Citroen DS

Victor Borges | | 0 Comentários | 3608 Visualizações

A Citroen sempre pioneira em termos de tecnologia automóvel, tanto a nível de conforto, segurança e desempenho. Um dos modelos que realmente revolucionou o mundo automóvel, e apanhou as outras marcas de surpresa foi o Citroen DS.

Este modelo saiu em 1955, e sempre captou a atenção do público com o seu design arrojado, muito futurista, com as suas características altamente aerodinâmicas, fruto do Engenheiro Aeronáutico André Lefèbvre. Uma das razões pela fama deste carro deve-se à suspensão Hidropneumática. Para quem não sabe, este sistema hidráulico permitia uma suspensão independente às rodas, que se auto ajustava. Este sistema permitia ao carro um conforte excepcional, para não falar na condução suave e precisa que oferecia. O carro funcionava praticamente à volta deste sistema hidráulica, controlando a direcção assistida. Travões embraiagem e a suspensão.

Mas a tecnologia não fica por aqui. O Citroen DS foi primeiro carro produzido em série a ter travões de disco à frente. Os faróis eram bi-direccionáveis, ao exemplo de muitos carros modernos. O tecto era feito em fibra de vidro para reduzir o peso e dar mais estabilidade ao carro. Apresentava motores simples e honestos, provenientes do seu antecessor, o Traction Avant. Apenas a versão de 1973, usava um 2347cc, produzindo 143 cavalos, sendo a versão mais poderosa do DS.

A produção do carro terminou em 1975, tendo sido feitos cerca de um milhão e meio de veículos. Foi realmente um carro à frente do seu tempo. Muitos o consideram como o carro mais incrível e original de sempre, tendo ficado em 3.º lugar em 1999, na competição: “Carro do Século”. Hoje em dia, é um dos automóveis de colecção mais procurados… Pudera!

citroen ds

citroen ds interior

Comentários

Inicie sessão ou registe-se para comentar.