Afinal a MG está viva

Rui Araujo | | 0 Comentários | 1992 Visualizações

Em Fevereiro de 2007 foram publicadas na internet fotos do interior da fábrica de Longbridge, antigo centro de operações da Rover, que mostravam um cenário em muito semelhante aquele que vemos no filme “28 dias depois”. Automóveis suspensos em diversas partes da linha de montagem, e nenhuma actividade humana no interior da fábrica.

mg roverO que as fotos mostraram em 2007 não foi o efeito de uma epidemia que transformou grande parte dos humanos em zombies, mas sim os efeitos da morte do último grande construtor automóvel Inglês.

No entanto vamos voltar atrás no tempo, de forma a entender o que antecedeu e que precedeu a falência do Grupo MG Rover.mg rover

Entre 2000 e 2005 o grupo construiu automóveis utilizando a marca Rover sobre licença da BMW. Aquando da falência do Grupo, a produção de automóveis cessou e os direitos da marca Rover, detidos pela BMW, passaram para a Ford, que mais tarde os vendeu à Indiana Tata juntamente com a Land Rover, numa operação que ditou o fim da marca.

mg roverTudo o que restou do maior Grupo Automóvel Inglês, ou seja, os direitos da marca MG e todo o património intelectual e imobiliário, foi adquirido pela Chinesa Nanjing Automobile Group (NAC), com vista a fornecer conhecimento e plataformas para a elaboração de veículos para o mercado Chinês. No entanto, recentemente, a NAC e o gigante Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC) fundiram-se, o que criou as condições necessárias para a reestruturação da marca MG.

Longbridge voltou a ganhar vida, numa primeira fase com produção do MG Tmg roverF LE500, e depois com o desenvolvimento e produção do novo MG6, modelo já disponível no Reino Unido. Foi criada novamente uma rede de concessionários, apresentado um protótipo de um novo citadino e inicia-se a preparação da reentrada no mercado Europeu.

Até ao momento não se conhecem informações sobre possíveis distribuidores da marca em território nacional, mas esperamos que brevemente surjam novidades.
Se este querem saber mais sobre a MG, poderão consultar o site da marca em http://www.mg.co.uk.

mg rover

Inicie sessão ou registe-se para comentar.