…
    Creio que esse pneu de emergência não devia ser desse carro, geralmente eles vem direitos com as restantes peças.

  43. MiguelGP

    O megane é assim , tenho pneu de emergência mas de dimensões normais , só que a jante têm outra furação, mas tenho as porcas necessárias para isso .

    Mas é estranho esse carro trazer esse pneu

  44. BkT

    Pois, não sei se foi falha de quem me vendeu o carro ou os donos anteriores aproveitaram para ficar com os parafusos, de qualquer das maneiras resolvi logo a situação na manha seguinte, ao meter 2 semi novos atras falei com o homem e ele arranjou-me 4parafusos com a medida certa por 5euros xD

    Não é muito anormal, afinal de contas já são carros de 2000 para a frente, o meu é de 2002, já apanharam mais normas de segurança que os puntos anteriores, mesmo esses é o pneu de bicicleta que trazem se não estou enganado.

  45. Joãomelo

    Em relação ao carro com problemas é bom para ir aprendendo, mas também é uma valente porcaria. Só espero não ter muitos se não dou dois biqueiros no carro e meto-o no caixote do lixo x)

    Nunca vi o meu pneu suplente com olhos de ver, da próxima lá vou ver se tá tudo em ordem, não vá ter um furo e depois estar tramado!

  46. QMaia

    O meu nao sei quanto a furaçoes, mas é de emergencia de 16′ quando o meu tem de serie jantes 18′ –‘

    Pode faltar a caixa com as porcas…alguns carros trazem algumas ferramentas dentro de um molde de esferovite que encaixa no pneu.
    Mas é anormal ter um pneu suplente com furações diferentes das que sao usadas no carro.

  47. QMaia

    Nao quero estar assustar ninguém nem a criar nenhum ideia ou preconceito, mas eu pessoalmente nao confio em carros usados… ja fui bem queimado nisso, o que me motivou a comprar novo…apesar que se soubesse como a economia ia ficar, nao comprava…

    A compra de um carro é como um sorteio…tanto podes ter sorte como azar…

  48. Joãomelo

    Tenho de ver… eu sei que é preciso ter sorte, mas este tem garantia e foi muito maiiis barato que um novo… e estou a falar dos novos fraquitos que custam 12,13 e 14 mil euros. Pq se for no teu caso, deve ter sido mais caro que isto! E mesmo assim, sempre me disseram que é preciso ter sorte até num novo. 😐

  49. MiguelGP

    QMaia isso é relativo, tanto podes ter sorte como muito azar num carro 0 Km , é preciso é ter sorte e ir tratando bem o carro , que ele assim não nos prega rasteiras .

    Já que se fala no pneu suplente, convém de tempos a tempos verificar a pressão do mesmo, pois pode fazer a diferença entre ser um pneu suplente , a ser mais um pneu sem ar

  50. QMaia

    Por isso eu disse que era como um sorteio… nao disse que os novos nao davam problemas, apenas tem menos probabilidades de ter problemas…
    Alias eu comprei um carro com garantia de 7 anos por algum motivo.

    O meu caso, nao faças caso dele… é uma longa historia…

  51. BkT

    No caso do João, pode ser que os parafusos que ele use nas rodas sirvam para o pneu suplente, afinal ele tem jantes de tampão, são mais finas que uma jante de liga leve. É o caso de ele dar uma vista de olhos e informar-se. O carro descobre-se aos poucos, acho que estamos a ser uma boa ajuda nesse aspecto.

    Quanto ao comprar carro novo ou não, varia muito conforme as ideias das pessoas… Este que tenho fui eu que o paguei, carta e etc, não tive ajuda de ninguem, continuo a não ter mesmo estando desempregado de momento (tenho 22 anos não anda facil arranjar algo). Na minha visão das coisas, mesmo que os meus pais tivessem muito dinheiro, nunca iria querer um carro novo inicialmente, um semi-novo já era muito bom… afinal de contas a verdade é, que o primeiro carro é sempre para andar a dar toques e batidelas até aprender … Agora um condutor já experiente, se tiver oportunidade é claro que um carro novo tem mais fiabilidade que um usado, mas nao significa que nao passe semana sim semana não com o carro na oficina, a unica vantagem é que tem garantia da marca…

  52. Joãomelo

    “O carro descobre-se aos poucos, acho que estamos a ser uma boa ajuda nesse aspecto.” – Uma óptima ajuda…melhor não podia ser, tenho 18 tirei a carta ainda nem um mês fez, tenho um carro nem há 2 semanas, vivo apenas com a minha mãe que não conduz, ou seja, não tenho experiência quase nenhuma de carros a não ser a que leio e vejo, por gostar muito de automóveis e motores. Nunca tinha tocado num carro antes da escola de condução que foi mais ou menos há 3/4 meses. Ehehe 😀
    Já descobri muitas coisas e espero vir a descobrir mais…

    Em relação aos carros usados/novos, comprei um usado e acho que fiz bem (por pouco que comprava um semi-novo ou novo) porque é o primeiro carro e são as primeiras experiências, e como vocês disseram é muito normal tocar com as jantes nos passeios, perder os espelhos… e é verdade, então num carro novo era muito grave isso acontecer, apesar de conduzir todos os dias e ter corrido tudo 5 estrelas. Se este carro não der problemas, talvez o troque daqui a 2/3 anos, e gostaria de trocar porque me encho rapidamente das coisas e gosto de experimentar outras e mesmo assim acho que troco por um usado, pois há muito boas oportunidades com esta crise e acho que o preço compensa muito em relação a um novo. (talvez mude de opinião daqui até lá.) Mas também digo isto porque gosto muito de BMW, que são muito caros novos, e usados já são mais acessíveis e porque gostaria de ter um Golf IV, que neste caso só usado mesmo porque já existem os Golfs mais recentes.

    Mas pronto agradeço a ajuda que me têm dado nestes primeiros dias e também estou cá para ajudar caso saiba/consiga 🙂 Um abraço.

  53. BkT

    Olha quanto aos espelhos não precisas preocupar-te muito, custam 14euros um completo da marca, ja meti um do lado do condutor e uma vez a desviar-me de um animal que nao me cedeu passagem o espelho do lado do passageiro teve quase a ir a vida tambem…

    Tambem faço intenções de no proximo ano ver se consigo mudar de carro, isto se conseguir arranjar um emprego estável, gosto do carro, não me tem dado muitos desgostos, mas não é carro que me satisfaça… Por acaso falaste em carros que tambem me agradam, BMW adoro os e46 e series seguintes, mas o problema é que a assistência da BMW sabe-se que é cara… Um Golf IV o meu pai anda com um negocio pendente num, mas é um 1.4 gasolina, pouco mais anda que o Punto e bebe mais, mas tem outra estética. Gostava de mudar para um diesel turbo, ibiza, golf, astra… Poupar um bocado em gota mas ter um bocado de pontencia guardada xD Quando comprei o Punto ainda vi uma Ibiza 1.9 tdi de 95, mas comecei a ver o interior e motor vi logo que ali havia rato para aquilo estar aquele preço, nem cheguei a marcar test drive porque sabia que provavelmente me ia estar a meter num cancro para andar sempre com problemas…

  54. Joãomelo

    Eu acho todos os BMWs lindos, menos os compacts e os gigantes series 5 de volta do ano 2000 até 2004/05… de resto todos lindos, incluindo o E46 :vénia:
    Eu acho o Golf IV o mais lindo de todos os VW… mas seat, não curto muito.
    Quanto era esse ibiza 1.9TDI? Eu, 5 dias antes de comprar estava indeciso entre um Opel Corsa 1.7TD de 2001 cinza e um Audi A4 1.9 TDI de 1996 vermelho… ambos com força, pelo menos mais que este que tenho x) e custavam a volta de 5000 euros, talvez menos um bocadinho, mas com garantia e essas cenas todas.

  55. Joãomelo

    Mas pronto, um era de Castro Daire e outro de Viseu… eu sou de Lamego. era mais dificil ir lá busca-los mais tarde e depois se tivessem problemas 😐 Vi muitos mais em muitas terras e acabei por comprar este no stand à porta de casa!
    Em relação ao Punto, o rádio ainda está a dormir, deve ser do frio e as portas já estão a trancar bem (:
    Os consumos, apesar de à volta de 12,5km/l não estão muito correctos, pois meti 20 Euros … cerca de 13 litros e não fiz 100 kms… 😐

  56. BkT

    Aquilo é uma estimativa, não é 100% certo, se uma ou outra vez puxares mais pelo carro ou manobras de estacionamento e tal, a media não mexe muito estando ela assim como está, mas instantaneamente estás a consumir mais. Lá está, é uma média xD

    A ibiza estava a 2.500 ele já me baixava aquilo para os 2000, tava numa de querer despachar a carrinha. Mas estava mal estimado, embora o meu tenha umas marquitas de cigarro no acento e no suporte de copos (devem ter deixado cair la pontas de cigarros) não me incomodou, a ibiza tinha mesmo marcas na consola, na porta, no apoio de braço… O que me fez desistir imediato do negócio foi os vidros traseiros, no site pareciam estar com pelicula, até aí eu aceitava porque provavelmente era uma coisa que fizesse num carro daqueles, mas não era, era tinta preta -.-‘ ainda para mais os vidros estavam raspados para a tinta ter onde agarrar… 3 vidros novos? que tombo na carteira xD

  57. Joãomelo

    É uma média, maaas se gasta, vamos fazer a 10 Litros aos 100… e se eu meti 14 litros e nem 100 kms fiz… e o ponteiro já foi a correr para o “E”… Mas pronto, é comprensível 🙂 Para nem falar, do nivel do combustivel que nunca esta num sitio certo, devido a inclinaçao… está ou há de estar a 1/4 ou na reserva quase no final x)

    A tinta preta devia ficar espectacular! eheh, cada engenheiro x)
    Mas era um particular certo? Aí é mais dificil, eu vi de todos os sítios, mas só falei com stands, para ter pelo menos uma garantia… carros é tramado!

    Um assunto não relacionado… é a gasolina! Já li milhares de opiniões e não sei em que fique. O caso é a gasolina dos supermercados ou dos postos galp/repsol…
    Os preços são mais baixos nos postos de supermercado porquê? A gasolina gasta-se mais rápido?Desgasta mais o motor do que a gasolina de “marca”? Ou qq coisa assim do género?

  58. BkT

    Não era carro de stand mesmo… O animal que fez aquele serviço ainda para mais tinha deixado tinta nos plasticos e o caraças, a mala tava uma valente cagada…

    Gasolineiras… é como os produtos de marca brancas nos supermercados, umas bolachas de marca e umas iguais de marca branca nunca sabem ao mesmo… Costumo meter gasolina na Cepsa/ Total, são preços acessíveis e qualidade media (hoje meti-lhe 20€ tava a 1,55+-), quando meto no Jumbo por exemplo, noto diferenças na resposta do motor, embora seja um motor fraquito, o meu ainda perde força por um sitio qualquer, ainda nao descobri, penso que seja velas ou algo relacionado com isso mas ainda não me dei ao t€mpo de ir falar com o mecanico para ver ao certo a origem do problema, apenas nos arranques tenho de dar um pouco mais de aceleração ou fazer um tap tap ao acelerador ao arrancar. Tenho um primo com um Colt 1.6 16v que ao sair da gasolineira do jumbo o carro morreu, gasolina tava com depositos levantados ou o caraças. O mesmo já se passou com amigos do meu pai, já ele insiste em ir lá e para já tem-se safado, até um dia ter que me ligar para o ir buscar ahah xD

  59. QMaia

    Combustiveis Low cost levam so o minimo dos minimos em termos de aditivos para passarem o teste de qualidade. Sao combustiveis de 2 qualidade, ou seja produto que nao é suficientemente bom, mas “aceitável”.

    Ja fiz umas experiencias num jipe antigo que tinha e comprovei os resultados com contas e claro com o feeling do motor.
    Em termos de autonomia, por low cost e por combustivel normal, dá quase para fazer os mesmos quilometros, porque aquele a mais que metes do low cost acabas por o consumir visto que o combustivel é mais fraco e tens que puxar um pouco mais pelo motor.

    Pessoalmente acho uma enorme asneira meter combustiveis low cost, pois vai destruir o motor aos poucos devido a falta de aditivos que ajudam na lubrificação e limpeza do motor.
    Usa este site para veres preços de combustiveis a tua beira:
    https://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/

    Gasolineiras perto e/ou no centro da cidade costumam ter os preços um pouco mais baixos, especialmente as bombas da BP.

    A questao do preço prende-se por serem combustíveis de 2′ qualidade, como muita gente mete combustivel low cost conseguem uma margem de manobra maior a nivel de preço e ao contrario de as gasolineiras convencionais, so tens uma pessoa ou duas numa cabine para te atender, nao perdem dinheiro em luz , agua e produtos em lojas de conveniência e casas de banho publicas.

  60. megas

    14 litros nem 100 km? tens que ver isso , não é normal, ou tens um furo no deposito xD ou precisas de afinar isso bem afinadinho que isso não esta nada bom

  61. Joãomelo

    Tche, o gajo do stand não tava com muito apetite de vender, só pode x)

    Tenho uma galp a 1 minuto de casa e um E. LECLERC a 3 minutos… não é pela distância, mas ainda são alguns centimos… e não é por querer poupar uns míseros centimos, até porque não meto muitos litros, mas pergunto isto pelo motor e pelo estado do carro, não quero ter problemas com isto da gasolina… já basta o rádio não funcionar XDD (e acreditem, é uma solidão total! eheh)
    Não tenho o carro porque preciso é mais por gosto, e sempre ajuda no dia-a-dia…

    Já meti 20 euros na Galp e 30 euros no E. LECLERC… desde que o tenho (faz amanhã duas semana) e o depósito já esta no 1/4… A média está sempre no 12,5/6,7,8… kms por litro… Mesmo que tenha feito 200 kms (que não fiz!!), segundo o contador já devia ter gastado 16/18 litros… já gastei 50 euros em combustivel e feito a conta já lá devem ter entrado mais ou menos 30 litros combustivel… E ESTOU A FAZER TUDO ARRENDANDO, PQ AINDA É PIOR O CASO XD
    O furo depósito não deve ser… ou será que pode escoar para outro lado que não o chão??
    E o que se pode afinar? Mudar algumas coisas, do género do filtro e assim?

  62. MiguelGP

    Já te dissemos várias vezes , se tens possibilidades vais ao mecânico e fazes uma revisão, mudar filtros e o óleo . Ai vais ver que quando o trouxeres da oficina terás um carro diferente, e irá consumir menos .

    Colocar gasolina low cost não é tão prejudicial como no caso do gasóleo , mas sim, é pouco aditivada, tens de puxar mais pelo carro , metes mais litros mas gastas mais e andas o mesmo , portanto, para mim não me compensa . Só coloco BP e Repsol , sim é caro, mas prefiro assim .

    Também coloquei-lhe uma vez aquele aditivo, limpa injectores , para ser sincero , não notei alguma diferença, é mais nunca daquela psicológica .

    Outra coisa importante para poupar combustível , é tão simples quanto isto – Conhecer o carro ! Quando isso acontecer , tiveres o timing certo para meter a mudança , fazer reduções , travar , vais ver que os consumos ficam algo mais baixos

  63. Miguel Lucas

    “Outra coisa importante para poupar combustível , é tão simples quanto isto – Conhecer o carro ! Quando isso acontecer , tiveres o timing certo para meter a mudança , fazer reduções , travar , vais ver que os consumos ficam algo mais baixos”

    Isto que o MiguelGP disse parece-me fundamental.

  64. Joãomelo

    Certo, tenho de levar ao mecânico a ver essas coisitas.
    Em relação ao conhecer o carro, estou a trabalhar nisso todos os dias 🙂 é o hábito.

    Obrigado pelas dicas 🙂 um abraço.

  65. Jimy

    Boas João
    Tenho acompanhado este teu DB, até porque já tive um fiat abarth e adoro a fiat, só desisti da marca pela sua fiabilidade. Um concelho que te posso deixar é que escolhas bem o teu mecânico, estes carros são faceis de mexer e os mecânicos facilitam, tenta sempre usar oleo selénia, o meu desde que deixei de usar a performance baixou ligeiramente. E cuidado com esses travões, outrora aconteceu-me que incendiei os discos e acabei por empena-los porque apanharam água!

  66. Joãomelo

    Boas Jimy, eu por acaso não sou muito virado para a Fiat e em termos de fiabilidade, já me disseram imensas coisas, eheh. Escolher um mecânico vai ser difícil… porque não tenho qualquer experiência nesta área. Em relação aos óleos, também não percebo nada, nem sei qual o óleo que esta no carro. Mas este óleo “selénia” é melhor para este tipo de carros?
    Incendiar os discos?? Aqui já me falaram do aquecimento a mais devido a uso em demasia e da possível falha dos mesmo, mas incendiarem-se … foi devido a quê?

  67. hugo martins

    Parabéns João pelo teu Fiat 😉
    Em relação aos consumos para o carro que é já me parece um bocado mas…
    Também estou acabar de tirar a carta e o meu carro está para chegar em breve tanto que já abri um diário de bordo…Rover 214SLi. Adoro a Rover e quando for para comprar outro carro há-de ser outro Rover mais moderno mas este vai ficar na garagem.

    Grande abraço

  68. Jimy

    Sim antigamente era o recomendado, penso que ainda seja.
    Sim uma vez incendiaram-se e deixei de ter travões, tive de auxiliar com a caixa, foi uma sorte, ainda hoje os meus amigos me falam disso. Devido ao aquecimento dos mesmos, aconteceu isso e deixaram de travar, eu tinha a mania de desengatar o carro para poupar gota, foi no que deu. A fiat até que o sistema de travagem não é mau, em relação á opel por exemplo era superior, isto antigamente. Mas depois de aquecer era um inferno … fica a dica, nunca desengates o carro 😉

  69. Joãomelo

    Jimy, “andar sempre com o carro engatado…” – ANOTADO 😉 Eheh

    Em relação aos consumos, procedi à troca do filtro do ar. Não percebo muito, mas fiquei a saber que filtro da gasolina não existe ou não se troca neste carro(talvez por ser injeção eletrónica, mas não sabia). O filtro do óleo troca-se com a mudança do óleo, mas não sei se ele está lá há muito tempo.
    O filtro que tirei estava um bocadinho sujo, mas pior .. estava muito torto, penso que já foi retirado, limpo e metido de volta. Naqueles bocados de cartão que se penduram no pisca aparece que foi mudado quando foi para venda… e que eu saiba um filtro não fica assim tão danificado em 2 semanas (que tenho o carro). Mas pronto, já troquei e agora vou vendo os resultados dos consumos e estar atento à kilometragem que faço, espero que melhorem!
    Um abraço 😀

  70. Jimy

    Boas João
    O filtro de ar nesses carros, suja-se muito rápido, mas não quer dizer que tenhas de mudar logo quando este está sujo, até porque já ouvi engenheiros dizer que quanto mais sujo mais filtra, mas isso não é uma ciência exacta. Quanto ao filtro do óleo, devias informar-te disso, mesmo que o óleo ainda não tenha atingido os quilómetros para ser mudado, o facto de o carro estar muito tempo parado, o óleo perde sempre, e nos stands já se sabe que eles ás vezes têm os carros parados por meses.
    Abraço

  71. MiguelGP

    Filtro de gasolina, nessa parte podes excluir, não têm/há , claro que tens sempre uma espécie de rede , no depósito para evitar a entrada de impuseras para o circuito
    Quanto ao óleo, sim a Fiat recomenda Selénia , podes claro colocar outro , desde que cumpra aquilo que a Fiat , creio que seja o 5w40 . O problema do Selénia é que é caro …

  72. Joãomelo

    O filtro visto de lado é deste estilo: “IIIIIIIIIIIIIIIIIII” – tudo certinho. O que tirei já não estava bem como o novo, estava mais assim: “|||||(((|||///|////|||))))|”.

  73. hugo martins

    És de que zona João?
    Se fores da zona de Lisboa qualquer dia combinamos encontrar-nos com as máquinas 😉

    Abraço e continua a manter o teu Fiat que está lindo.
    São carros muito vulgares agora mas são mal amados portanto daqui uns anos hão-de ser poucos.

  74. Joãomelo

    Sou de Lamego, cá do Norte, mas eu vou a Lisboa frequentemente. Como tenho a carta à pouco tempo ainda não vou com o carro, mas qualquer dia. Quando forem poucos, acho que o meu também já não existe, porque há centenas só por esta zona e até eles começarem a desaperecer… eheh

  75. BkT

    Então joão como se comporta o boguinhas? xD

    Ando mais contente em termos de consumos com o meu, faço estrada todos os dias agora, mesmo que ande a puxar por ele depois em urbano anda-me a fazer 16km/l, tá uma boa média x)

  76. Joãomelo

    BkT, a sério?? Eu estou nos 12, ainda está mais baixo que o normal… Ehehe, o máximo que consegui foi 13km/l…. Tenho que fazer viagens mais prolongadas para fazer… tem que se ter em conta que vivo em Lamego, que é pequenito e apesar de fazer percursos entre aldeias (que ainda são alguns kms sempre com velocidade regular), há muitas paragens e para-arrancas… para não falar que não posso ver uma rua limpinha que esgaço um bocadinho x) Mas olha, costumas mudar a 1ª, 2ª e 3ª a que rotações (a direito, sem subidas nem descidas) (:`

    De resto anda a portar-se bem… o rádio tem funcionado, mas vou trocá-lo qualquer dia.
    Raspei a porta de trás, muito ao de leve, mas raspei…. caiu-me o tubo de escape, ficou um barulho espetacular!! Mas fui ao stand com a panela na mão perguntar à senhora se aquilo era normal cair do carro, AHAH! Passado 1 hora, já tinha uma panela nova. O carro não foi propriamente barato para o que é, mas pelo menos o senhor que me o vendeu está disposto a compor as partes que já vêm estragadas, visto que só tem garantia motor e caixa. 😉

  77. BkT

    AHAHAHAH essa da panela partiu-me todo xDDDD ultimamente tambem ando a esticar o meu de caraças, sempre com pressa de chegar a casa para comer xD trabalhar ate as 22horas nao da com nada agora -.-‘ mas mesmo assim a media vai-se mantendo porque depois sao 40 e tal km por dia a fazer velocidade constante.

    a mudança das velocidades, depende do sitio e da situação, mas numa situação normal, um pouco acima das 2mil, de maneira a que a mudança seguinte entre e fique por volta das 1,5k rpm, porque menos que isso o carro mal se mexe xD

    txiii um dia destes com mais tempo faço, agora ando sempre com o carro todo sujo por causa do sitio onde estaciono no trabalho, as vezes parece um lamaçal aquilo mas é fixe que normalmente está vazio quando venho embora por isso brinco com o travao de mao xD de resto é igual ao teu, mas em azul garrafa ou lá como se chama aquilo, e veio com as jantes do punto elx, modelo anterior ao nosso!

    a unica foto que tenho no face do carro foi um dia que fui a uma disco e deixei o carro em casa de um amigo que resolveu a ultima nao ir, o resultado foi esse que se vê xD http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/3699_523259531034508_589221136_n.jpg

  78. Joãomelo

    Mesmo assim consegues fazer uma média muito boa! Tenho que fazer uma viagem mais longa para ver se aquele número sobe um bocadinho! Até me faz impressão sempre ali! eheh x) E tenho que ver qual a melhor maneira de trocar as mudanças… mas também não há dia em que não dê uma aceleradela… aqui há dias meti os discos a fumegar e ficaram ligeiramente incadescentes… fiquei super preocupado, mas tive a ler muito sobre o assunto e vi que é normal e que não estraga nada, desde que não tivesse apanhado água… continua em ordem x)
    Em relação ao travão de mão…. o meu ou está pouco apertado ou não sei pq… ir a 20/30 ou 40 aquilo apenas abranda muito lentamente… tive a experimentar, para ver com o que posso contar neste carrinho e mesmo assim nem em paralelo escorrega de traseira … talvez esteja a fazer mal 🙂 eheh

    Ahaha, nota-se bem que houve festa, até um smile tem no capô… nota-se também as rodas mais finas que as minhas… principalmente atrás! Mas tá fixe! Mesmo assim espero por um diário 😉

  79. BkT

    Puxar o travao de mao suavemente nao começam a derrapar, tens de lhe dar um puxao forte para as rodas bloquearem. Faz isso com espaço, muito espaço xD em brincadeiras numa rotunda larga com piso molhado fiquei com a frente do carro encostada aos railes do centro da rotunda xD so arranhou ligeiramente nem se nota agora. mas gosto mais é de puxar por ele em paralelo molhado, puxar a fundo e a primeira e a segunda a derrapar por todo o lado xD tambem é efeito dos pneus mas é engraçado.

    Quando tiver oportunidade faço um, mas por outro lado tenho oportunidade tento comprar outro que me encha mais as vistas e o acelerador tenha mais resposta eheh

  80. Joãomelo

    Eheheh, mas isto não deixa o travão de mão fraco? Porque eu estaciono numa rua inclinada e não queria deixar o carro na rua e ter de ir buscá-lo uns metros mais a baixo no dia seguinte… xD

  81. MiguelGP

    Deixas o carro engato que assim já não vai a lado nenhum … Travão de mão Fiat não é la grande coisa atrancar o carro , temos de puxar aquilo até ao tecto …

  82. BkT

    Nao estraga, desgasta um bocado as cintas mas nada de mais xD

    ahahah deixas engatado lá está, se for a descer engatas marcha atras, a subir deixas em primeira ou segunda (tenho sempre o vicio de deixar o carro engatado em segunda mesmo em situações planas). Assim se o travao de mao falhar a caixa de velocidades prende o carro, quando o fores meter a trabalhar carregas na embraiagem e la vai o puntinho sozinho xD

  83. Joãomelo

    Miguel GP “Travão de mão Fiat não é la grande coisa atrancar o carro , temos de puxar aquilo até ao tecto …” AHAHAHA, agora grizei-me todo! xD

    Eheh, este carro é uma comédia do caraças! “Lá vai o puntinho sozinho xD” Ahah!
    Hoje tive num sítio bom para fazer isso, mas não tentei… era mais para ‘sprintar’, sempre a dar-lhe em estradas de serra. Só não arrisco mais pelos travões, neste caso… nos de serviço. Parece-me que estão fracos. É do carro, carregar um bocadinho no travão e não fazer efeito absolutamente nenhum? Ou alguma coisa está mal? Mas pronto, sempre tenho a alavanca mágica para me ajudar, só preciso é de “puxá-la até ao tecto” Eheh x)

  84. BkT

    Tá demais o bar da praia xD Ficou altamente a foto nova no meio das folhas 😉
    “este carro é uma comédia do caraças!” ter fiats acaba sempre por ser grande filme xD com o passar do tempo vais ter altas historias para ir contando ahah ja quase que fez 1ano que tive o furo (foi em dezembro depois do natal) e ainda a uns dias eu e os meus colegas relembramos esse dia, 3 da manha na rua eu fu**** por causa de trocar a roda e ela depois andar a rasto, um frio desgraçado, cheios de fome que iamos as roloutes buscar de comer xD
    outra foi no porto, carro com 5 gajos la dentro, eu a conduzir (sou extremamente apologista do conduzir e nao beber, dois finos durante a noite chega bem para nao ficar com sede ahah) os outros 4 ja todos mamados, encontramos um spot perto da discoteca mas era apertadinho, um saiu para me ajudar a dizer as distancias, mas ele ja nao media nada bem, resultado 2 toques com o carro xD um na mala e no carro da frente ahah “quando tiver quase avisa” “anda, anda, anda *tock* anda” “OH MOSS JA NAO ANDA MAIS ISTO!!”

    quanto aos travoes, desde que tive de mudar os tubos de oleo dos travoes da frente, noto diferenças no pedal, quando pego no carro ao ir para o trabalho o pedal está durinho mas travando duas vezes ja fica digamos que normal, nao deve ter ficado bem sangrado o sistema mas nunca me falhou nem está em vias de isso acontecer xD é o caso de sensibilidade no pé. Mas o normal é teres um espaço que vais carregando e mal sentes a travar, é como os travoes da bicicleta, um gajo é que tinha a mania de ter o de tras ultra afinado para derrapar, mas o da frente para agarrar era preciso carregar bem nele 🙂

  85. MiguelGP

    Possivelmente as pastilhas já não estão boas , dai notares que tens de levar o pedal mais além. Não é nada de alarmante , ele trava na mesma , tens sim de te habituar há posição de travar . Caso notes uma espécie de chiadeira nos travões, ai é que convém trocares , e ou trocas por necessidade ou trocas pq é um barulho demasiado irritante

  86. Joãomelo

    Ahaha, tá de mais o bar da praia ò maninho xDD
    Eu ainda não tive nenhum furo, felizmente, mas ja risquei a portinha, … a pressa é lixada. Armado em condutor do caraças, zaaas lá foi um risquinho. x) A ver quantos filmes faço com este carrito… eheh a fotografia foi na Serra das Meadas… uma estrada topo em algumas partes que não me deixa fazer médias boas ahah x)

  87. Joãomelo

    MiguelGP, até agora não fizeram nenhum barulho! Nem depois de ficarem a fumegar. Parece-me que estão a travar, mas agora tenho de fazer mais força para travar o mesmo… Mas para bloquear as rodas não é preciso ser mesmo a fundo.

  88. BkT

    “Dos 0 aos 100 km/h – 3 dias xDD” AHAHAHAHAHAHA este diario de bordo fica pa historia xDDD

    marcas no carro ja nem ligo a isso, como deixo o carro em parques normalmente, todas as semanas noto algo novo, um arranhao aqui, uma pedra que bateu ali, a minha cadela que se poe a roçar com a pata no para choques feita tone… tem umas marquitas assim, mas tenho a porta do meu lado amassada desde que tenho o carro, foi logo a primeira coisa que lhe fiz a chegar a casa -.-‘ com o problema da centralina (motor aquecer e ir abaixo) e uns rolamentos da embraiagem lixados ao meter o carro em casa ele foi abaixo, nao tive a percepção que a direcção assistida ia a vida, antes de endireitar o carro já estava com a porta encostada no portao xD nada de grave, o carro so tinha acabado de ser polido 15minutos antes ahahahahah
    uma cena que tenho notado é que acima dos 140 o volante fica nervoso, começa a ficar com vibração, deve ser alguma roda que está para saltar ou o caraças x) quando virem nas noticias “jovem de 22 anos morre na via norte devido a roda que saltou do seu punto” fui eu xDDD

  89. MiguelGP

    Aimm travões a deitar fumo, deves ter andado com isso ao limite … só espero que não tenhas a mandado água de seguida

    É assim isto não é carro para andar a grandes velocidades … a 140 já é qualquer coisa nesse carro , podes ter perdido algum peso da roda , pressões erradas , pneus ovalizados , algum problema na direcção …

  90. BkT

    Provavelmente pressao dos pneus, ja ha uns meses que nao rectifico, qualidade dos pneus tambem nao é muita daí eu saber que o bogas dá mais mas nunca puxei para alem dos 160. Os pneus da frente ja estao com piso baixo e aquilo é marca branca, remek ou algo assim, tenho de conseguir juntar guito para poder meter um conjunto decente, vamos la ver se no mes de dezembro consigo ganhar comissoes e fazer isso x) este mes foi po tecto -.-‘

    joao nunca te aconteceu de fazeres manobras de estacionamento/saida com o carro a frio e a direcção assistida “ir abaixo”?

  91. Joãomelo

    Ehehe, mas BkT não tens direção assistida agora?

    MiguelGp, foi meia horinha sempre a máximo a esgostar mudanças e reduções para segunda um bocado brutas, mesmo na última parte antes de chegar a casa, travei e os travões não funcionaram quase nada, apenas abrandaram ligeiramente, mesmo a fundo… não funcionavam. Era um cruzamento de uma rua a descer com uma a plano… Eu vinha da rua de cima (que tem possibilidade de seguir em frente para baixo ou virar para a direita fácilmente) e ia para a rua de baixo… mas tive de fazer o desvio de emergência para a direita porque não tinha travões em condições para passar no meio do cruzamento e ia mais ou menos a 80 km/h… x)
    A rua para a qual segui estava deserta (felizmente!) e é plana então fui travando e ele lá foi reduzindo a velocidade, mas já na boa. Sai do carro para ver se tinha acontecido alguma coisa! … Pareciam duas fogueiras numa churrascada! Laranjinhas e fumo! Ehehe, fiquei preocupado… Dps para chegar a casa, ainda tinha de voltar para o cruzamento e descer a rua! Sempre em primeira para prender o carro e de travão de mão pronto a usar! Os travões de serviço não estavam nada funcionais… talvez 10% quando pisado a fundo. Então lá estácionei na boa… um cheiro a queimado que jesus! Vim ler a net muitos artigos e o que apurei é que o disco aqueceu e que está tudo bem, desde que não tenha apanhado água. Já era de noite, mas não estava nada húmido, por isso acho que ficou tudo em ordem apesar dos travões agora não estarem mto católicos… mas é um abre-olhos e acho que serve para conhecer o que tenho e a resistência do mesmo. No dia seguinte para tirar o carro, estava a rezar para que os travões funcionassem, e estava um bocado nervoso, foi ai que raspei a porta x)
    Já raspei o parachoques dentro de um parque estacionamento de um supermercado, naquela berma onde se arrumam os carrinhos… mas fui ver e não tinha mesmo nada… A minha mãe a sair do carro antes do estacionamento completo abriu a porta e mandou granda estoiro num poste de cimento x) Mas ficou apenas uma pintinha que quase não se vê x)
    De resto acho que não tenho mais peripécias… e já são muitas x)

    Olha, só dei 140kmh, e sem qualquer dificuldade, e tudo em ordem 🙂
    Não, nunca me aconteceu nada disso… tu usas permanentemente o modo CITY?
    Quando comprares um conjunto decente mete a roda mais larga 😉 A ver se tens aderência para não cortar uma rotunda a meio! Ehehe

  92. Joãomelo

    “acima dos 140 o volante fica nervoso, começa a ficar com vibração, deve ser alguma roda que está para saltar ou o caraças x) quando virem nas noticias “jovem de 22 anos morre na via norte devido a roda que saltou do seu punto” fui eu xDDD” Esta foi muito engraçada!!! APesar de não gostar de desgraças!

  93. BkT

    Ali na via norte as vezes há cada estouro do caraças! Inicio de 2012 morreu um casal numa carrinha bmw 320d, a carrinha ficou completamente desfeita, culpa de excesso de velocidade e má sinalização de obras. O problema foi deixarem uma criança com os seus 3-4anos :s ainda para mais eram conhecidos da minha irmã…

    Quando a direcção, muuuuuuuito raramente uso o city, so para estacionamentos paralelos com pouco espaço. Provavelmente é como o MiguelGP disse o motor já estar meio apanhado, tambem o carro era de gaja é provável que as rodas da frente tenham subido muitos passeios xDDD mas quando aquilo acontece é só desligar e ligar o carro e fica fina a direcção, o problema é acabar de fazer a manobra para encostar o carro e deixar passar o transito com a direcção a parecer um grua xD
    Quando ao maximo que conseguiria dar, 180 um pouco mais acho que tenho o motor em condições de dar isso. A minha irmã chegou a ter um Uno 1.1 fire, aquilo colou o ponteiro nos 180 xDDD mas tambem parecia que ia voar o carro ca medo ahah xD

  94. MiguelGP

    Pode ser bateria também .

    180 não digo que seja impossível, mas é muuito complicado, se for a descer acredito .
    imagina o medo de andar ai a 180 …

  95. BkT

    Tenho umas coisas a ver no carro, bateria, ver como está o motor de arranque que as vezes engasga-se a por a trabalhar o carro, velas porque o carro perde-me rotação ao começar a acelarar em mudanças baixas, uma das bombas anexadas ao pedal de embraiagem deu o berro por isso tenho a embraiagem com a sensação que está pouco oleada mas isso já me habituei e sei que a bombinha custa 35e e numa hora o meu mecas muda-me isso e mais umas coisinhas.
    Maior parte delas vou tratar com um amigo que é mecanico vamos passar umas horas de volta do carro, assim qualquer coisa que se detecte fica mais baratito.

    Se ele vai dar 180 algum dia não sei, tendo em conta os trajectos que faço, não tenho sitio para esticar a esse ponto, mas tambem sem investir em pneus nem penso nisso, qualquer coisinha era estouro pela certa xD
    o objectivo passa por estimar o carro, ir fazendo as reparações que são necessárias e ir juntando para podendo trocar. Gosto do carro mas não me enche a vista xD

  96. Joãomelo

    Sim, eu também gosto deste carro e de longeeeee, não me enche a vista. Sou mais apoiante da BMW … e Audi… carros maiores, melhores e com motores topo. Ahaha, mas este é perfeito para começar! E para dar umas voltinhas durante uns tempos… e serve para tudo. x) Por isso tá-se bem :p
    Não preciso de dar 180… ele marca 200, mas nem tento nada disso… Mas ele chega aos 140 muito bem mesmo, penso que consiga chegar aos 180… Mas ainda tou a aprender e nem unhas tenho para andar rapidamente na cidade a 80 quanto mais a 180 , ehehe

    Em relação ao volante, o meu está impecável … super levezinho, então quando meto em CITY, uiii até com o dedo mindinho e sem fazer mto força x) E apesar de não perceber de óleos e bombinhas e essas peças mecânicas mais pequenitas, acho que o meu tá tudo em ordem…
    BkT, o teu carro dá problemas em alguma peça em particular?

  97. BkT

    É assim problema problema não, tenho a situação da embraiagem ter a tal bombita lixada mas habituei-me rapido, dado que gosto sentir a embraiagem, nao gosto de embraiagens demasiado levezinhas. Fora isso tenho a apontar o problema das rotações baixas mas ando com aquilo assim por ser preguiçoso e não verificar as velas, isso até eu faço em casa tenho conhecimentos mecanicos para tal, mas dá trabalho e sou apologista da lei do menor esforço xDDDD
    Costumo é ter a optica do lado direito embaciada, precisa de ser polida e levar umas borrachas vedantes novas, nada que atrapalhe até que nem diminui a visibilidade da luz.
    De resto é meter gota e siiiiga marinha xD

  98. Joãomelo

    Ahmm… eu acho que não tenho nada disso. A ver se ele continua a ir bem. De resto é meter (MUITAAA) gota e siga também.
    Olha uma coisa, já tentaste sintonizar o teu rádio na frequência 100 ?? Com o carro em andamento… XD (é que no meu é uma cena espetacular!)

  99. BkT

    Aqui no porto nao ia dar bom resultado que no 100.1 está a nova era dj xDDD mas tambem so ouço o que tá memorizado, nao salto de emissora em emissora. Tens que meter no source a andar manualmente, assim não salta frequencias 😉

  100. Joãomelo

    Ya, mas quando meto no 100 acontece uma coisa fantástica!!! Ouve-se o barulho do motor, tipo a jogar GTA x)) É uma cena do caraças. Até fico parvo. Ao acelerar as colunas dão som !! Ahaha

  101. BkT

    LOOOOOL espetaculo xD tenho de meter o meu assim para parecer que vou a conduzir um subaru ou algo assim ahah

    segui o conselho do miguelGP e fui verificar o ar dos pneus, ja sabia que andavam com pouca pressão tava na altura de lhes meter um bocado de ar, até fiquei burro ao ver os pneus xD o piso dos lados exteriores dos pneus da frente em algumas partes já não existe xD ando com pneus carecas já a muito e ainda nao tinha notado! bem que queria meter mais largos mas vai ficar para outra altura, o dinheiro anda caro, vão 2 semi-novos para fazer uns km’s e mais tarde se puder mudo para uns mais larguitos xD depois tiro foto e mostro-te como estão ahah

  102. MiguelGP

    Convém mensalmente ver isso . De preferência com os pneus a frio , sem terem andado muitos km . Possivelmente esses que tens até já estão ressequidos e gretados , devido ao tempo e a falta de pressão também ajuda para um desgaste mais acentuado .

  103. BkT

    Ja mudei hoje isso antes que me desse mal, anda ai muita policia na rua, nos ultimos dias passei em duas operações stop, por sorte nao fui parado nenhuma vez, numa delas se me mandavam comia logo multa porque tinha a carteira em casa xD
    Meti-lhe uns semi-novos da firestone, ficou em conta e já sinto outra confiança em curva com o carro xD perguntei ao homem que me trocou os pneus qual a pressão indicada, ele falou entre os 2.2 e 2.3bar, eu andava metia apenas a 2.1 dai o desgaste extra nos pneus.. nao se volta a repetir xD

  104. Joãomelo

    BkT, sabes se há alguma maneira de fazer o reset ao contador de consumos? Para começar a contar de novo quantos kms está a fazer por litro 🙂
    Já tive a fazer alguns testes do travão de mão, numa zona de alcatrão muito laaarga e piso molhado para ajudar a escorregar, mas deve estar desafinado ou assim… porque raro é o momento que desliza, de resto apenas abranda. E já puxei mesmo com força e rapidamente.
    (em relação ao estado do meu querido rádio, agora as letras já falham ehehe, coitado todo podre, nem sei como é ainda dá uns sons xD)

  105. BkT

    É simples, ficas a carregar no botão uns segundos que ele vai a zeros xD
    Eu onde deixo o carro no trabalho e durante o dia chove aquilo fica com laminha… ora espetaculo xD só para dar dois puxões sem grande confusão que acho que aquilo tem camaras num predio ao lado xD

    O meu radio já veio com esse problema das letras, com o tempo vai fugindo mais um tracinho e tal xDDDD mas como já sei onde estão gravadas as emissoras é tranquilo, se quiser ouvir um relato de futebol ao vir embora tenho de ir buscando até ouvir porque ver a frequencia é po tecto xD

  106. Joãomelo

    Ahahah, tenho de ir meter aquilo a zeros então 🙂
    O travão deve estar pouco apertado. O rádio também tenho as frequências predefinidas, é o que vale. xD
    Agora os meus consumos vao entre os 11.4 e 11.7 km/l , sempre assim. É por isso que quero resetar que assim faço uma média alta de kms e tento manter, eu sei que pode estar lá até 4 ou 5 por litro, que vai gastar pouco se andar devagar e muito se andar rápido, mas é psicológico! Eheh o número 11 já me anda a enervar que não sobe, por isso também não me importo de andar sempre de pé a fundo e puxar mais as mudanças, a fazer reduções mais bruscas e de andar com o ar condicionado ligado… se tiver lá um número alto já me contenho e já ando mais devagarinho 🙂
    Um abraço

  107. MiguelGP

    Nunca percebi como é que esse carro faz as contas do consumo … 11.4 km/l , isto significa o que fazes uma média de 11km com um litro de gasolina ? No GP já era muito mais simplificado .

    Se tens o travão de mão desafinado não andes a puxar por ele, se não acabas com o resto e depois boca , tens de andar sempre a engatar o carro .

  108. Joãomelo

    Pois, em vez de fazer as contas aos 100 kms, faz a 1 litro. Percebe-se bem… e até melhor do que aos 100kms, pq é mais facil gastar 1 litro do que fazer 100 kms, as contas sao mais apuradinhas. Mas pronto. Já fiz o reset do contador e…. vou meter uma foto nova para verem a média 🙂 Mto linda eheh

  109. Joãomelo

    Então e é o que faço! 20 euros dá para uma semana, e sabe a pouco! Maaaaas, já está melhor do que o ínicio, gastava mto mais… puxava mais. E só hoje é que comecei a fazer economia de combustivel a 100 por cento! E a primeira medida é: NÃO ACELERAR SÓ PORQUE A ESTRADA ESTÁ DESEMPEDIDA!

  110. Joãomelo

    E o resultado está na imagem que meti hoje… mas eu também uso o ar condicionado, faço reduções em vez de usar mais o travão pra reduzir (pq os travões estão fracos) e como há mtas subidas é levar o motor a rodar mais um bocadinho em vez de mudar logo para uma mudança mais alta 🙂

  111. Joao Paulo

    nesses aspetos eu entendo-te. o meu nao tinha ar condicionado e kando o vendi tava a comecar a dar grandes dores de cabeca. foi por isso k o trokei por um peugeot 260 gti. sempe vai mais rapido k o punto.

  112. BkT

    Quando for para trocar é para um e46 xDD
    quando resetas o cenas é normal inicialmente dar esses valores altos, ja tive o meu a 22.7km/l mas foi uma coisa instantânea quando carreguei no pedal começou logo a baixar xD

    ar condicionado? estás-te a referir a sofagem certo? se calhar não conhecias era o termo xD os nossos infelizmente nao vieram com ac :c de manha entrar no carro ainda são uns minutinhos de ar frio para depois começar a aquecer :v

  113. Joãomelo

    Por acaso conhecia o termo, mas pensava que era ac xD desde que deite ar, pensava que era… e se for para meter aquilo a mandar bafo quente basta 1 minutinho. 🙂
    Só por acaso e46…. :vénia: Ahaha! Curtia que fosse BMW, desde que não seja compact… mas há tantos que gostava de teeeer, é ver 🙂
    330 deu dores de cabeça pq? Arrancava o alcatrão da rua e os vizinhos reclamavam? Ahaha

    M106XSi, tirei as fotografias com a minha canon 1000d, mas têm edição pq apesar de gostar de carros e estar sempre aqui colado, também tiro um tempinho para a fotografia, ahah um abraço 🙂

  114. BkT

    e46 era um mimo, mas se tivesse dinheiro para tal, de momento comprava um Toyota GT-86! Estou apaixonado pelo carro! A ter muito dinheiro ainda metia um STi ao lado dele xD

  115. Joãomelo

    Ahaha! O toyota é topo, … mas também não é barato. Mesmo assim se pudesse escolher era um bmw m3 e92 e talvez um mitsubishi evolution IX ahaha! Quem sabe um dia… sonhar não custa 🙂

  116. BkT

    eiiii evo boy XD tambem gosto muito dos evos, mas o subaru tem algo que me cativa mais! principalmente o modelo de 2006 *_*

    é caro pra mundial o GT :c pensava que ia ser um carro para os 30mil, saiu para os 40 quase 50..que facada nas costas!

    a escolher um m3 era o e90 :p gosto mais daquela traseira do que a do e92!

  117. Joao Paulo

    330deu dores de cabeca por causa da transmissao. era 4×4, automatico e ainda por cima reprogramado pa 250cv. de 3 em3 meses tava com ele na garagem a gastar 800€

  118. Joãomelo

    E92 E90 E46 qualquer um! tudo lindooo! se não os tenho não é por falta de escolha eheh xD

    Eu se algum dia tiver um 330 ou um bmw assim desses potentes, gostaria que fosse só tração traseira e manual… agora a potência tá boa! Então e parava pqe? Qual era mesmo o problema?

  119. Joãomelo

    Meio percurso a fazer está media… depois voltinhas urbanas, diminuiu bastante e quando voltei por Autoestrada acabou em cerca de 25km/l… Agora com as voltinhas urbanas deve voltar aos 12 :/

  120. BkT

    40? jazus! xDDD virou hibrido o carro joão ahah 😛

    o meu nao descola dos 14.8 ultimamente.. mas tambem ando com o pé pesado ultimamente xD

  121. Joãomelo

    Já fui dar umas voltinhas e agora tenho o meu nos 16,8/16,7 anda sempre assim, mas a conduzir supeeeeer económico… sem travagens, sem reduções, sem acelerações brutas e sempre na mudança mais alta… é impossível manter assim durante muito tempo (pq esta a fazer media ainda com os altos valores da autoestrada de hoje)

    42,8KM/L:
    Fiz reset do contador ainda em Lamego, fui a uma aldeia buscar um amigo, voltei perto de casa para apanhar um amigo (que estava atrasado) e só depois é que fui para autoestrada… e durante alguns kms, ainda uns minutos valentes só via isso a subir… até fiquei parvo, tirei para ai 5 fotografias.. quando começou a passar dos 20km/l… fiquei super espantado … então sempre a tirar.. e aquilo sempre a subir … até que chegou aos 42,8km/l… E estes valores elevados foi num troço relativamente inclinado (favoravel ao consumo) e ia mais ou menos 100km/h, depois de descer, vem a subida e consegui fazer cerca de 36km/l (que dá 2,7l aos 100)… mas a subir já ia a cerca de 70/80km/h em 5ª.

    Até fiquei parvo com as coisas inéditas que acontecem… os meus amigos só diziam “deixa lá o telemovel e olha para a estraaadaa!!! até que meti o copiloto a tirar as fotos para eu poder estar atento mas ficar com este momento registado para mostrar aqui no motorespt xD

  122. Joãomelo

    BkT, lembraste de me perguntares se o carro às vezes tinha problemas na direção? Que às vezes o volante não ficava leve? Então, ultimamente tenho usado o modo city e agora o volante tá super pesado. No painel de instrumentos dá-me a luz vermelha do volante, … depois de comer 3 bifes para poder levá-lo até lá (xD), Problema na barra de direção e centralina, reparaçao 1000 euros. Será que posso andar com o carro assim? Ou danifica mais alguma coisa?!

  123. MiguelGP

    Então e a garantia não cobre isso !?

    O modo city chega a uma velocidade que desliga sozinho , apenas a luz fica acesa , e já vi relatos de que andar sempre com o city ligado , não é conveniente

  124. BkT

    O que acontecia no meu era tipo pegar no carro de manha, friozinho e a fazer as manobras de vira tudo para um lado, tudo para o outro para tirar o carro de casa, a direcção assistida “ia abaixo”, mas desligava e ligava o carro e ficava bem outra vez… Já não me acontece a muito isso…

    Agora 1000euros para essa reparação? 😮 é quase o valor do carro nesta altura, isso é muito dinheiro para um carrinho como o nosso!

      • BkT

        Pois, achei relativamente “normal” acontecer aquilo…
        Ainda tenho aquilo do sensor de massa de ar para ver… Mas já me habituei de tal maneira a perda de rotações que nem me preocupa muito isso de momento…

  125. Joãomelo

    A garantia não cobre… quando lá fui disseram-me que não podiam fazer nada, motor e caixa motor e caixa….e eu, tudo bem, ele disse que era qualquer coisa a ver apenas com o óleo o ou motor da direção. Visto que agora está ligado à centralina, vou novamente ao stand, visto que a centralina é essencial apesar de não fazer parte do motor. E como está com problemas, pode ser que se estrague mais alguma. Mas a ver, amanhã já passo no Stand. Para saber que tinha este problema levaram-me 57 euros. Rejeitei o serviço porque é demasiado caro (1000 euros) para um carro que vale 1750€. Mais vale comprar outro carro, ora. E visto que este carro tem muitos problemas com isto, basta pesquisar no google… a nova direção ia dar problemas qualquer dia, visto que também só tem 3 meses de garantia desse novo material e não confio que fique em ordem… e não me apetece pagar pela 2ª vez 1000€ (ainda não paguei nenhuma, mas pronto)

    Acho um total exagero e acho que este Fiat, apesar de ter as partes essenciais todas a funcionar e nunca ter parado por qualquer problema, tem muitas ‘merdinhas’ que chateiam, ainda para mais quando tem de ser reparadas ou trocadas por centenas de euros. (apenas pela hora que o mecânico lá esteve foram 57 euros, imagine-se trocar toda a direção e blá blá e centralina, quanto não ia acrescer aos 1000 … caso para dizer lol. Mais vale comer um bife a mais e ter força para virar o volante do que andar com estas coisas…. mais um mau negócio para o mundo automóvel.
    Vai continuar a andar assim até ver uma outra solução.

  126. Joãomelo

    O modo city, dá para ligar e desligar enquanto o carro não está ligado, mas quando liga fica como está (ligado ou desligado) e depois aparece lá o símbolo do volante. Ultimamente, tenho usado sempre o modo city, o que não fazia no principio… talvez se usasse logo quando comprei detetava mais cedo, mas pronto. Estou triste pelo carro, estou indignado pela roubalheira da oficina de verem um problema que eu já tinha dado conta e ainda apresentarem alta conta, para um problema que nem impede o carro de andar e estou ainda decepcionado por me terem vendido um carro que dá um problema na direção, passado 3 meses e mandarem-me dar uma volta. Uma coisa é certa, esta oficina nunca mais, este stand nunca mais e esta marca de carro nunca mais.

  127. MiguelGP

    Estás a ser roubado . Ou muito me engano ou essa reparação não têm esse valor , 1000€ por uma centralina ?! Para um carro com mais de 10 anos , nah , está ai alguma coisa a cheirar mal . Depois 57€ de mão de obra , ganha bem esse mecânico

  128. Joãomelo

    Nãooo, 57 euros foi o diagnóstico. O problema da direção tem a ver com a centralina. Então vai trocar a barra da direção (acho que é este o termo) e a centralina. Mas por 1000 euros, não componho nada. Sem falar na mão-de-obra que aí vinha para trocar isso tudo. Lá iria para os 1200 euros muito provavelmente. Nunca mais lá meto os pés..

  129. BkT

    O meu carro quando o mecanico me passou o carro para as maos veio com 2problemas como ja falei, centralina queimada e rolamentos da embraiagem mal colocados… como foi logo de inicio o mecanico tratou disso por conta dele, embraiagem foi culpa dele que ao monta-la algo fez de errado, centralina é uma cena que acontece com alguma frequencia nestes modelos… Mas nunca me mexeu com a direcção nem nada, “apenas” quando aquecia mandava-me o motor abaixo… Tive a sorte de isso nunca acontecer em AE ou algo assim, foi sempre dentro de localidades…

    Tenta falar com amigos que tenham mecanicos conhecidos e de confiança para ver se alguém consegue dar-te uma vista de olhos a isso… É um roubo que te estão a pedir…

  130. Joãomelo

    Sim, tenho um primo que vai ver isso, e como o que não falta nas socatas é … adivinhem… fiat puntos, vamos lá ver como se arranja isto. Mas ainda vou ao stand novamente. A ver. Carro com 3 meses, fica sem direção assistida. Com meia dúzia de centenas de kms. Táa certoo…

  131. Joãomelo

    O meu ainda falta um bocadito xD
    A ver o que me dizem… nem que seja só para saber que me vendeu um carro com problemas!!! E ainda quero ver se não cai mais nada até ao final da garantia.

  132. MiguelGP

    Como é que chegaram a esse diagnóstico ?! É que existem vários tipos de reparações para esse problema .
    1. Existem uns sensores na coluna de direcção que dão leituras erradas e a centralina, por precaução, desliga o motor da DA.
    2. O próprio motor entrega a alma ao criador e não assiste a direcção, dando o erro.
    3. A falha na direcção pode ser provocada pela bateria fraca e outro , viram os fusíveis ?! É que para resolver isso , tem de ser uma coluna de direcção nova, e como sabes, muitos €€€

  133. Joãomelo

    Eu disse lá atras barra de direçao (com dúvidas no termo), mas é coluna de direção… Tem de ser trocada junto com a centralina, porque isto ‘pega-se’ e trocam-se as duas, segundo a oficina. Mas pode ser qualquer outra coisa como explicaste MiguelGP, … Só sei que rejeitei o orçamento, ao qual me levaram 57 euros e trouxe o meu bolinhas de volta, e sem muitas dificuldades, so quando se para é que é mais complicado… Tenho de ver noutros sítios e com um amigo. Pode nao ter nada a ver com centralinas, mas a ver…

    • nuno_br

      É quase de certeza problema na coluna de direcção. Problema crónico dos Puntos. No Punto (1.2 8v de 2000) da minha mão foi substituída duas vezes.

    • nuno_br

      Da primeira vez foi trocada dentro da garantia. Da segunda vez, foi trocada por uma usada. Não sei o valor ao certo mas estou certo que ficou abaixo dos 500€.
      Foi sempre apenas a troca da coluna, não da centralina.

  134. QMaia

    Sem querer aborrecer, ja pensaste trocar de carro? Para um 106 ou Saxo a diesel talvez.
    É que quando um carro da tamanhos problemas, mais vale trocar…

  135. BkT

    Não era mal visto… mal tenha oportunidade quero trocar o meu… O problema é que no caso do João com o problema que ele tem já não faz dinheiro com o carro… Só na compra de um novo e dando o dele para abate… De resto ou é sucata ou investe uns trocos e vende barato, mas fica sempre a perder dado que comprou o carro a uns meses :s

    Não é fácil a situação não… Se fosses daqui da zona levava-te ao meu mecas para ele dar uma olhada, mas de Lamego para a Maia são km’s a mais xD Não sabias ser do Porto ou algo assim? :b

  136. MiguelGP

    O que ele têm de fazer , é entregar este , sobe retoma e trazer outro do mesmo valor, ou menos ou mais , tudo depende da disponibilidade financeira dele . Ele não têm nada que dizer , que têm este problema , e eventualmente conseguirá vender o carro , agora uma coisa garanto, não lhe vão dar aquilo que ele deu há uns meses atrás …

    E também passava por outro mecânico e/ou electricista e recolhia uma 2ª ou 3ª opinião .

    • Joãomelo

      Daqui a um tempo já tenho a segunda opinião, a ver o que me é dito. Nem todos aceitam retoma, certo? Ainda para mais se for particular. Talvez repare e venda. Mas também aqui nesta zona não há stands de jeito. Tenho de ir passear a ver.

  137. Joãomelo

    QMaia, já pensei sim, a minha mãe disse logo… olha mandasse mas é este dar uma volta, dá-se em troca e trás se outro. E eu acho que sim, mas onde arranjo outro que tenha confiança que não vá dar um problema assim? Só mesmo comprando novo, e sinceramente se trocar é para um de fiabilidade. De preferência alemão… Mas a ver. O carro custou-me 3500€. Nem 4 meses fez e já está como está…. já insisti com o stand, mas nada, que me ajuda com peças se quiser ou qualquer outra coisa, mas de resto que não pode fazer nada visto que é uma parte eléctrica e estando ou não ligada ao motor, não é motor, nem caixa. Só cobre mesmo isso o seguro. Tenho um amigo que diz que me arranja o motor da direção e centralina por 150 €, mas eu sinceramente acho que não deve ter nada a ver com a centralina, … apesar de ter pago 57€ por um diagnóstico, que afirma isso, nheee, só sei que nunca mais, e este assunto já me mete impressão. Era mesmo trocar… só pelos nervos que me dá. Mas a ver nestes dias, o que pode ser o problema noutro sítio.
    O carro anda na mesma e hoje ainda andei um bocadito com ele, será que tem problema? Não estragará nada? É que assim continuava com este até arranjar um de jeito. Mesmo que depois repare da maneira mais barata e o venda barato também, mas ele tem um risquinho na porta de trás que também trama isto tudo um bocadito, apesar de quase sem se notar. Tenho de ver bem como é isto tudo.

    • BkT

      Ui que agora até me deu uma coisinha má…. Deste 3500euros pelo Punto? :O eu apanhava o gajo que te vendeu o carro e esbarrachava-lhe a cabeça contra o capot do carro, várias vezes seguidas! Eu dei 2000€ pelo meu (já a ano e meio) e mesmo assim já paguei mais do que devia, foi mesmo por ser a uma pessoa de confiança, tanto que com a reparação da centralina e da embraiagem ele ficou quase sem lucro na venda do carro… Mas 3500euros foi um roubo!

      Risco com uma polidela passa provavelmente.. Reparar barato é para o problema voltar a acontecer, a melhor maneira (a meu ver) seria reparar barato e dá-lo num stand à troca, assim o problema voltando já com o vendedor, não é contigo… Se o vendes a particular e o problema acontece novamente é do teu bolso que sai provavelmente ou frizas que vendes aquele preço e vai sem garantia alguma… Quer de uma ou de outra maneira, o carro é vendido por muuuuuuito menos do que pagaste! Se um stand te der 1000euros pelo carro já é bom…

  138. QMaia

    Eu também já tive no mesmo barco que tu com um Astra Ecotec e mandei-o dar uma volta, cansei-me de chamar o reboque e estar sempre a visitar a oficina.
    Depois comprei um Kia Sportage, mas infelizmente nao estava nas melhores condições, mas tambem nao dava problemas.
    Evita comprar alemão, que ultimamente so tenho posts repassados de Vags e Renaults roubados, especialmente Ibizas e nao importa se é comercial ou tem um motor fraco.

    Se fosses da Maia, tens um Kia Cerato 1.6 a diesel a vender no stand onde comprei o meu carro por 6000 euros, que está impecável.
    Um carro usado é sempre uma roleta russa, tanto podes ter uma maça como um limão.

  139. MiguelGP

    Hoje em dia todos os carros estão vulneráveis ao roubo , principalmente aqueles mais vendidos , pq depois existe o mercado negro de peças , dai os mais visados sejam megane golf’s ibiza , muitos deles.

    No teu caso, e na maioria dos caso, é evitar comprar a particulares , é um perigo enorme , pois ai garantias é que zero . Portanto , é encontrar um stand que aceite retomas , de preferência se for para comprar outro, opta pelo diesel , seja para andar muito ou pouco , é diesel . Depois dependendo daquilo que vais dar , é procurar aquilo que mais gostes , e seja minimamente aceitável .

    Se fosse para comprar um carro 0 km , mandava-te para Toyota , Kia , Hyundai , Honda , para mim estas são das mais fiáveis e de onde podemos esperar mais de evolução automóvel , ver o caso da Kia , os carros que tinham , e os carros que têm , e depois 7 anos de garantia , é melhor do que apenas 2 anos da vw , bmw por exemplo .

    • QMaia

      So um aparte… os novos Ceed’s sao 7 anos de garante e 5 anos de MANUTENÇÃO GRATUITA!
      Nao sei onde eles tem a cabeça, mas prontos…la confiança no produto tem eles.

  140. Joãomelo

    Sim, mas aqui ninguém vem roubar, leva logo um tiro de caçadeira da janela para a rua ehehe, vivo numa rua mto calma não é por aí….
    Sim, particulares penso que não, tenho de ver stands aqui nos arredores com garantias. Diesel tem de ser pq este bolinhas gasta mais que sei lá o quê, e quando piso no acelerador lá vai o ponteiro a correr para o E! Tenho de procurar.
    Se for para 0km, também tenho de ver porque stands de novos, nem há mto por aqui… e concordo com a evolução da marca. 7 de anos de garantia é obra e Qmaia é um exemplo. Tem um Kia com 7 anos. Mesmo assim prefiro Vw, bmw e audis… só visto. Eu não ganho, eu não mando, estou na escola e quem paga é a minha mãe, ela é que decide. Vou estudar o caso!

  141. QMaia

    Da parte da Hyundai tens o Getz, Acent e a Matrix …
    Da Kia tens o Cerato, Rio e com sorte um Picanto…
    Da Citroen tens o C3, Saxo, Xsara, Berlingo, ZX…
    A Berlingo, Partner, 106, ZX e o Saxo sao carros interessantes de se ter por nao terem motores turbodiesel, so diesel, arrancam logo e nao gastam muito.
    Da Peugeot tens o 307, 206, 306, 106, Partner…

    Isso tudo a diesel…
    Nao te digo Vags porque o mais provável é apanhares uma maquina já abusada quanto baste.

  142. BkT

    É uma lista interessante essa, há muitos mais para acrescentar aí, mas tudo partirá do plafon que o João tenha disponível…

    De qualquer das maneiras João, quando estiveres para trocar de carro, discute connosco o que queres comprar e etc para te aconselhar-mos no que toca a preços e manutenções… Para não caíres no erro de pagar excessivamente por um carro, como foi o que te aconteceu com o Punto (quer dizer, acho que os preços dos carros não variam entre litoral e interior para o preço de um Punto inflacionar assim tanto).
    Tens aqui seguidores que se nota grande experiência a nível de carros, mecânica e tal, é sempre uma boa ajuda (estou a falar de vocês QMaia, MiguelGP, bruno_br, não de mim, sei umas coisas mas a vossa beira sou um menino ainda xD )

  143. Joãomelo

    QMaia, tá aí uma lista já compridinha e mesmo assim não gosto muito desses carros, tirando um ou outro, mas posso sempre vê-los, o que se quer é carros de jeito… E ter turbo faz gastar mais gasoleo?
    BkT, o plafon disponível depende do que a minha mãe estiver disposta a gastar, e depende se for novo ou usado. Se for novo tenho mais, se for usado tenho menos um bocadinho, porque naturalmente são mais baratos. Agradeço pela disponibilidade em ajudar-me e certamente vou usá-la quando fizer algum progresso, mas a ver estes dias.
    O preço inflaciona imenso, visto que a maior parte dos carros dos stands daqui são comprados em stands de viseu e trazem para vender aqui. (aqui Lamego). Mais barato do que este, (e corri muitos stands daqui da zona), só uns todos podres por 500€, um opel corsa de 97 por 1500€ e um opel corsa de 2001, 1.2 a gasolina por 3500€ que era o que eu queria, mas estava já vendido. Este punto era o único deste preço que havia e em ótimas condições… Ainda por cima no stand mais próximo de casa. O que mais havia era um clio por 6000, Peugeot 206 de 2003 (mais ou menos isso) por 7500… tudo muito caro. Ah, ainda havia por 2000, um audi A4 de de 1994 ou 1996… com 250.000 Kms xD
    Carros mto caros. Cheguei a ir a Castro Daire e Viseu e vi alguns mto nices, mas fui com o meu primo, e ele é um desconfiado estava sempre… “mmm não!” “este não!”… então fui aí e não fiz negócios nenhuns. Ele ficou-me ainda assim de me arranjar um de um amigo, de confiança, mas como eu já estava à espera à 3 semanas e nunca mais se despachava eu chateei a minha mãe de morte até ela me comprar este (18 anos, tudo à pressa, não percebo nada disto e pronto). A minha mãe não conduz e não tem qq experiência para saber destes assuntos e o meu pai não vive comigo, está no estrangeiro, então não esteve cá para me ajudar, pq ele também tinha ideias para ir ver uns carros a um amigo mecânico, perto de Aveiro, mas não se concretizou. Eu já lhe disse o problema e ele disse que tem que se ver carros de jeito, pq neste já tive azar e que me ajuda também. Agora a dúvida é: Outra vez usado? Ou novo para não ter problemas… Depois de ver os carros e os preços logo vejo o que posso comprar ou não.

  144. MiguelGP

    O turbo não é que gaste muito , é menos uma conta caso o turbo vá há vida . E um carro com turbo , requer ainda mais cuidados do que carros atmosféricos .

    Novo dificilmente consegues comprar alguma coisa de jeito abaixo dos 15 mil € e ainda para mais a diesel tens de subir o orçamento . E depois carros novos por este preço são tipo aquelas caixas de fosforos , Up, Cintigo , Mii tudo grupo vag , tens aqueles kia pequenos , C1 , aygo , e 107 que partilham tudo , mas penso que o motor seja toyota , para novo é complicado .

    Eu comprava na mesma usado , excepto se tiveres orçamento para voar num carro novo , ai é diferente . O que eu estou a ver é que a tua zona não ajuda nada em termos de stand …

    • Joãomelo

      Pois, não quero caixas de fósforos. Tem que se ser um carro em termos. x)
      Eu também acho que é melhor usado porque o que não deve faltar para aí são carros bons à venda, então agora com esta crise… mas é encontrá-los e aqui não encontro mesmo nada.

      • Joãomelo

        Aliás, nos stands tipo Renault e Peugeot que visitei aqui em Lamego, os novos mais baratos era o clio e o 106 (salvo o erro) e já passavam os 12 000. O clio era para os 15 novo (e havia carros de serviço que estavam por 12) e o 106 acho que era 10 mil 0 kms, pq já tinha matricula. Mesmo em stands de novos não vi nada de especial. Quase comprei um Twingo com meia dúzia de kms, por 8500 euros. 1.2 gasolina. Mas ainda bem que não xD

  145. QMaia

    Se ele conseguir um Kia Picanto 1.1 CRDI (diesel) apanha um bom negocio, enquanto a concorrência é maioritariamente a gasolina.
    Aqui esta um exemplo: http://www.standvirtual.com/carros/Kia/Picanto/P7418339/
    Apesar de parecer pequeno é bem espaçoso por dentro, a Kia aproveita muito bem o espaço interior.
    Tens que dar o beneficio da duvida aos carros e ver ao vivo e se possível experimenta-los, porque nao é so o aspecto que conta, mas o feeling que ele te dá quando o conduzes ou te sentas dentro dele e verificas tudo a tua volta.

    Como o teu caso conheço uns quantos acredita, nem toda a gente é virada para o mundo automóvel.

    Esses que eu disse são os mais jeitosos para se ter por um preço acessível e encontra-se peças em segunda mão facilmente.
    O turbo faz gastar um pouco mais de gasóleo, mas não é uma diferença muito significantiva, só que como o MiguelGP disse, trás menos custos e problemas em termos de manutenção.

    Tendo em conta a situação é melhor comprar um usado a diesel, pois um novo ou seminovo vai-te trazer muitos custos no que toca as revisões, manutenção e imposto de circulação.

  146. BkT

    Dado os preços que encontras aí e a oferta, não seria má ideia veres uns carros no standvirtual, ver uns stands cá do porto e vires dar um passeio por cá… Se gastares 50euros em gota ou algo assim, mas for para poupar 1000euros ou mais numa compra de um carro, é de apostar nisso secalhar…
    No sitio onde o meu cunhado trabalha, tem um stand em frente que tinha um Subaru Impreza todo equipado HKS por 10mil, o gajo veio de Santarém busca-lo… Encontra-se bons negocios na Internet, é o caso de procurar bem! Opinião minha xD

  147. Joãomelo

    QMaia, eu dou o benefício da dúvida claro, mas esse carro… simplesmente não combina comigo. Não gosto. Gostei muito mais dos outros que disseste anteriormente. Pronto, eu adoro carros e estou sempre a ver coisas sobre tudo. É uma coisa que gosto de fazer, e hei de saber de muito sobre carros, mas ainda sou novo e apenas tive este carro, experiência zero. E também não tenho sorte com o pessoal próximo, e o pessoal próximo que sabe também se faz de esquecido, para não estar a chatear-se. É azar, e tive azar neste carro também.

    Sim, pensava que o Turbo ajudava nos consumos, mas hei de ter em conta isso.
    Os meus gostos são mais ou menos: Bmw, todos os modelos menos os compacts. É capaz de se conseguir arranjar um acessível. (digo eu)
    Gosto dos VW golfs e por aí, Gosto de carrinhas da Audi e alguns modelos a3 e a4, mas depende de como estejam, e acho q há muitos com alguns anos impecáveis. Eu sei que têm manutenção mais cara, mas é mais ou menos os gostos que tenho, por isso não queria carrinhos do género deste punto, mas eu não mando por isso é esperar.

  148. Joãomelo

    Sim BkT, concordo totalmente. Aqui não encontro nada. É Porto e Lisboa para encontrar alguma coisinha de jeito. Mas o pior é que aqui também não há nada de jeito, nem mesmo os que são caros são de jeito… Vi apenas dois que gostei imenso. Um Bmw, 320 (salvo o erro) e de 2004, desportivo 3 portas. Lindo, lindo, lindo. Fui perguntar e custava 18.000 euros. Até perguntei à senhora se tinha ouro na mala, e nem me mostrou os kms. lol E um audi A3 também de 2003 ou daí perto amarelo, e com jantes grandes e bonitas. Nada de ‘xunings’ estava mesmo bonito. Acho que era a gasolina e o motor era qualquer coisa de grande e consequentemente …um borrachão de primeira. E mesmo assim penso que custava cerca de 13 mil. É tudo fora de preço. Sem chances.

  149. Joãomelo

    O que não faltam por aí são fiats puntos. Então na sucata também lá existem. Penso que vou arranjar as peças necessárias à reparação e ficar com ele para dar em troca por um outro. Ainda estou à espera que o meu primo veja se o problema é mesmo da coluna de direção e centralina, porque se não for, não é problema nenhum e com meia dúzia de euros se compõe, segundo ele. (tipo os sensores) E uma centralina nova também custa 61 euros, quanto mais usada.

  150. QMaia

    O problema dos Vags (Seat, VW, Audi e Skoda) em matéria de usados é que maior parte tem imensos de quilómetros em cima, fora que são os carros mais alterados e abusados e tambem sao os mais propícios a ser roubados, fora que vais pagar mais a marca que o carro em si, independentemente dos quilómetros.
    Podes apanhar um carro onde tens que trocar componentes de desgaste de longa duração, como a embraiagem por exemplo que chega a ser um investimento caro.
    Podes apanhar um carro que tenha sido muito abusado e/ou alterado que pode te dar problemas mecânicos graves e até mesmo com as autoridades por causa das alterações no motor.

    No caso do BMW, tens que ter mãos para segurar isso, principalmente na chuva porque puxa atrás e tens menos peso no eixo.

    Mas prontos até podes encontrar um bom negocio, não digo que seja tudo mau.

    Isso dos Fiat’s é normal tendo em conta que são carros baratos de se ter e segundo dizem a sua manutenção é barata.

    O turbo nao ajuda nos consumos, o turbo ajuda a extrair mais potencia do motor ao comprimir e injectar mais ar para criar uma mistura mais explosiva.
    Depois os carros com turbo tem um andamento diferente dos motores sem turbo.
    Eu na altura falei desse pormenor, pois ajuda a transição do Punto para outro carro ser mais suave, pois no caso de um turbo diesel tinhas que te adaptar a ter outros cuidados na condução.

    Se passa-ses de um Punto para um BMW 320 seria muito perigoso pois estarias perante um tracção traseira com 2000cc e 150cv, caso tentasses conduzir como o Punto ias andar a varrer as ruas com a traseira de um lado para o outro.

    Por esses preços compras um Kia Cee’d a diesel com ainda garantia de fabrica…por exemplo um Cee’d de 2010, se ainda nao tiver passado dos 150.000km, tens garantia até cerca de 2017.

    Olha este por exemplo: http://www.standvirtual.com/carros/Kia/Ceed/P7434361/?ux=135&uy=110&dist=11
    É de 2011 por apenas 13.000 euros com apenas 49.000km e garantia de fabrica até ! 2018 !, fora que ja vem com um belo leque de equipamento
    Ainda pensavas tu num Audi de 2003 por 13mil euros ou um BMW 320 de 2004 por 18.000 euros… e sabe-se la quantos quilómetros ou que tipo de utilização tiveram.

    Antes que alguém comente, eu explico o porque desses preços…
    Dado que os Kia ainda não são bem encarados no mercado, por norma costumam desvalorizar um tanto…neste caso desvalorizou bastante pois, para além da fama, saiu este ano a versão nova do mesmo modelo.

    Bem de qualquer maneira experimenta primeiro ver se das a volta aos problemas do Punto e depois vai algo.

    • Joãomelo

      Nota-se perfeitamente que todos os golfs e audi a4 avant andam todos rebaixados, vidros fumados e com um barulho que … já sabe que tão mexidos e eu também quando digo encontrar um desses vou ter em atenção, não quero comprar xuningzada. Se passasse do Punto para um carro com o valor do BMW 320, ia ter super cuidado, pq já sei da potência e do fugir de traseira, e também pq é um carro carro, e um carro bonito, e o único carro que ia ter, não queria amaça-lo nem arranhá-lo, ainda para mais com estupidez. Era sempre com calminha. Muita calma.

      Este Kia Ceed com quase 50000 kms e nem dois anos, nem esta mau, visto que é diesel, uns cavalos jeitosos e tem garantia até 2017, muito, muito nice. Mas mesmo assim, não é um carro que goste, mas caso tenho a oportunidade de experimentar e de ver, de me sentar, com certezas vou fazê-lo. Os outros dois eu apenas perguntei por curiosidade, podia ser que tivessem baratinhos, mas via-se logo que ia ser tremenda roubalheira, e ainda foram mais caros do que isso. Por menos 10mil (do bmw que falei) arranja-se um igual ou muito parecido.
      Kia parece muito interessante, mas primeiro o problema do Punto. Já a seguir conto o que me aconteceu ontem.

  151. Joãomelo

    Cena marada #1
    Sair à noite. Ia buscar a namorada… mais ou menos 10kms. Ia numa rua ligeiramente a subir limite 90km/h. Costumo ir em 4ª… 60/70 km/h. Apesar de não ter direção assistida, a andar quase não se nota e o resto funciona na perfeição.
    Vou a pisar o acelerador no mínimo para o carro subir e manter-se na velocidade a que ia, aproximo-me de uma curva… carro desliga, onde só havia luzes… escuridão total. (estrada por acaso mto boa, mas mal iluminada) Desliga-se o rádio (que dá muita luz), desliga-se o painel de instrumentos, os ponteiros vão para os zeros, lá vão os máximos, médios e mínimos… NUMA CURVA ESCURA! Vá lá que o volante não bloqueou e consegui fazer a curva (curva ligeira também), E ainda deu para travar um bocadinho. Passado 4 segundinhos volta-se a ligar. Foi tudo muito rápido e só pensei “WTF?!”… E lá continuei, voltei à velocidade que estava, mas sempre com receio e ia muito certinho. Quando isto se deu já ia meio do caminho.
    Ao chegar ao destino, vejo a minha namorada, vou reduzindo a velocidade e encosto ao passeio… O carro está parado e eu com a embraiagem a fundo…. E o carro sozinho, repito SOZINHO!! A acelerar e a levar as rotações das 1000 ás 2500 muito rapidamente. Tipo 1, 2/5, 1, 2/5, 1, 2/5 rmp…. Quando entra diz-me assim, para que estás a fazer essa barulheira toda?? E eu… mas eu não tou a fazer nada… E ela disse-me que estava a fazer alto ruído. Não normal. Desliguei o carro, pq não parava. Voltei a ligar, tudo normal. Só pensei: Tá-lhe a dar das fortes… e andei sempre com calminha que ele anda doido.
    Ps. No ecrâ do painel de instrumentos, quando o carro se desligou em andamento reiniciou tudo, menos a quilometragem. Média de velocidade, média de consumos, relógio…
    Será que o problema tem alguma coisa a ver com andar assim com a direção!? Será que estraga alguma coisa e prejudica o carro andar assim?

  152. QMaia

    Não sou mecânico, mas sei te dizer que Isso não é a direcção… isso tem problemas muito mais profundos e graves.

    Eu por causa de ter um Astra que ia em frente quando virava, chassis demasiado rígido, e quando ele queria deixava de funcionar nos momentos mais inoportunos, uma vez numa rotunda com policia deixou de trabalhar a meio da mesma, sorte que não vieram me incomodar e também carreguei na embraiagem para acabar a rotunda quase sem travões durante a noite e com transito.

    O Astra so me deixava ficar mal que logo no primeiro dia do ano poucos metros antes de entrar na auto estrada, e cerca de 2 km após ter saído de casa, morreu… perdeu potencia, metia uma abaixo puxava e nada… até que fui obrigado a encostar para o lado, sem reacção do motor… Nesse momento ficou decidido a 100% que ele ia embora, não estava para ter um carro que só me punha em perigo de ter um acidente.

  153. Joãomelo

    É assim, ele a nível de motor nunca falhou, até acho que está cada vez mais vivo e isto que aconteceu foi provavelmente um problema elétrico ou qualquer coisa do género, porque sempre acelerou sempre travou. Ainda puxei um bocadito numa recta a ver se fazia barulhos estranho, mas naa. ali com a pujança toda. O volante tá rijo, mas em velocidade não se nota mesmo nada, e até ajuda sem mais rijo. Nunca parou, apenas aconteceu isto da direção, mas que nao me perturba muito, e desligar sozinho é meio marado… e espero que não volte a acontecer, pq o pior de se desligar é que o volante tranca e aí fico sem hipotesses. Anda doido, devo ir ao stand dizer este problema ? Ou será que o senhor que me vendeu o carro vai dizer que isto não tem nada a ver com motor e caixa?

  154. QMaia

    O Astra actualmente nao sei, mas na altura foi vendido para alguem em Matosinhos e ja o vi a ser empurrado na rua 3x’s lol. Depois vim a descobrir que o motor 1.4 Ecotec costuma dar uns quantos problemas.

    Nem é questão de dever ir, TENS que ir reclamar… esse carro nao pode andar assim, nem devia ter vindo assim…

  155. MiguelGP

    500€ ainda foi uma tombo do caraças … Trouxeste contigo as peças antigas ?

    Deixa lá isso do barulho em paz , se passar na inspecção , não te ponhas a gastar mais dinheiro sem grande necessidade .

    • Joãomelo

      Os senhores tiveram lá a explicar-me a mostrar-me o que mudaram e disseram para eu pegar na peça antiga e levar ao stand a dizer que ele é que devia pagar… No entanto não cheguei a trazer, esqueci-me mas já disse ao meu primo, que trabalha lá, para depois me trazer.
      Eu por mim não me importo nada, o barulho que faz é normal, só que mais alto um bocadinho mais alto. A peça custou 300 nova. O resto é IVA e mão de obra, um cabo e um ‘encaixe’ na bateria (que não me lembro do nome) que os antigos estavam velhos para evitar os picos de corrente que provavelmente danificaram. Podia ter sido muito mais barato, mas a minha mãe é que preferiu novo. Mas pronto, por mim podia ser uma qualquer e os preços era muito mais baixos.

  156. BkT

    Tentado ir ponto a ponto, desde que tenho o meu bogas e que andei a 1ª vez com ele de noite constatei que tinha luzes fracas, sempre relacionei isso com a perda de energia do motor. Ele continua a perder aceleração quando está em rotações baixas, mas ja estou tão habituado que nem ligo. Mas sim, mexe-me com a intensidade das luzes, quando tenho o motor acelerado as luzes tão mais fortes!
    Ligar o carro de empurrão convêm ser de segunda, a primeira manda um coice muito forte e pode dar uns problemas dispendiosos. No pouco que sei penso que um deles é rebentar a correia de distribuição.
    A minha luz da direcção as vezes tambem pisca em andamento, nunca me preocupou sinceramente. A luz code tá relacionado com o sistema de alarme (digo eu), acho que não tem mal fazer viagens com ela ligada, mas quando isso me acontece tambem ligo e desligo. Ganhei o habito de deixar as luzes do quadrante desligar antes de por o carro a trabalhar.
    Centralina o meu levou uma nova, a anterior estava queimada e desligava-me o carro em andamento quando o motor aquecia ao “ponto normal” (como ja disse na altura que fizeste o DB). Mas se supostamente o mecanico diz que o carro está com picos de corrente, se calhar daí o problema de quando o motor acelerava sozinho, era uma coisa a investigar. Verificar o estado da bateria o mecanico tambem deve ter aparelhos para isso, ja pode ter dado aquilo que tinha a dar…

    Infelizmente tens um exemplar daqueles que dá a reputação à marca FIAT… Se o meu tivesse dado metade desses problemas já tinha ido para as mãos de outra pessoa, se calhar seria altura de pensares nisso, dar o carro a trocar e comprar outro calhambeque. Dar um jeito a esse de maneira a que se aguente os tempos iniciais da venda e depois o problema passa para quem ficar com ele..

    • Joãomelo

      Pegou de empurrão em 1ª mas não deu coice nenhum, tudo muito suave.
      A correia de transmissão faz parte da caixa de velocidades? (Só por curiosidade)
      Pois, agora o painel anda meio doido, parece os carrinhos de choque xD e quando foi abaixo tinha gasolina e não estava quente. A injeção é eletrónica? Será que pode ser influenciada pela bateria? O carro não dava sinal nenhum de vida, dps de pegar de empurrão tá como antes. Não faço ideia se a bateria é nova ou já muito usada e no final de vida….
      Pocha, é mesmo Fiat… tenho que falar com a minha mãe a contar esta nova peripécia, a ver outros calhambeques. A ver.

  157. MiguelGP

    Vamos lá ver aqui uma coisa , a bateria, é nova ou já têm anos , caso já tenha alguns anos pode apresentar algum desgaste , que provém a falta de alimentação do alternador , que já não gera energia suficiente para alimentar a mesma , poderá ter falta de água destilada , nas barras , creio que ainda se usa isso nas baterias, não é muito a minha praia .
    O que podes fazer, caso tenhas, com um multímetro ver a carga da bateria , ou passar em qualquer mecânico e pedir para medir , 1 min e vêm isso , caso seja o alternador , a conta pode ser mais pesada .

    O carro levar mais tempo a pegar , com o frio é normal , mas também depende da condição das velas de ignição , basta estar alguma estragada que sentes logo dificuldade , mas aqui também entra a bateria , e com o frio , não ajuda .

    Correio de distribuição , não faz parte da caixa de velocidades .

    Quando estás no carro com a namorada , quem têm de lhe dar música és tu, não o rádio , com o carro desligado , caso a bateria já não esteja boa , depois só de empurrão , ou então mantens o carro ligado , não vais gastar assim tanto quanto isso , mas já agora recomendava-te arranjar uns cabos de bateria , podem fazer falta nessas situações.

    Aquilo do Code , já não me lembro bem de que luz é, mas experimentar usar a segunda chave do carro e ver se o problema continua , mas se ele liga o carro , não estou a ver que problema poderá ser

    Acho que é tudo …

    • Joãomelo

      Obrigado MiguelGP, uma resposta que respondeu a uma data de dúvidas. Tenho então de ver o nível de carga da bateria. Estava com o carro desligado e com o rádio ligado pq estavamos apenas a conversar e ela já ia embora passado uns minutos, não podia dar música ahahah
      O code, estive a ler e o carros não ligam e o pessoal fala todo em fazer chaves novas e tal e coise. Esta é só de vez em quando, e usei sempre só 1 chave, exeto uma vez que deixei a principal na mala com o carro trancado e tive de ir buscar a suplente, e usei-a. De resto sempre usei esta e já me aconteceu 3 ou 4 vezes. Mas o carro liga sempre, mas com aquela luz. O carro já estava a pegar, e de repente sem deixar de dar à chave, ligou essa luz, parou tudo e desligou-se tudo, de seguida fiz o mesmo mas tudo normal. Não percebi. /:
      E por vezes, sem se desligar nada, o computador de bordo (penso que é assim que se chama aquele ecrãzinho com as horas, kms, média, etc…) reinicia. Tudo a zeros. Só fica mesmo os kms totais do carro. A velocidade média, consumos, horas… tudo volta à zero. Esqueci-me dizer isso.

  158. MiguelGP

    Afinal ainda há mais , faz lá outro video desse barulho de escape , está engraçado , parece máquina , mas depois no final ouvi um barulho um pouco estranho , e o carro estava frio ??

    • Joãomelo

      Não, tinha sido usado há alguns minutos. Não devia estar na temperatura normal, mas frio não estava.
      Já fiz meia dúzia de videos, desde o arrancar (não estava frio, mas custou) até a fazer várias aceleradelas. Mais tarde, ou talvez amanhã envio para o a net e depois meto aqui no motores pt, muito brevemente.
      Até já, um abraço 😉

    • Joãomelo

      Já meti 3 vídeos, um de arranque que não foi normal, demorou um bocadito mais, um de acelerações, e um de onde vês os barulhos mais esquisitos, que é no inicio do tubo, que penso que seja o catalisador, uma espécie de rede em volta do tubo de escape.

  159. gymkhana

    Parabéns pelo teu Diário de Bordo, faz jús ao nome!
    Nem sabes quanto ri e me reconheci nas tua edições de fevereiro com as aventuras da direcção e do sistema eléctrico. Suspeito que tenha sido do frio (excluindo a actividade paranormal que sabemos que a verdade anda por aí fora) que acho que também nesse mês tive um episódio semelhante embora ainda não tenha relatado no meu DB. Ia contente de manhã e acende o desenho de uma bateria, e eu a pensar, pronto, como estou a andar, o carro há pouco pegou bem e tudo, a bateria “rebentou”, se for o alternador pior, irei ficar sem carga e aproveito e até vou desligar as luzes, incluindo as luzes diurnas… A estrada só tinha curvas ligeiras, semáforos, mais rectas, mas quando paro num semáforo para mudar de direcção, fazer 90º em 3 metros, percebi que a direcção assistida estava desligada… Curvei ate comer a faixa contrária e sabia que estava a menos de 100 metros de uma esquadra da PSP… Fui até ao destino a rezar e a fazer força que nem um camelo simultaneamente a pensar, vou estacionar aqui e aqui vai ficar, ainda por cima estacionei em paralelo tendo de dar umas 15 voltas com o volante, transeuntes a olhar para mim (mas aquele gajo está assim tão aflito? Coitadinho) e a fila de carros atrás à espera… Não o deixei perto duma descida, só para demonstrar a minha profunda inteligência nem estava numa zona em que as pessoas se prestam a empurrar carros. Fui tomar o pequeno-almoço, quando voltei, o carro fez de conta que nada se tinha passado. Não acendeu o desenho da bateria, ligou perfeitamente, direcção assistida assistida, tudo bem até agora, estou à espera de novo episódio, mas até já andei com tempo mais frio e húmido e nada, sem comportamentos destes.
    No meu Peugeot 206 uma vez ia na AE, ou talvez mais de uma vez, à noite, os manómetros desligaram, ponteiros no zero, mas logo a seguir voltou ao normal, e outra vez tinha a embraiagem a fundo (e sem nunca a largar) meto 3.ª, 4.ª, volto a colocar 3.ª e oiço um estrondo épico, parecia que tinha vindo um ciclista bater por trás (já que o carro não soluçou sequer) e acontece a cena dos manómetros ao mesmo tempo. E depois tudo bem…
    Ter um carro que não dá problemas, é como ter uma namorada que não se zanga, há logo muito menos estórias para contar.

    • Joãomelo

      Obrigado gymkhana, realmente tenho escrito (infelizmente) muitas peripécias aqui do punto e que muitas pessoas se devem identificar… problemas há para toda a gente.
      Em relação à tua viatura tenho de ir dar uma vista de olhos, tem muito texto para ler, realmente muito interessante, amanhã ou depois dou lá um saltinho, comento e vou acompanhando. Aprende-se muito com os problemas de todos.
      Então, aconteceu-te isso de ficares sem carga e sem direção e depois voltou a funcionar tudo corretamente? Eu já perdi a direção assistida, de repente, mas ia estacionar e o carro trabalhava perfeitamente, não acendeu luz nenhuma, nem foi abaixo, nem custou a pegar nem nada, o problema devia ser era de picos de corrente da bateria e não a falta dela…. Agora estou à espera que me aconteça qualquer coisa para resolver, porque todos os problemas de desligar, de não ligar, de demorar a ligar, de não reconhecimento da chave (pelo menos pelo painel de instrumentos), do reinicio do painel e médias e etc, etc, devem estar estar ligados a isso. Mas agora está a funcionar totalmente bem. Não entendo nadinha. Estou mesmo confuso, tenho de ir fazer a verificação do nível de carga da bateria. Talvez pudesses fazer um também… porque se ligou, ou está com carga fraca, ou alguma coisa está a fazer contacto e a transmitir informação errada, porque para além de te aparecer a imagem da bateria ficaste sem direção assistida. O que é controla as funções da energia e se tudo está a funcionar bem no carro? É a centralina? Será que pode ser apenas a direção assistida a ir à vida e já tá dar os primeiros sinais?
      Em relação ao Peugeot… estranho, muito estranho. É como a mim tal e qual, dá-lhe cada uma de vez em quando, que fico mesmo na dúvida o que terá acontecido… e dps nunca mais acontece ou volta a acontecer muito tempo dps. Maluqueiras automóvel. São máquinas muito sentimentais. O barulho foi da caixa? Foi do motor? O meu também fez um estoiro, mas penso que tenha sido das colunas, porque ficaram sem energia, pq tudo foi abaixo.

      Histórias para contar é o que não me falta de ambos os lados, mas prefiro só contar as do automóvel… se não ainda tenho mais problemas Ahahaha

    • gymkhana

      Nada para agradecer : )
      Sobre o meu Diário de Bordo não recomendo a leitura e para já as fotografias são fracas… Acho que a única coisa de interesse é o encosto de cabeça, faz “find” a isso, de resto não percas tempo.
      Exacto, apareceu a imagem da bateria e fiquei sem direcção assistida pelo menos, não fiz muitas experiências : ). Se calhar a minha bateria resolveu aumentar a voltagem e a centralina por bem de não avariar componentes, desligou-os. Ainda não tive outro problema com a mecânica do carro. Agora que estive a pensar, numa viagem notei uma vez que o carro estava ligeiramente a virar para a direita, não havia nenhum vento predominante… Andou assim mais de um dia, depois passou… Leva a pensar que não é desalinhamento da direcção (era um milagre voltar a alinhar-se ou de alguma forma contra-compensar-se) mas sim do sistema de direcção. Acho que as direcções eléctricas, ao contrário das hidráulicas, a tendência do carro endireitar as rodas ao andar é uma vontade “electrónica” e não física, não estou a explicar muito claramente mas acho que me faço entender.
      Sobre o Peugeot acho que terá sido da caixa, algo a ver com a sincronia das mudanças como hipótese mais lógica, mas desligar o painel de instrumento e ligar… Curto-circuito… hehe.
      Por vezes os problemas a bordo não têm a ver exclusivamente a ver com o automóvel, pelo que as estórias a meu ver são bem-vindas.

      • gymkhana

        Não cheguei a concluir sobre o desvio da direcção, acho que a direcção eléctrica “desafinou-se” em relação ao centro, por isso quando largava o volante ele girava ligeiramente e o carro naturalmente começava a virar… Como disse já passou também.

      • Joãomelo

        Os carros são todos muito sentimentais, é quando lhes dá. Eu já troquei a bateria do meu. A ver se não dá mais nada. Dps passo lá e leio tudo, acho que se lê bem. Sempre aprendo alguma coisinha 🙂

  160. teixeira86

    Bem acho que nunca me diverti tanto a ler um diário de bordo, está fenomenal 😉
    Ao menos tens um carro com historia que dá muito que falar, apesar de ser preocupante em certas situações, não deixa de ser engraçado de contar as peripécias deste carro. Vi que és perto de Lamego, eu também sou de lá perto, ia todos os dias trabalhar para a serra das meadas para a enernova (eólicas). Continuação de muitos e bons kms e a proporcionar-nos muitas gargalhadas com este carro 🙂

    • Joãomelo

      Pois, está fenomenal mas por vezes dá-me vontade de lhe dar dois biqueiros!! Que raiva! x)
      Trabalhavas mesmo lá no ciminho? Numa casa de pedra com um largo na frente? Eu já lá fui duas vezes ao topo, mas estava sempre alto nevoeiro x) Que carro tinhas para subir a serra? É que algumas partes do piso estão um bocadito ‘irregulares’.e até o puntinho que tem suspensão alta treme um molho.
      Mais histórias vêm cá parar, até porque me ajudam um bom bocado com opiniões, e sempre vou aprendendo.
      Um abraço 😉

  161. teixeira86

    Sim era mesmo ai que trabalhava, tinha uma cartinha da empresa uma Fiat Scudo, na altura a estrada não estava muito má já a 6anos que não vou la acima.

    • Joãomelo

      Pois, acho que agora está muito rachada (não sei como era antes) e a cada curva (se tiver frio) tem um bocadinho de água a atravessar a rua que depois congela e fica perigoso. Nunca notaste?

      • teixeira86

        Sim na altura quando andava por lá em dias que chovia muito vinha a agua pela estrada abaixo, mas nada de grandes buracos. Quer dizer a carrinha ate era bastante alta dai a talvez não ter muito a noção dos buracos da estrada.

    • Joãomelo

      Deu problemas em quê o carro da tua tia? É assim, este teve problemas que nunca o pararam… nada mau. É fraquito, mas resiste. Não tive sorte nenhuma mesmo… E não foi nada barato, por isso devia vir certinho. AInda tem uns meses de garantia… O dono do stand tá a rezar para que não dê problemas motor e caixa… Pq de resto dá problemas em tudo, só falta a suspensão mesmo.

  162. davidzao

    não, já á muitos anos que não tem,ela comprou-o novo, em 99 mas lá para 2005 trocou para um mazda, nos primeiros 2, 3 anos ele estava impecável, mas depois veio tudo de uma vez e ela optou vender, foi a melhor coisa que fez! só o motor é que trabalhava, lembro-me uma vez que íamos no carro de noite, e as luzes apagaram-se todas, só ficou o motor a trabalhar xD

    • Joãomelo

      Isto é caso para dizer “LOOOOL” o carro é de plástico mas o motor é de titânio! Tá visto, lá ao carro, mais a quem o vende. Apagou-se tudo mesmo? A direção ficou pesada? Deve ter sido só as luzes. Não compreendo como é possível, porque o motor devia ir também a baixo ou se não as luzes ligavam de novo, ou não sei. Este carro é cada uma que parecem duas.

    • Joãomelo

      é… carrito de compras. Este também, acredito que não vá ficar muito tempo, apesar de já ter um carinho por ele. Tenho muita pena que dê problemas. Já vou contando e actualizando ali em cima o estado dele 🙂

    • Joãomelo

      Adoro BMW, e este carro. muito topo. Ahaha, não tinha era dinheiro para a gota dele. Deve ser cá um borrachão. Mas tá muito bonito. Já leva uns aninhos, mas desde que ande tass bem.
      Caso haja possibilidade de trocar, gostaria muito de trocar por um assim deste género, desde que não desse problemas de maior… mas acho que tinha de ser a gasóleo.

  163. Joãomelo

    BkT, se estiveres por cá vê ali em cima a publicação de dia 15 de Abril. Era isto que te acontecia, que até disseste que “já estavas a habituar-te”?
    Um abraço 😉

    • BkT

      Ora viva João, tenho acompanhado as novidades do carro mas não tenho comentado.
      Isso do custar a pegar e fazer o TÊ TÊ TÊ comeu-me a cabeça toda xD não consigui ao certo perceber o significado do barulho ahah
      Exacto é o que o meu faz, quando acelero ele perde um bocadinho de rotação e depois ganha normalmente, não me faz isso apenas em arranque, as vezes quando estico um bocado mais faz em segunda ou terceira (quarta/quinta nunca dei conta de isso acontecer, mesmo nas segunda/terceira não é frequente). Vou ver se com um videozito dá para perceber pelo barulho do carro e tal, se der meto-te aqui o link do tubas.

      Bem, um stand ai dar-te perto de 2000 pelo carro não é nada mau, por estes lados provavelmente pelo meu davam-me 1500 e sabe deus xD
      Os piscas laterais embaciados não te preocupes com isso, desde que virei a borracha da optica que ja nao fica tanto, mas antes ficava com a optica da direita quase nesse estado xD
      os pneus ainda tens piso para muitos kms e está a desgastar bem, quando troquei os meus da frente tinham um bocado menos de piso na parte central mas nas laterais já não tinham quase marcas xD
      abraço 😉

      • Joãomelo

        É bom saber isso 🙂
        Quando o carro não pega faz uma tentativa de meter o motor a trabalhar e faz aquele barulho característico, que tentei explicar com o “TÊ TÊ TÊ”. Este é o barulho normal de quando não pega, mas das outras vezes parece que nem faz força para meter o motor a rodar. Parece apenas, sei lá, um telemóvel a vibrar um bocadinho, mas um bocadinho mais intenso. Devia ser da bateria que não tinha energia para isso. Sim, fico à espera do link 🙂

        Pois, 2000 não é mau, mas não há guita nem muito interesse naqueles carros (para dar mais problemas ?!?! pelo menos já sei com o que conto).
        Então os piscas ficam assim, não me incomodam e acho que não incomodam ninguém. Obrigado pela respostas, inclusive a do pneu, se tiverem a desgastar de+ é pelos puxões que leva. Mas nem tem derrapado.

        Abraço 😉

      • Joãomelo

        Ah, esqueci-me da perda de rotações. O carro por vezes custa a ligar (não é custar, porque quando não liga não esforço. Tento sempre 2 vezes, se não der espero 10 segundinhos e liga normalmente. E quando é a pegar que custa mais um bocadito é quando as rotações baixam. Então se tiver que começar com um ponto de embraigem é que mete mesmo impressão, porque baixa muito e tenho de acelerar muito mais. É esquesito, mas já tou a apanhar o jeito 🙂

      • BkT

        Ainda nao me esqueci do video, apenas não tenho tido oportunidade porque nao tenho saido de casa, e quando saio esqueço-me xD quero fazer tipo com o motor a frio e a quente para se notar melhor.
        eu habituei-me facilmente a isso porque a experiencia que tinha de condução era de carros a gasolina, por isso ja estava habituado nos arranques fazer o “tap tap tap” do acelerador, acelerar varias vezes mas pouquinho. como agora fazes isso dá para perceberes ao que me refiro. quando tiveres que fazer ponto de embraiagem em subidas, auxilia com o travao de mao, é o que faço normalmente, até que tenho a embraiagem mal afinada e começa a tremer as vezes.

        agora com isso do carro nao pegar à primeira, preocupava-me um bocado, não é digamos normal isso acontecer e tanto insistir e tal poderá trazer problemas num futuro (digo eu xD ).

      • Joãomelo

        Por acaso agora nestes dias nem uma vez!! É psicológico, só pode.
        Não entendo. Agora ouço uns barulhos estranhos. Coitado… vou escrever ali em cima.
        O tap tap tap, toda a gente acelera assim… para arrancar, eu não costumo fazer assim, faço tipo aceleração linear, sempre igual, qual a diferença??
        Força no vídeo, cá se espera.

      • BkT

        O chiar vindo do motor poderá ser a correia de distribuição que esteja folgada, o problema de se comprar um carro usado é não se saber logo de inicio quando foram mudadas esse tipo de coisas. A minha sei que é nova que o mecas tratou dela antes de me passar o carro xD

        O barulho, cheira-me que poderá ser o que o meu tinha, sentes o barulho tipo um bocado a frente da manete de velocidades e parece que batem com um ferro debaixo do carro? Se for isso é o apoio central do motor que está desgastado, 35euros que custa uma coisa dessas se nao me falha a memoria.

        As diferenças entre acelerar em tap tap e linear sinceramente não sei xD mas com o tap tap acho que se torna mais rapido ter reacção quando o carro perde aquelas 200rpm (é o que o meu costuma perder +-).

  164. MiguelGP

    se bem me lembro essas correias e para mudar de 5 em anos , faz as contas e vê quantas vezes já “deve” ter sido mudada , ou prepara-te para a mudar , poderá ser apenas um tensor .

    A forma se acelerar é quase indiferente , é um habito e um geito . Eu também tenho o vicio de dar toques no acelerador , apenas quando é um plano demasiado inclinado , é que acelero bem e com força

    • Joãomelo

      Não, o barulho é um chiar do lado direito, à frente do pendura… Não deve ser disso.
      O barulho “de baterem com um ferro debaixo de carro” é mais ou menos isso, mas é um barulho fraquinho. E sempre que ouvi foi com o carro parado e desligado*.
      Eu acelero quase sempre em apenas em um toque, mas mais longo. Mesmo que seja uma aceleração mínima.
      Vou estar atento ao barulho… só espero que não seja nada.

    • Joãomelo

      Penso que o barulho seja mesmo na roda. Eu notei quando tiro o carro da porta de casa (não muito regularmente, apenas quando não há estacionamento). É um passeio do lado direito. O carro fica com as duas rodas do lado direito em cima do passeio. Ao tirar, tento descer o passeio devagar, mas a rua a subir.A virar para a esquerda. Barulho na roda direita… Ponto de embraiagem mais puxado um bocadinho. Sempre dá aquele barulho tipo de uma correia sem óleo.
      Hoje pela primeira vez ao subir este mesmo passeio para meter o carro, a virar para a direita, fez o barulho na roda esquerda, o que será? Normal? O barulho é igual ao da roda direita, mas mais forte um pouco.

      • BkT

        Eu ouvia a pancada sempre que fazia manobras com a direcção muito virada, foi assim que consegui mostrar ao mecanico de onde ouvia a pancada ao certo, mesmo ele andou para tras e para a frente no carro umas 20vezes e ficou admirado xD

        estes dias de calor já me lixaram a embraiagem, anda a chiar e ficou-me o pedal preso em baixo 1x hoje… cheira-me que nao vai passar o verão sem ter as bombas rectificadas -.-

  165. MiguelGP

    Já estava a estranhar , não vires relatar mais um problema … aguentas-te uma semana xD

    Esse carro têm literalmente um problema de juntas , essa electrónica está toda queimada . Água ou liquido refrigerador , como estamos, ao nível , notas alguma fuga , isso não é normal chegar a essas temperaturas … ou então tens algum problema nesse quadrante …

    A bateria , tens isso há pouco tempo não é ?! isso não é normal descarregar dessa forma , tem de estar alguma coisa ai de errada …

    • Joãomelo

      Já expliquei ali em cima sobre a temperatura…
      Em relação à bateria, … Não entendo. Sei que nem usei muito. Desligado mesmo nada. Alternador a funcionar, bateria nova. Nestes dois últimos dias, usei um pouquinho o modo city, será que…? Hoje usei um bocadinho, mas muito antes de acontecer, mas pode estar relacionado.

  166. BkT

    “Já estava a estranhar , não vires relatar mais um problema … aguentas-te uma semana xD ” epic comment is epic! ahahah

    vê a vareta de oleo, limpa-a e coloca-a 2 ou 3x e repara se o óleo passou de um castanho escuro a um castanho chocolate de leite e a consistência mudou… se assim for, foi-se a junta, mas a da colaça… e essa têm uma reparação cara :/ senao podes estar com fugas em algum lado, enche o radiador e vai dar uma volta, quando tiveres o motor quente volta pra casa e deixa-o parado uns tempos e vê se aparece agua no chão… O do meu pai a uns tempos também andava a perder água e eram as relas do motor, não me lembro dos valores mas sei que fui com ele ao mecânico e o motor estava fora do carro, as relas não devem ser caras, mas a mão de obra de desmontar quase o motor inteiro é…

    Essa da bateria é que coise :s

    Em vez de liquido de refrigeração ou água no radiador, mete-lhe água benta mas é!

  167. Joãomelo

    Será que é aguentas-te ou aguentaste? Ahah, não é nada épico :'(
    Já foi muito bom, e foi mais de uma semana, foi para descansar um bocadinho dos problemas dele.
    Em relação à agua, tenho de ver hoje. Ontem resolveu o problema, e espero que fique continue resolvido. Tenho de verificar o óleo. Faço já isso hoje. Espero que não seja nada disso. Lá ao carro que agora me ia chatear com isso. Que nervos.
    A parte da bateria, não entendo também. Este carro só tem meia dúzia de coisas que gastam a bateria e eu não as estou a usar. Eu acho.

    Ahahaha, água benta purificava muito o punto. Mas ele é um veículo tão puro sempre a fazer sacrifícios e a auto flagelar-se … x) Tá sempre alguma coisa danificada ou com problemas.

    • MiguelGP

      No meio disto tudo, o que me está a fazer mais confusão , é mesmo a bateria descarregar assim , dizes que o alternador funciona correctamente , não estás horas com o carro desligado e equipamento ligado (bateria nova também não ia assim) …

      O carro anda todos os dias ? Têm alarme ? Qual a capacidade da bateria , deverá estar explicito na bateria (42 mAh) – Foi um exemplo .

      Podes ter também uma passagem há massa e faz com que a bateria se vá toda . Outra coisa , visto a bateria ser nova , evitar estar a dar esses encosto , e tenta resolver a situação rápido , pq se não qualquer dia , tens a bateria nas lonas . Qualquer coisa, garantia da bateria e pedes uma nova .

  168. Joãomelo

    O carro anda todos os dias, o alternador fiz o teste, como tenho ali em cima explicado, na altura em que troquei a bateria que apenas dava 7 ou 8 (talvez amperes não sei qual a medida) em vez de dar 9. O alternador deu 14.
    Sim, acho que tá qq coisa dessas na bateria. E não uso o carro assim. Não tem nada que gaste. Só os faróis, luzes de painel, e o ecrãzinho do relógio, luz de teto, rádio e a sua luzinha vermelha. Não há mais qualquer tipo de luz ou de gasto.de energia eu acho. Que eu saiba o que faz andar o carro ainda é o motor, não é eléctrico. x)
    “uma passagem há massa?” Não percebi…

    • MiguelGP

      Epah , partes eléctricas não é a minha cena , não sei bem explicar , mas a massa é a “Terra” , ou seja com em qualquer ligação tens de ter uma ligação á “terra” , por exemplo, imagina que tens uma carga de tensão , e algo esta a receber mais carga do que devia, essa carga têm de ser dissipada por algum lado .

      Não consigo explicar esta coisa como deve de ser … pd ser que ais alguem perceba realmente do assunto

      • BkT

        João, uma coisinha estupida mas que é o suficiente para de uma noite para a outra dar cabo da bateria, tens luz na mala? Se tiveres ela pode estar lixada e fica sempre ligada (aconteceu ao corsa do meu cunhado, andou uns dias a de manha ter que meter o carro a trabalhar de empurrão porque nao chegava à razão do problema e é uma coisa simples). Vê isso, o meu não tem, é do lado direito por cima da “lomba” da roda, se tiveres tira-a e vê se continuas a estar sem bateria de manha. Para veres se ela fica sempre ligada, no escuro tiras a pala da mala fechas o carro normalmente e vês se continua a dar luz…

        Pah é uma coisa estupida mas lembrei-me disso vá xD

      • Joãomelo

        A cena é que não é de manhã. Aqui de manhã , referes-te ao ser a primeira vez do dia a pegar no carro depois de uma longa noite… certo? Eu no último dia, ele pegou normalmente, fui levar a minha mãe ao trabalho e fui ao ginásio. Cheguei lá estacionei. Normal, nem usei o rádio. Passado 30 minutos, já não pegava, dava luz de air bag, barulhos da centralina, ponteiros a tremer…

    • Joãomelo

      Não creio que tenha, mas vou lá ver já de seguida. Eu penso mesmo que seja do rádio… Ahm… Colunas atrás metidas depois, não são de origem, tem lá uns cabos manhosos…
      Quando fui montar o rádio, na oficina E.Leclerc, onde o comprei, porque não tinha lá os ferros para sacar o rádio fora, o eletrecista disse assim ao puxar o rádio, (porque lhe falei para ver a ligação às colunas traseiras que não funcionavam) disse assim: “Isto lhe garanto, nunca ninguém mexeu aqui nestes fios, estão de origem as ligações.” Dps de puxar e meter o radio novo disse: “Afinal mexeram” Será que é alguma coisa com cabos ligado a isto?

    • BkT

      Dá menos trabalho tirar a pala que rebater os bancos xD pelo menos no meu se rebater o do lado esquerdo fica uns tempos a fazer muito barulho… os encaixes dos bancos traseiros são uma valente bosta, qualquer punto (desta serie) que andei os bancos de trás faziam alto barulho… :/

  169. MiguelGP

    E o teu radiador , tens la dentro (agora água) , mas já lá tinhas água , ou era liquido refrigerador ?
    Bomba de água poderá também estar a gripar, se nunca foi mudada , a coisa complica-se

    • Joãomelo

      Não faço ideia, não faço mesmo ideia, Há maneira de saber? O senhor que me vendeu o carro não sabe nada do carro. Todos os problemas que lá fui reclamar ele diz sempre “sabes é normal, o carro veio para aqui assim” bla bla bla, mas a garantia é só motor e caixa. Inquebraveis, só por acaso xD

  170. megas

    Com esse carro vais ficar um expert em Puntos, um conselho de quem ja teve alguns “limões” pára de lhe atirar dinheiro e tempo para cima 😉 ou então arranja outro esbarrado para peças, também é uma solução

    • Joãomelo

      Tão expert que até posso dar aulas sobre o seu funcionamento, problemas comuns (e incomuns) e a sua possível resolução Ahahaha
      A ver como corre, não deve dar mais problemas.
      Ahahahah, já deu tudo o que tinha a dar. Quando se resolver isto da bateria, claro.
      Mas hoje, tudo, tudo normal. Pega rápido… tudo em ordem. Nada a apontar. São problemas que se lembra. x) Precisa de atenção!

  171. Nelinho

    boas, tive a ver o teu DB e reparei que tens problemas com aquecimento do carro.. por o que entendi ele aquece demasiado, e desaparece a agua certo?

    • Joãomelo

      Sim, nestes 6 meses nunca dei conta de nada, até ter parado uma vez e ele aquecer demasiado. (arrefece em andamento). Meti água lá no tubo. Passaram 2 semanas e já aqueceu de novo e voltei a meter água. E hoje reparei que tinha um chão com umas pinguinhas.

  172. Nelinho

    eu tenho um Punto de 97, que andando 500 km mais ou menos tinha que meter 2 litros de agua, e quando estava algum tempo parado num fia ou isso ele aquecia bastante, em que depois tive a procura de alguma fuga de agua, e reparei que tenho o radiador furado, mas é uma coisa e era raro aparecer agua no chão onde eu estaciono por a agua evaporizava com o calar do radiador…; pode ser que o teu tenha um problema semelhante ao meu….

    • Joãomelo

      Eu não sei quantos kms fiz, mas é capaz de ser mais ou menos isso. E notei isso agora nos dias de calor. Pensava que devia ser evaporização, mas agora tenho notado sempre umas pocinhas de água. Amanhã passo no mecânico a ver e já digo do que é que foi.
      Entretanto deixo a foto da parte debaixo do motor, de onde cai a água.

  173. megas

    agua castanha , isso cheirame a oleo misturado com a água, um dos dos problemas pode ser a junta da colaça que já não veda tão bem e daí estar a aquecer muito. Cuidado com isso que podes destemperar o aço entre muitos outros problemas, eu não arriscava fazer uma viagem grande com esse carro. Um outro problema mais fácil de resolver pode ser que esteja a ganhar depósito (sujidade) num dos componentes de refrigeração NUNCA andes com ele demasiado quente. De qualquer das maneiras isso não explica o aparecimento de agua ou fugas, tens de tentar descobrir onde está essa folga o mais rápido possivel.
    Vai vendo de que cor se encontra a tampa do radiador, se algum dia esta te aparecer amarela tipo mostarda…..bem …. faz o funeral

    boa sorte, abraço

    • Joãomelo

      A foto que meti, isso que parece uma panela assim mais quadrangular, é daí que sai a água ou que escorre, pelo menos. Isso tá tudo cheio de ferrugem. Hoje meti novamente água, está a desaparecer, não é possível desaparecer tanta, no chão ela não fica. Apenas fica húmido, meia dúzia de pinguinhas. E ela é acastanhada, não sei se é do óleo ou se é ferrugem…
      O carro nunca mais aqueceu, mas a água está a desaparecer e só aqueceu no dia da inspeção, e ao acelerar ele arrefece logo. Deve ser do ar fresquinho. Eu acho que os tubos e a tampa já são dessa cor megas! Mas mais logo vejo de novo. E se tiver dessa cor, faço o funeral porquê? O que significa?

      • Joãomelo

        O tubo está todo amarelado assim como a tampa. Mesmo assim tem assim uns tons tipo mesmo mostarda… :/
        Não sei se tem alguma coisa a ver, mas cheira a água oxigenada. x)

  174. Nelinho

    nesse fiat a bomba agua deve na distribuição, do lado direito do motor essa agua ferrugenta quer dizer que deves ter ou já tiveste uma fuga nesse local onde se encontra a ferrugem, ades verificar se a tampa do óleo do motor tem tipo uma espuma como o café, isso isso acontecer é provável que tenhas a junta da colaça queimada que esta a misturar agua com óleo, e que isso vai aumentar o nível do óleo, agora se tu fores dar uma volta ai de 5km e os tubos de agua tiverem muito duros, e ao desapertar a tampa do liquido refegerante e deitar muita agua fora, isso quer dizer que tens a agua a ir para os cilindros e que vais sair com os gases de escape, se não tiveres nenhum dos problemas, tens que ter obrigatoriamente uma fuga de agua… Um conselho quando resolveres esse problema não metas um anticongelante muito bom porque esse vai tirar as ferrugens todas que tens e no tubos de metal, podem se furar ao sair a ferrugem, agora se achares que os circuito esta mais ou menos limpo deves meter um bom…

    • Joãomelo

      Amanhã, verifico se tem então espuma na tampa do óleo. Nunca reparei na dureza dos tubos, mas ao desapertar a tampa do líquido refrigerante costuma sair alguma coisa? Independentemente de estar frio ou quente, ligado ou desligado?

      • BkT

        Nepia, só sai alguma coisa quando o carro está na temperatura normal e o que sai é vapor de água.. nunca abras a tampa do radiador com o motor quente que arriscaste a levar com água a ferver na cara. Já vi acontecer a uma mulher que tinha o carro encostado numa berma, não deve ter sido agradável…

        uma reparação de bomba de água ronda os 150euros (dependendo da mão de obra e dos conhecimentos no mecanico), foi o que a minha irmã pagou quando o dela teve esse problema.
        Reparação da junta da colaça, é bem maior o tombo!!!

        Mas faz o que o Nelinho disse, vai dar uma volta no bogas, deixa o motor aquecer e depois vê como estão as tubagens (foi um conselho que me deram tambem quando ia experimentar uma ibiza, que acabei por não avançar no negócio).

        Mas o importante a reter, nunca abrir a tampa do radiador com o motor quente! Não é de conhecimento comum que a água circula no motor na ordem dos 90ºC (92º chelseus ahahah sou portista sorry xD).

        Vai dando noticias!

  175. Joãomelo

    Eu já nem sei o que pensar o que seja o problema, vou com ele ao mecânico segunda feira. Tenho precisado, mas é só coisas curtas. Nada de grandes viagens. Ele tem tempo de chegar ao meio, na boa e mais não aquece. Tem funcionado bem, mas já meti água 2 vezes. Já vai mal possa. Hoje já vou dar uma volta e reparo nisso dos tubos. A ver como corre. Não podem estar duros certo? E se for assim entra água para os cilindros e por isso vai sair água pelo tubo de escape??
    Sim, e não abrirei a tampa do radiador quando ele estiver quente.
    Em relação ao chelseus… sou do sporting, sou um adepto antes fervoroso que aprendeu a perder tanto que já nem liga ao futebol. Já aos anos que me tanto me faz como se me deu. Se perder ou ganhar é para o lado que durmo melhor, mas foi uma péssima época para o benfica, coitados. Mas pronto é a vida. Agora preocupo-me mais com o carro. x)

    Vou sempre dando notícias, o punto não me deixa de ficar assim calado, é um carro muito comunicativo! x)

  176. megas

    se estiver tipo mostarda,até m bucado com a mesma consistência que a mostarda ou espuma do café é da colaça que esta a deixar misturar os fluidos dentro do motor e isso é basicamente péssimo, pode ser da junta que devido a aquecer não esta a vedar bem ou do prprio bloco que tambem devido a aquecer pode ter estalado algum canal de refrigeração e deixa misturar.
    disse faz o funeral porque acho que o preço da reparaçao ultrapassa o do carro. isto porque estes problemas são causados por outros ou seja antes de resolveres estes tens de resolver o qe os causou.

    por essa foto so consigo ver o carter, se tiver ferrugem por fora não é e grande importância …..

    se fosse meu desmontava-o quase todo em casa limpava a fundo e substituia o que tivesse que substituir, sempre a controlar os custos…..tirava o carter para ver se tem bocados de ferro lá dentro oleo novo do bom desmontar as magueiras todas e limpalas, estudar bem o radiador e se preciso levar a fazer um teste , fazia teste á bomba da agua e por fim tirava a cabeça para ver como isso anda ai dentro e mudava a junta….. tudo em casa, senão deita fora e compra outro, são muitas horas d trabalho depois fica muito caro.

    basicamente tudo o que for de refrigeraçao desmontava e limpava e fazia teste, e depois pensava em atacar a colaça.

    abraço

    • Joãomelo

      Ahm, eu não sou mecânico… não tenho conhecimentos nem material para isso. Se desmontar alguma coisa já não a monto. Amanhã ou mais tardar passo na oficina…

      • Joãomelo

        Nestes dois últimos dias, não notei nada de fugas. Nem normal nem inclinado. A água, não está no máximo, já perdeu alguma… está acastanhada. Penso que só perde água, com aceleração… é o que acho. Vou deixar uma foto de sítio onde estacionei alguns dias.

    • Joãomelo

      Ah, então com isso tudo fico na mesma x) ahahah queria era saber eu também. Tive a ver bem. Nunca sai nada agora, a água está mesmo acastanhada… e por vezes cai uma pinguinha, mas apenas um piguinha, deve ser só de um tubinho que passa por cima dessa coisa de ferrugem. Já falei com o meu primo a ver como corre.

  177. Nelinho

    se for a bomba de agua isso não é assim muito caro são ai mais ou menos 30 euros o preço da peça…
    https://www.google.pt/search?q=fiat+1.2&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.46751780,d.ZWU&biw=1440&bih=782&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=0tubUbiMCaOl0wW_pYCgBA#um=1&hl=pt-PT&tbm=isch&sa=1&q=motor+fiat+1.2+8v&oq=motor+fiat+1.2&gs_l=img.3.0.0i24l2.72922.79965.0.82884.14.14.0.0.0.0.333.2885.0j7j6j1.14.0…0.0…1c.1.14.img.hxmTvJXWccg&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.46751780,d.ZWU&fp=663dcddd9d97f2c&biw=1440&bih=782&imgrc=p36c4Apu2trqKM%3A%3BSA6OBYgcREMLVM%3Bhttp%253A%252F%252Fimages02.olx.pt%252Fui%252F24%252F39%252F37%252FFotos-de-fiat-punto-12-8v-2001-188a4000-bloco-de-motor-armado_436983237_1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Ffaro-faro.olx.pt%252Ffiat-punto-1-2-8v-2001-188a4000-bloco-de-motor-armado-iid-436983237%3B800%3B600
    aqui tens um bloco de um motor igual ao teu em que a imagem esta como tu tivesses em frente ao eu carro a olhar para o motor.. aquele tubo preto que vez é em metal pode ter estar picado pela ferrugem e ter fuga, e esse tubo preto vai ter a uma bomba de agua que fica do lado esquerdo que ate na imagem vesse a polia da bomba de agua, essa bomba pode ter fuga, tenta ver onde se tem a fuga pela bomba e pelo tubo…Agora claro no teu carro vai ser um bocadinho diferente porque esta tudo tapado com plásticos… mas tenta ver.

    • Joãomelo

      Agora não tem pingado :/
      Já não percebo nada, mas tive muito tempo a ver e acho que era de um tubinho de borracha que se liga ao tubo preto pelo lado esquerdo.
      A ver com o tempo…

  178. megas

    se nao conseguires arranjar isso mete um destes
    https://www.google.pt/search?q=fiat+1.2&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.46751780,d.ZWU&biw=1440&bih=782&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=0tubUbiMCaOl0wW_pYCgBA#um=1&hl=pt-PT&tbm=isch&sa=1&q=2jz+engine&oq=2jz+engine&gs_l=img.3..0j0i24l4.81351.84847.0.85113.10.5.0.5.5.0.162.645.0j5.5.0…0.0…1c.1.14.img.ZG92KKhINiw&bav=on.2,or.r_qf.&fp=c49567e42c8304bb&biw=1366&bih=608&imgrc=pAU7jgbMBsqejM%3A%3BgAnSMAX7mxHN0M%3Bhttp%253A%252F%252Ftoyotacarparts.co.nz%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F09%252F2jz450-01.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Ftoyotacarparts.co.nz%252Fproduct%252F2jz-gte-engine%252F%3B450%3B338

    2jz ftw ….acho que dava pa meter no teu

  179. megas

    ahahahah estava na tanga joaomelo xD como o bkt diz no primeiro arranque dobravas o chassi do punto ao meio….mas em estilo 😀

    tens de refrescar esses conhecimentos automóvel , se disseres “2jz” a qualquer entusiasta é só ver a baba a escorrer xD

    • Joãomelo

      Eu tento sempre aprender, gosto muito deste assunto, mas realmente não tenho muitos conhecimentos, mas estou sempre a aprender 🙂
      Ps. em relação ao verdadeiro motor, tudo em ordem, agora não perde água… não percebo.

  180. megas

    o teu punto representa o verdadeiro espirito dos carros italianos hehe ora anda bem ora anda “com tosse”… é um italiano tem as manias dele 😀

    mesmo assim anda sempre de olho no ponteiro da temperatura , e nunca forces quando estiver demasiado quente.

    mete no tubes supra ou 2jz com big turbo …. ou nem importa mete só supra escolhe um em HD e enjoy 😀

    ou os meus favoritos hpf m3 , ou s54 turbo

  181. MiguelGP

    Pa , vai há bruxa com o carro , vai benzer isso , faz é qualquer coisa . Tens uma potencial arma nas tuas mãos , espero que não , mas qualquer dia isso pode dar para o torto e não consegues segurar o carro , já não é só um problema aqui e ali , é um problema bastante grave . Sinceramente , pensa em desfazer-te disso , não vejo melhoras e com a idade ainda pior … Com o dinheiro que vais gastando em reparações já começa a fazer uma boa factura , ou então investe no carregador de baterias portátil , assim tens sempre solução contigo

    Isto tudo tinha sido evitável, se tivesses ido ás compras a pé ahahah

    • Joãomelo

      Vou vou à bruxa ahaha isto não vai lá com bruxas! Já está no mecânico. Ainda não me disseram nada, a ver os preços e custos… É ver, é ver, já me ando a fartar bastante. É as chatices que dá,

      “Isto tudo tinha sido evitável, se tivesses ido ás compras a pé ahahah” Ahaha muito boa esta! E é verdade, agora o pessoal habitua-se às comodidades, depois já não quer ir a pé… Mas não há muita sombra e estava muito calor, 20 mintuninhos a levar com sol… mais vale ir de carro, mas pronto… tive de vir a pé de lá, como castigo! 🙂

  182. sandra

    ola pessoal, tenho tambem uma ibiza na qual estou bastante satisfeita.. ja a tenho algum tempo e so agora me deu problemas. deixou de corresponder.. mudei.lh o medidor de massa ar e esta novamente 5* .. excelente mesmo!

  183. MiguelGP

    Eu não li mais nada , mas troca já essa distribuição . Se isso rebenta bem que metes o carro na sucata , pq depois não são 130€ de reparação . E sim, distribuição com os tensores , bomba de água , e liquido de refrigeração !!! Creio que já tinha avisado sobre esta manutenção , fazes agora, e ficas uns 4 a 5 anos descansado . Se está em mau estado evita usar o carro , enquanto não mudares isso .

    Ainda este ano fiz isso no Megane e foram quase 400€

  184. Joãomelo

    Mas o mecânico diz que neste carro não estraga nada caso rebente, apenas fica parado e é só trocar. Disse-me que estragava em alguns casos mas neste não. Eu olhei para aquilo não parecia nada em mau estado x) estava lá a borracha preta, até me pareceu nova, ele disse que tinha umas fissuraszinhas, mas a ver. Neste caso são “só” 130 euros.

  185. BkT

    Ja estava a muito tempo sem dar despesa o bogas xD

    Pah, sim, mesmo a frio o meu pega sempre á primeira :/ só me aconteceu uma vez de dar a chave e ele nao pegar logo, mas provavelmente foi um vibe que lhe deu, nunca aconteceu mais…

    • Joãomelo

      Já estava e acho que vou deixar mais uns tempos, eu faço viagens curtas e pequenas e o mecânico é a 2 minutos. O meu acontece muitas vezes, também estou sempre a pegar no carro, sempre a desligar, sempre a ligar… tenho andando muito. Viagens relativamente curtas, mas pronto. Ainda ontem só pegou à terceira, dou à chave e ele fica ali a fazer esforço e nada. E quando não pega logo, não vale a pena tentar muito, … o que poderá ser? Velas?

      • Joãomelo

        * mas a maior parte das vezes, a frio ou a quente, ele pega logo. O mecânico diz que é a gasolina que ainda não lá chegou, para explicar que ele não pegue logo, mas por vezes é a primeira vez que dou à chave, e não pega, mas também quando já está quente e para apenas um bocadinho.

    • Joãomelo

      Ahaha, se metesse tinha de comprar um carro novo. Tudo em ordem, tudo em ordem mesmo. Nenhum problema a registar. Só me irrita o barulho dos tampões a bater e a mexer no paralelo. AI que nervos! Tinha um barulho da chapeleira por causa de estar torta com o peso das colunas, mas lá consegui abafar com um bocadinho de jornal. Nem abana agora. Tenho de meter umas de liga leve, com o dinheiro que não ando a gastar em reparações já dá para comprar umas 🙂
      A cena é, que o mecânico onde costumo ir disse que tinha de trocar a correia de distribuição que estava quase a rebentar, já fiz mais 1500 kms com o carro e está tudo em ordem. Porque ele disse: “Olha aquela fita preta, tás a ver a rachar?” E eu disse que sim, mas não estava a ver nada rachado, tava impecável. Mas pronto, talvez perguntar a outro mecânico, mas deixo andar, é tudo viagens curtas, no problem se ficar a meio do caminho. Mas não vai ficar. Porque até agora tudo impecável. Só tenho a registar que ao pressionar a embraiagem ela chia um bocadinho, talvez falta de óléo. Ou de algum líquido. Tanto a meter o pé como a tirar faz o barulho, mas é só isso que noto, de resto tudo impecável.
      E o bogas punto desse lado como vai? Muitas rotundas a direito? Ahah

      • BkT

        anda-se a portar bem tambem, anda sempre com as mudanças esticadas ultimamente xD ando sempre com pressa ahah qualquer dia chega um cheque a casa 😀

        a minha embraiagem tambem faz isso, principalmente nos dias de muuuuuuuito calor. naquela semana de 30 e muitos varios dias, se andava muito em para-arranca ficava com o pedal preso em baixo xD segundo o que me disse o meu mecanico, o nosso carro tem duas bombitas anexadas ao sistema do pedal, eu tenho uma avariada, como a outra trabalha, vai aguentando xD ja ando assim a 1ano e tal… só nos dias de muito calor é que noto, fora isso não chia.

  186. Joãomelo

    Cuidado com as multas que eles ‘andem’ aí! ahah
    Com quantos kms já conta? E quais as médias atualmente?

    Eu não sei se é o mesmo que o teu (o barulho das bombitas), mas espero que não seja nada de mal. 🙂

    • BkT

      Numa proxima vez que vás ao mecas falas disso!

      Vai com 125,7k em termos de medias faz 13.2, ja tenho 2000 e tal km desde a ultima vez que fiz reset às medias xD faço percursos curtos normalmente e acelerados por isso não está mau de todo xD

      • Joãomelo

        O meu já vai para o 120k A média está desde…. há 3 meses. Fui a Aveiro passar umas mini férias (sou de Lamego) mas de resto é só cidade. Media de 14,2.
        Gasta menos a andar rápido do que devagar. Já começo a apanhar lhe o jeito.
        Hoje mandei um estoiro com o carro não sei onde… à saida de uma bomba de gasolina. Bem larga. Bati, não sei onde, ate levantou o carro. Sai para ver nada de mal, fui dar a volta para passar no mesmo lugar e nao tinha nada. Cenas do caraças. Ia a 10 kmh nem tanto. Foi ao arrancar. O volante tremeu uns minutos depois, mais do que o normal, mas agora ja esta normal, isto é normal?

  187. MiguelGP

    Punto do aço agora com as jantes de ferro sem tampões . Isso é que medida , 14 ?! Ou aumentas a medida , talvez para uns 15 , ou então , com 14 vai parecer que tens um carro atrofiado no tamanho das jantes .

  188. Joãomelo

    185 raio 14, para ser 15 tem de ser 195, na proximo conjunto de pneus, mas mesmo assim preferia jante de liga leve. Assim, tanto me parece melhor porque são escuras, como me parece
    todo podre. Nem sei. Mas a redução de barulho em 3.500 milhões por cento é bem melhor que qualquer jante. É pensar em jante daqui a uns tempos (espero que seja rápido), agora estou satisfeito por estar um carro mais soft. Barulhos parasitas desapareceram! Awesome!

  189. MiguelGP

    Então , quando mudares de pneus mudavas isso , e colocas logo os 195, que são mais baratos que 185 … Até podes colocar jantes OEM , encontras algumas a bons valores .

    • Joãomelo

      Tenho de ver, vi umas de um punto de liga leve iguais a estas, mas pretas, muito bonitas. A brilhar.
      Penso que eram 90 euros, usadas. Mas de Lisboa, eu sou cá do Norte, a ver como corre.
      Tenho de ir vendo. Com calma é que se faz um bom negócio.

  190. BkT

    Ahahah ainda a uns dias me lembrei deste DB e estava mesmo para te perguntar por novidades!

    Ainda bem que anda tudo a correr bem xD
    Quanto ao pegar, o meu pega quase sempre à primeira, só falha quando eu largo a chave cedo de mais por causa do sono de manha XD acordar cedo não é para mim -.-‘

  191. Joãomelo

    BkT, se por caso vires isto (sempre a pedir ajuda x) hehe) podias me esclarecer uma dúvida?
    Verifiquei o nível do oléo e mal chega à chapinha quadriculada. Molha a ponta do ferro e mal toca na chapinha… E queria meter óleo, deram-me a dica de comprar 1 litro e meter apenas meio, depois de um tempo, verificar e meter mais se necessitar. Eu como não percebo nada disto, estou um bocadinho à rasca de conhecimento.. tive de recorrer aqui. Como devo fazer, e qual óleo devo comprar? Obrigadooo! Um abraço
    (se alguém me puderr ajudar tb agradeço imenso!)

  192. PedroMM

    Boas, o oleo recomendado pela marca é selénia 20k 10w40, no entanto qualquer outro oleo 10w40 semi-sintético cumpre com as especificações do fabricante que vem no manual do carro. Normalmente as mudas de oleo devem ser feitas de 10000 em 10000 km ou então 1 ano. Compra um litro de oleo e vai adicionando aos poucos controlando para não passar o nível maximo da vareta.

      • PedroMM

        De nada, basta procurares no google à foruns dedicados a este carro e que normalmente tem quase sempre resposta a todos os problemas (;
        Se ainda andares à procura de umas jantes aconselho as jantes 15′ da versão sport/hgt dão logo outro look ao carro.

  193. Joãomelo

    Eu vou vendo jantes quer em lojas, quer na net, tanto usadas como novas, não faço questão que sejam da fiat, podem ser de qualquer marca (desde que não sejam de marcas de automoveis… não curtia andar com uma jante da ford, por exemplo)

    Estas que disseste parecem ser muito boas, e gostava de vê-las em preto.
    Obrigado pela dica, vou procurando 😉

  194. MiguelGP

    Cuidado com esses acrescentos de óleo . Se colocares a mais e não reparas podes ter despesas muito caras . O melhor que fazes é ir ao mecâncio e pedir para acrescentar , ele lá têm os meios se algo correr mal , corrigir .

    Outra coisa que deves ter atenção é que todos os anos é para mudar o óleo , pois mesmo que não faças os km de intervalo , o óleo parado também perde as suas propriedades . Ainda para mais essas revisões desse carro são em conta .

    Caso tenhas gosto até podes aprender a mudar tu o filtro do Ar e do AC , compras on line e poupas logo ai dinheiro . Mudar óleo e filtro do óleo já é diferente e suja muito .

    • Joãomelo

      Boas MiguelGP, eu já falei com um amigo para mudar o óleo, porque o pai dele trabalha numa oficina, só ainda não fui porque estava a tentar ver as diferenças de preços, porque não faço mesmo ideia. Pelos vistos para o meu carro é o Selenia 20K 10w40 (e penso que semi sintético, salvo o erro que não entendo nada disto), mas na oficina só tem óleo Bp, pode ser não? Desde que seja o tal 10w40 e que tem validade de 10k kms… Como sei que tenho que trocar o filtro do óleo? Costuma mudar-se sempre o filtro quando se muda o óleo? Quanto é fica uma mudança do óleo (já a contar com o filtro)? Mais ou menos…

      Em relação ao Ar Condicionado não tenho, por isso não preciso de mudar.
      Quando comprei o carro, o carro parecia que não tinha força e tinha de reduzir sempre para primeira e troquei logo aí o filtro do ar. (penso que seja esse que está a falar) É meia dúzia de parafusos e um filtro bem fofinho. Foi menos de 10 euros, não foi nada caro e penso que me trocassem não levariam nada, por isso não deve ter sido muita poupança.

      obrigado 🙂

  195. PedroMM

    Boas, quando se faz a muda de óleo muda-se o filtro também. o filtro é bem barato. E podes usar outro óleo que está dentro das especificações da marca. Por exemplo fiz a revisão(óleo e filtro) ao meu punto mk2 16v num Roady que nem chegou a 50€ e o óleo usado foi Galp energy.

  196. MiguelGP

    Basicamente apenas tens de seguir o que a marca indica , se recomenda 10w40 é esse que metes sempre , a não ser que apareça outra graduação também disponível . O filtro do óleo , mudas sempre que se troca de óleo , é barato, e não vale apena manter por 2 mudas de óleo . O do ar , também trocas em conta , podes e deves trocar sempre os 2 filtros a cada revisão .

    Isso é carro de revisão em conta , dá para andar sempre com tudo mudado

    • Joãomelo

      Boas MiguelGP e PedroMM, já troquei o óleo. Fui ao sogro x) que trabalha numa oficina de manuntenção (daquelas q não repara apenas lava e alinha, etc…)
      Ficou-me em 43,50€ 3,5l de óleo BP mais um filtro para 20.000km.
      Ou seja, da próxima vez que trocar, o filtro do óleo fica. Também viram tudo o que dava para mudar, mas eu disse que o filtro não era preciso porque mudei há cerca de um ano. Pensei que durasse mais, mas já hoje vou ver se está em mau estado. Disseram-me também que o carro está sequinho por baixo, não se vê nada húmido nem com óleo, o que acho que é um ótimo sinal, não baba por lado nenhum. Ainda me encheram os pneus (e avisaram que os dianteiros estavam a ficar carecas e já deviam estar nos arames) lavaram-me o carro, viram se tinha tudo em ordem como óleo dos travões, nível de água, etc, etc. Só falta mesmo ver como está o filtro do ar. Deve-se trocar todos os anos também?

      Obrigado pela ajuda, estava um bocado à toa em relação à mudança do óleo e não sabia como acrescentar ou o que se mudava… 🙂

  197. davidzao

    Esses soluços que falas é normal, isso acontece quando tens uma mudança engatada que não devias, a tal 3ª que dás o exemplo a descer, se é logo no inicio devias por uma 2ª, e depois sim a 3ª..

    o meu ás vezes faz isso, no inicio tabmem me disseram que podia ser as valvulas, mas não.. como o meu carro tem pouca potencia tem de andar sempre na mudança certa, e depois no meu há outra coisa que faz ele ter esses soluços, é a gasolina, se for da mais barata (intermache, jumbo..) o carro esta constantemente a engasgar-se, mas se for galp que é o que normalmente gosto de lhe meter, até parece outro!

    • Joãomelo

      Creio que não, descer ali em segunda ia forçar muito o motor. Então meto 3ª para ir com umas rotações mais baixas, se não passava das 3000 e a travar, é uma descida e tanto. Mas não sabia que era normal. Da primeira e segunda talvez, pq tem muita força e o carro também já não é novo nem anda com aquela suavidade (apesar de ser relativamente suave)…mas em terceira, … não creio que tenha que reduzir ali, mas vou ver em segunda já de cima. Mas o problema é que acontece só às vezes, se for lá em terceira agora se calhar não faz nada, nem em mudança nenhuma. Hoje tremeu um bocadito, num ponto de embraiagem forte em subida e já a virar, parece que está para ir abaixo… e acho que antes não fazia ou não se notava tanto e em 3ª se for a 2000 rotações e deixar o acelerador ou reduzir o acelerador faz um bocadinho de tremideira.
      Tive a ler muitos casos e não tenho queda de rotações nem nada, é apenas umas tremideiras e por vezes mais raro, uns soluços.

      Em relação à gasolina, sempre Galp, pq tenho os cartões dos pontos e dos descontos e fica mesmo no cimo da rua. Só meti da marca Eleclerc 2 ou 3 vezes e já aos meses. Sempre foi Galp.

  198. Joãomelo

    Não percebo nada do que escrevi lol, peço desculpa

    * “Então meto terceira para baixar as rotações, porque em segunda passava certamente das 3000 rpm, mesmo travando…”

    ** “Na primeira e segunda mudanças talvez (haja trepidação)”

    *** “não creio que tenha que reduzir ali, mas vou ver em segunda mudança, já desde cima”

  199. PedroMM

    A primeira coisa a verificar é o estado das velas de ignição. Se não for este o problema, de seguida verifica os cabos das velas e só depois a bobine. O normal para existir um soluçar é quando vais com uma velocidade baixa para a mudança em que estas, do genero 40km/h em 4ª ou 20km/h em 3ª e a estrada tem uma ligeira inclinação e aí o carro começa a tremer.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.