Criar Diário

Citroen BX GTi import

H-h | | 26 Comentários | 3678 Visualizações

  • Marca
  • Modelo
    BX GTi import
  • Motor
    1.6L 8V
  • Cor
    Preto
  • Potência (CV/NM)
    115/136
  • Utilização
    Diária
  • Quilómetros
    170.000km
  • Data Matrícula
    N/A
  • Consumos
  • Urbano
    11 l/100km
  • Extra-Urbano
    7 l/100km

Sobre o Carro

Este BX GTi 1.6 passou do meu pai para mim , quando ele trocou de carro . Eu na altura já tinha a Mitsubishi Galant SW TD , e como sou apaixonado por citroens (principalmente os hidropneumáticos ) acabei por ficar com ele . Hoje é viatura de coleção , participei recentemente na comemoração dos 30 anos do citroen BX na fabrica de Aulnay em França e confirmaram-me que se trata de um modelo raro conhecido como modelo de exportação , que foi feito a conta gotas para certos países fora da França . O motor que anima este GTi é o do Peugeot 205GTi (grupo PSA).
Tem um comportamento excelente para um 5 portas , apesar do tamanho é muito ligeiro, o que permite aos 115cv de fazer jus à sigla GTi . Como seria de esperar para um carro da época de 90 , tem a caixa super curta , o que resulta numa velocidade de ponta baixa em comparação aos veículos de hoje , mas em compensação tem uma aceleração impressionante para um atmosférico (desde que lhe de a beber 98octanas 😉 . Tem imensos extras para uma viatura de 92 , como AC , Faróis de nevoeiro AF , vidros elétricos AF e AT (o do condutor é automático) , teto de abrir em tesoura e escamoteavel , Fecho Central , ABS, o tablier muito completo com pressão / nível do óleo , temperatura do óleo , temperatura da agua , indicador de portas abertas individual (capot incluído) , espelhos elétricos dos 2 lados e jantes em Alu .
A suspensão é sem duvida o melhor , com rigidez para fazer incisão nas curvas de maneira pronunciada ,e conforto \\\”deluxe\\\” em viagem , com possibilidade de regular a altura ao solo para terrenos mais difíceis ,e mesmo a famosa característica de poder rodar sem uma das rodas de trás , apesar de nunca ter precisado 😀 lol

Aspectos Positivos

  • Confortavel para grandes viagens
  • Desportivo
  • reactividade

Aspectos Negativos

  • 98Octanas (com 95oct é mais manso ;)
  • certas peças comecam a ser dificeis de encontrar na marca
  • consumo extra urbano devido a caixa curta

Extras / Alterações

Motor

  • velas 4 polos NGK(alt)
  • ABS
  • Injecao Bosch

Audio

  • philips k7 painel destacavel da epoca

Interior

  • Farois nevoeiro frente
  • manometros temperatura, nivel e pressao do oleo
  • AC manual
  • 4vidros electricos ,o do conductor é automatico
  • Fecho Central com comando
  • lampadas interiores LED (alt)
  • tecto de Abrir em vidro ,com duplo sistema : Tesoura e escamoteavel
  • 2 espelhos electricos com desembaciamento
  • indicador de portas capot e mala abertas individual

Exterior

  • Jantes Aluminio/liga leve
  • Ponteira de Escape em Aluminio
  • pintura bi ton custom
  • esfera desmontavel citroen

Imagens

26 Comentários

  1. H-h

    obrigado , este agora é de colecçao , de vez em quando vou dês-carbonizar para a autoestrada , mas com tantos radares , já nem sei se os cavalos ainda la estão . A pintura em bi ton fui eu que personalizei , antes de saber que era um modelo raro . Mas como gosto do resultado , deixei ficar .

  2. QMaia

    Uma bela maquina.
    Sempre adorei os citroens, especialmente os Xantia…estive mesmo para fechar negocio para um 1.9TD, mas a suspensao pneumatica pesou muito na equaçao…

  3. H-h

    A suspensão é super fiável , na minha Xantia a suspensão nunca me deixou mal, no entanto evitar o 1.9TD de 1996 (e o equivalente do mesmo ano da Peugeot ) , literalmente explodiram-me dois motores , o segundo fez apenas 90.000 km . Neste ano de fabrico o motor PSA tem um defeito de design “fatal” (e é por isso que tenho hoje a mitsubishi Galant) . Já vi modelos até 95 (bloco todo em ferro) com mais de 700.000km sem problemas , os de 96 tem a cabeça em Alu , mas causam uma falha critica que gripa um dos pistons e o motor desintegra-se , os de 97 e seguintes já não tem problemas . O Xantia de sonho é o Activa , mas com boa motorização potente é difícil de encontrar em Portugal.

  4. QMaia

    Mas consegues encontrar peças e quem encha os baloes? O meu receio foi esse… o de encontrar peças para os baloes…

    O activa ja estive dentro de um a venda aqui no norte e era importado cheio de extras, so que era a gasolina.

  5. H-h

    As peças para os Xantia estão disponíveis na marca e no mercado paralelo . é verdade que já começa a ser difícil de encontrar os mecânicos que recarregam o gás das esferas , mas o preço delas nova agora é tão baixo que já não compensa , e acabas por renovar a suspensão ( a membrana de borracha no interior é nova) . O Xantia Activa tem muitas esferas , mas é muito raro precisar de trocar alguma . Na compra de um citroen hidropneumatico os testes a fazer são muito simples : por o carro a trabalhar , esperar que o carro suba para a posição normal (nalguns modelos mais antigos a frente e a traseira podem subir desfasados ) , uma vez que o nível esteja feito , não se devem ouvir os estalidos (tac tac) do conjuntor/disjuntor constantemente . Se o fizer pode indicar que a(s) esfera(s) deste(s) precisa de ser trocada(s) . para testar as esferas da suspensão , é só abanar o carro (apoiar-se sobre uma superfície rígida á frente ao pé do fecho do capot e atrás ao pé do fecho da mala ou na esfera de reboque se estiver equipado (nunca fazer força nos parachoques , capot ou guardalamas ) , o carro tem de estar mole , se estiver duro uma ou as duas esferas desse eixo estão fora de serviço . Se estiver mole , depois é ficar a carregar (fazer peso) para o baixar e esperar uns instantes (está ao ralenti) , o carro vai compensar e levantar sozinho para o nível mesmo com o nosso peso em cima , quando deixarmos de fazer peso , o carro levanta e compensa automaticamente baixando . Nos Activa , o carro tem um sistema mais complexo com braços de controle dinâmicos , que permite uma condução desportiva (tem mais umas esferas extra e umas eletro-valvulas) , e o carro baixa alguns centímetros a partir de uma certa velocidade para melhorar a aerodinâmica .
    Se o carro após subir ,e este fica desnivelado AF-AT ou lateralmente sem reação , não o recomendo comprar , pode ser uma simples ou grave problema , mas que tem de ser resolvido , logo tem de se fazer investimento após a compra . Quando o carro for desligado ,a pressão hidráulica baixa , este tem tendência a baixar após uns tempos (exceto C5 que tem bomba Hid. elétrica) , de alguns minutos a algumas horas , e pode fazê-lo de maneira desigual AF e AT . Quando o sistema está muito equilibrado , pode mesmo aguentar dias sem perder altura . OS modelos HPi são fiaveis , mas a gasolina é mais cara …

  6. Hugo

    O meu avô também teve um destes, e adorava só a parte de subir e descer da suspensão, mas ele foi mais fraco que eu e quando teve problemas de suspensão mandou para a sucata, isto há 3 anos e eu ainda hoje lhe dou nas orelhas por causa disso 😀

  7. H-h

    E se calhar era uma avaria de nada 🙁
    Quando o ligo e os miúdos (e graúdos ; ) que vão a passar começam a ver o carro a subir , adoro a expressão e a reação , os miúdos ás vezes começam aos saltos tal é a excitação de verem um carro a subir hehehe .

  8. MiguelGP

    Há dias passou um por mim , que aquilo parecia um jipe , estava mesmo muito alto, até pensei , que raio se passa ali, será normal ? Nunca tinha visto um com aquela altura . :O

  9. H-h

    já vi algumas pessoas a rodar com a alavanca da altura no máximo , o carro ganha há vontade 15 a 20 cm de altura . O problema é que a suspensão fica rígida , e acabam por destruir o sistema hidráulico . A posição máxima é reservada para a mudança de uma roda ou para passar um obstáculo ocasional muito alto , mas a velocidade máxima aconselhada é menos de 10km/h . Para alem de estragar a suspensão , causa um esforço enorme nas juntas homocinéticas dos cubos da frente (e atrás nas versões 4×4) , pode mesmo partir o anel e destruir o rolamento , ou ficar a fazer estalos quando se faz uma brecagem muito grande.

  10. H-h

    hehehe , sempre podes procurar um BX 1.9L 16valvulas com 160cavalos (hidro de serie 😉 ,é simplesmente um monstro brutal 😀 .
    Como alternativa podes mandar instalar um kit de suspensão pneumático no teu , o conforto é muito idêntico , apesar ser difícil de encontrar quem venda e instale esses kits 🙁

  11. Hugo

    Ninguém bate a confortabilidade tanto do Bx como Xm e outros com suspensão hydroactive…O único que é um pouco mais duro e tenho ouvido falar é o Xantia de resto, não comparação possível 😀

  12. tiago_r-fan

    Boa maquina, tivemos um na família a 20 anos, foi muitas vezes ate ao Sul! Mas infelizmente teve um final triste…um “animal” parado na auto estrada na faixa da direita com um furo e sem sinalização nenhuma…foi perda total mas pronto

  13. Hugo Taylor

    Obrigado pelo teu comentário! Já eu nunca andei num BX GTI, mas sonho um dia puder ter um Citroen dos principios dos anos 90, um BX ou um AX! São carros que maracaram uma geração!
    O seu BX está mesmo impecavel 🙂
    Dá gosto ver!
    Abraço amigo Citroenista 🙂

Inicie sessão ou registe-se para comentar.