Detalhe automóvel: Hologramas

Car Detail | | 0 Comentários | 2861 Visualizações

Hologramas, fala-se muito sobre este tipo de defeitos, cada vez mais comum nos carros novos e habitualmente encontrados nos carros usados. Isto acontece por vários factores, entre eles estão as «polidelas» para dar brilho aos carros, tirando a cera de polimento dos mesmos.

A luz sobre uma superfície polida é essencialmente reflectida enquanto que numa superfície com imperfeições sofre difracção. Um polimento feito com uma PC de tipo orbital a probabilidade de passarmos na mesma zona com a esponja e fazer corte é menor, do que com uma de tipo rotativa. Esta última se deixarmos sobre a pintura corta sempre no mesmo sítio, faz rotações e não excêntricos. Se, por exemplo, durante um polimento “apanharmos” um pequeno “vale” corremos o risco de o tornar mais fundo, dai os famosos hologramas, são “vales” que foram tão polidos que a própria pintura passa a reflectir-se a si própria.

detalhe automovel hologramasOs raios solares incidem sempre perpendicularmente na chapa e portanto se apanharem uma imperfeição sofrem logo mudança de direcção que faz com que vejamos os hologramas.

O capot deste 997 está cheio de hologramas, reparem nos rastos que percorrem todo o capot , fruto de um polimento muito abrasivo tanto com a esponja (normalmente usam de lã de ovelha) e massa de polir. Outro exemplo de hologramas, e em grande escala, são normalmente mais visiveis nas cores escuras mas mesmo em cinzas claro dá para ver.

Existem outro tipo de hologramas, que aparecem quando não removemos a cera completamente. É um erro comum pensar ter hologramas depois de encerarmos. Para resolver este problema, basta lavar o carro, encerar e remover a cera criteriosamente.

car detail

Comentários

  1. SatriaNeo

    Acho que nao sao os donos dos carros que sao a causa desse problema, mas sim que esse problema já vem de fabrica. Quando o meu avô comprou um carro novinho dentro do stand, dava para ver esses “hologramas” na pintura do carro novo. Acho mesmo que esse problema já vem de fábrica.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.