Carro eléctrico faz 1003km sem recargas

Ricardo Perdigao | | 0 Comentários | 808 Visualizações

daihatsu_1

Já foi batido o recorde mundial do Guiness de autonomia de um veículo eléctrico. Foram 1003 quilómetros percorridos ao volante de um veículo eléctrico. Passaram-se oito meses desde que o Clube Japonês de Veículos Eléctricos tinham batido o recorde de autonomia, tendo sido 555,6 quilómetros, porém o mesmo grupo conseguiu bater o seu próprio recorde para quase o dobro. O veículo utilizado foi um Daihatsu Mira Van eléctrico, e passaram de 555,6 quilómetros para 1003,184 quilómetros. O truque está nas baterias, cujas foram substítuidas por uma baterias de iões de lítio da Sanyo, as 240.5V – 294Ah – 50kWh/74Wh. Houve também outros truques secretos que surpreenderam os demais.

Os membros do Clube do Veículo Eléctrico do Japão trocaram os bancos por bancos em fibra de carbono, trocaram também os pneus por pneus de baixa resistência Toyo, e colocaram no veículo cerca de oito mil baterias de 74Wh. O circuito foi realizado a uma velocidade média que variou entre 30km/h e 40 km/h, pois a essa velocidade o consumo de energia é muito menor, o que permite um maior alcançe. Foram utilizados 17 ondutores completamente diferentes e a Daihatsu Mira Van eléctrica demorou cerca de 27h50m a parar completamente.

Este é um enorme momento de orgulho para a Daihatsu e para o Clube do Veículo Eléctrico do Japão, pois já é difícil um carro eléctrico conseguir alcançar os duzentos quilómetros com apenas uma carga em cada bateria, quanto mais ultrapassar os mil quilómetros, o que prova que os carros eléctricos cada vez tem uma melhor preformance e brevemente irão substituir os carros a diesel.

Inicie sessão ou registe-se para comentar.